O SETCESP
foi convidado pela Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia
Legislativa do Estado de São Paulo, por meio do deputado Edmir Chedid,
presidente da Comissão, para uma reunião sobre as restrições aos caminhões na
cidade de São Paulo e em toda a Região Metropolitana. O encontro aconteceu na
quarta-feira (20).
O
presidente do Sindicato, Francisco Pelucio, entregou à Assembleia um documento
da entidade contendo sugestões dos transportadores para melhorar as condições
de operações na metrópole. O texto tem sido utilizado também nos debates com a
Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, do Governo do Estado, dos quais
participam o vice-presidente do SETCESP, Manoel Sousa Lima Jr. e o diretor da
entidade, Altamir Filadelfi Cabral, autor das argumentações técnicas das
sugestões.
Em
essência, as sugestões do SETCESP contemplam a padronização das restrições nas
cidades que compõem a Região Metropolitana de São Paulo, além de defender a
racionalização dos horários para evitar desperdícios operacionais e custos para
a sociedade.
Confira
abaixo os tópicos das sugestões do SETCESP:
Propostas do SETCESP para a Logística de Bens na
Região Metropolitana de São Paulo
1) INCLUSÃO DA CARGA NOS PLANEJAMENTOS de
TRANSPORTES URBANOS e METROPOLITANOS
O SETCESP
sempre defendeu a criação de diretorias e secretarias de logística nas
Prefeituras das cidades da Região Metropolitana, geridas por profissionais
técnicos, para balizar os estudos e as decisões sobre logística, transporte de
cargas, circulação viária e transporte público, lembrando que o não é viável
continuar pensando apenas no transporte coletivo dentro das administrações
públicas e relegar os assuntos da carga ao segundo plano.
2) ADOÇÃO DE POLÍTICAS DE USO DO SOLO NO ENTORNO DO
RODOANEL, FERROANEL e CONTORNOS RODOVIÁRIOS PARA FINS LOGÍSTICOS
O SETCESP
participou do nascimento do projeto do Rodoanel Mário Covas, um empreendimento
de importância vital para São Paulo, mas o projeto tem causado grande
especulação imobiliária nos terrenos do entorno da via. A entidade defende que
o governo pratique políticas de uso racional das áreas do Rodoanel, para a
construção de terminais logísticos e Centros de Distribuição, a fim de otimizar
a logística na metrópole.
3) PADRONIZAÇÃO DOS CONCEITOS E ELEMENTOS DE
RESTRIÇÕES A CAMINHÕES PARA A RMSP
O SETCESP
defende:
I- A
padronização dos horários de restrição, a, no máximo, 3 horas por turno, das 6
h às 9 h e das 17 h às 20 h, de segunda a sexta feira, somente.
II- A padronização de um VUC metropolitano, com largura de 2,30 m e comprimento
de 7,20 m, com capacidade 30% maior do que o VUC paulistano atual, capaz de
substituir 2 utilitários, para circular livremente pela RMSP, 24 h por dia, sem
nenhum tipo de restrição.
III- A padronização de um veículo médio, do tipo “TOCO”, com 2 eixos, com até
10 m de comprimento e 2,60 m de largura, capaz de substituir 2 VUCs, para
circular livre de restrições, 24 h por dia, pelos corredores de ligação entre
as cidades da RMSP. A criação, no território do município ou consórcio de
municípios que restringir o tráfego de passagem, de rotas alternativas viáveis
para a passagem dos caminhões maiores, sempre que não houver contorno viário ou
Rodoanel. Entendemos por rotas viáveis aquelas que asseguram a preservação da
integridade do veículo, sua tripulação e carga, bem como que não acrescentam
quilometragem e tempo de deslocamento que as tornem desinteressantes econômica
e operacionalmente.
IV- A criação, no território do município ou consórcio de municípios que
restringir o tráfego de passagem, sempre que não houver contorno viário ou
Rodoanel, de áreas de estacionamento de caminhões, a custo zero, para abrigar
os caminhões que, por qualquer razão, optarem por não se utilizarem da rota
alternativa adotada pelo município ou consórcio.
V- A uniformização dos tipos de veículos autorizados a circular nos horários
restritos (ambulâncias, jornalismo, etc), ficando a sugestão de que sejam
adotadas as excepcionalidades da legislação paulistana em toda a RMSP.
VI- Que alguns segmentos específicos de transportes devem ser alvo de estudos
específicos com cada setor para diferenciação ou mesmo exceção a restrições,
como o transporte de produtos perecíveis, o alfandegário, os guindastes,
mudanças e outros.
VII- Que cada município, ou consórcio de municípios, implante uma comissão para
analisar excepcionalidades pontuais às restrições, a exemplo da CAEZ, de São
Paulo.
4) ALTERNATIVAS À RESTRIÇÃO NAS MARGINAIS DO TIETÊ e
PINHEIROS
O SETCESP
defende:
I- A
redução dos períodos de restrição nas Marginais do Tietê e Pinheiros, para o
horário das 6 h às 9 h e das 17 h às 20 h, de segunda a sexta, somente.
II- A livre circulação do VUC (7,20m x 2,30m) e do caminhão TOCO (10m x 2,60m)
nesses corredores;
III- A criação de um corredor para caminhões, pela pista expressa da Marginal
do Tietê, entre as pontes das Rodovias Anhangüera e Dutra, como alternativa ao
Rodoanel Norte, para caminhões previamente cadastrados na CET/SMT.
5) ENTREGA NOTURNA NOS GRANDES PÓLOS GERADORES DE
ABASTECIMENTO
O SETCESP
defende operações de carga e descarga exclusivamente noturnas para
estabelecimentos de grande porte, como Hiper Mercados, Atacadistas, Home
Centers, Shopping Centers, Centros de Distribuição, Revendedoras de Veículos e
quaisquer outros, com área superior a 5.000 m2 nas áreas urbanas centrais e
10.000 m2 no restante da cidade, com base no Dec. 45.821/05, revogado,
equivocadamente a nosso ver, pelo Decreto 48.338/05.
Fonte: Imprensa Setcesp