sexta-feira, 13 de abril de 2012

Santos precisa de US$ 1 bilhão para eliminar gargalos


O porto de Santos precisa aumentar rapidamente sua capacidade de movimentação de contêineres ou o Estado de São Paulo necessitará de um "novo porto de Santos" em dez anos. A conclusão é de um estudo inédito feito pela consultoria de logística alemã DB International a pedido do Centro Nacional de Navegação (Centronave), que reúne os armadores do transporte mundial de longo curso com atuação no Brasil. Para dar conta da demanda projetada de cargas, seriam necessários investimentos estimados entre US$ 800 milhões e US$ 1,1 bilhão que abrangem a eliminação de gargalos de infraestrutura, modernização da superestrutura e procedimentos mais ágeis - tanto no porto como nos acessos a ele.

Do contrário, vaticina a DB, de nada adiantará a entrada em operação de dois novos megaterminais em Santos. "Podem acabar sendo catedrais na Lua", afirma o diretor executivo do Centronave, Claudio Loureiro.

Trata-se de uma referência à construção da Brasil Terminal Portuários (BTP) e da Embraport. Ambas têm entre os sócios empresas operadoras mundiais de mais de 100 terminais de contêineres ao redor do mundo, e repetem em Santos projetos de ponta, que integram uma nova escala portuária brasileira. Em operação no Brasil hoje, somente o Tecon Santos, da Santos Brasil, tem números semelhantes.

Juntos, BTP e Embraport quase duplicarão a atual oferta de contêineres em Santos, para 5,6 milhões de TEUs (contêiner de 20 pés) até o fim de 2013, quando a primeira fase dos dois terminais estarão concluídas. Mas o estudo da DB aponta que, sem a melhoria dos gargalos, Santos conseguirá escoar no máximo 4,2 milhões de Teus, já contando a entrada em operação dos novos players.

A permanecer os índices de crescimento da economia brasileira, numa projeção para os próximos anos o fluxo de contêineres em Santos seria de 8 milhões de Teus em 2024. "Isto significa um crescimento anual médio de 8% entre 2010 e 2024, bem inferior ao crescimento anual médio real de 12,4% experimentado entre 2002 e 2010 no porto", diz Loureiro. Por isso, diz, fazer novos terminais sem desenvolver rodovia e ferrovia é como construir um shopping sem estacionamento.

"No Brasil existe o hábito de se enxergar porto como uma instalação. Não é isso. Porto é um sistema, como um veículo. Ou se faz a melhoria nos gargalos ou se parte para um novo porto. A indústria toda de São Paulo escoa e recebe via a atual infraestrutura de Santos que está esgotada", sustenta.

Uma das anomalias mais latentes que contribui para esse cenário é conhecida: o desequilíbrio da matriz de transporte. Apenas 1% dos contêineres destinados a Santos chega por trem. E da movimentação total do porto, incluindo cargas como graneis líquidos, sólidos e de projetos (98 milhões de toneladas em 2011), 85% acessa o complexo por caminhão.

A DB International é um conglomerado que tem em seu portfólio de atividades o planejamento, a construção e a operação de ferrovias. Somente na Europa opera cerca de 65 mil km de linhas férreas, aproximadamente três vezes o tamanho de toda a malha brasileira.

O levantamento foi realizado ao longo de 2010 e envolveu a coleta e análise de dados com 25 atores entre órgãos públicos, agências reguladoras, associações de classe, concessionárias férreas, armadores e exportadores e importadores.

A necessidade de investimentos recai especialmente sobre a saturada infraestrutura de acesso ao porto, dragagens e alargamento do canal de navegação, construção de interconexões de trilhos e vias dentro do porto, ligação entre as duas margens (Santos e Guarujá), e novos e maiores berços de atracação. Ainda, a adoção de sistemas informatizados, como o monitoramento do tráfego de navios (o VTMIS, na sigla em inglês), possibilitando reduzir os tempos de fechamento do porto por mau tempo.
Finalmente, Loureiro defende avanços reais - e não retóricos - na diminuição dos processos burocráticos que envolvem o comércio exterior via porto. De 13 ações listadas que dependem do poder público, apenas uma, a dragagem do canal, está em curso.

As deficiências, diz ele, comprometem o desempenho dos terminais, que fazem um trabalho "hercúleo" dadas as condições de restrição de área e berços de atracação pequenos, que não atendem as mais novas gerações de navios. A DB usou como referência terminais considerados ilhas de excelência na movimentação de contêineres em portos europeus e asiáticos. Os números mostram que ainda há espaço para melhorar a produtividade também da iniciativa privada. Por exemplo, no menor terminal de Santos o baixo número de contêiner movimentado por funcionário poderia ser atribuído ao tipo de equipamento mais antigo, o MHC (Mobile Harbour Crane). Mas o maior terminal de Santos usa os equipamentos mais modernos (chamados portêineres) e mesmo assim tem uma performance pelo menos três vezes menor nesse quesito.

Fonte: Valor Econômico

DIG de Piracicaba apreende carretas furtadas e adulteradas por motorista


Policiais civis da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Piracicaba (SP) apreenderam dois caminhões e quatro carretas, na terça-feira (10), em Saltinho (SP). Alguns dos veículos eram furtados e outros tinham as numerações dos chassis adulteradas. Um motorista, de 38 anos, era investigado pela DIG e confessou os crimes. Ele não foi preso porque os furtos aconteceram em uma data anterior, o que caracteriza a falta de flagrante para prisão.

"Nada impede, porém, que ao final da investigação nós possamos pedir a prisão preventiva desse homem. Ele não foi preso ontem porque os crimes aconteceram em outros dias e ele até colaborou com os policiais na localização dos caminhões", disse o delegado da DIG de Piracicaba, Wilson Lavorenti.

O celular do investigado era monitorado pela Polícia Civil com autorização legal, segundo o delegado. Os policiais da DIG foram até o Centro de Saltinho, onde o acusado vive, e encontraram os dois caminhões tratores e as duas carretas semi-reboque estacionados na rua.

Uma das carretas estacionadas apresentava sinais de adulteração do chassi e foi furtada na cidade de Itapetininga(SP) . A outra era produto de furto da cidade de São Pedro (SP). Durante a ocorrência, o motorista confessou aos policiais o furto de outras duas carretas, crimes estes já registrados em boletim de ocorrência e investigados pela DIG.

Os policiais foram, então, com o indiciado até a cidade de Torrinha (SP), onde encontraram as duas outras carretas em um terreno baldio. Elas haviam sido furtadas pelo motorista em São Pedro e Piracicaba. Os veículos estavam sem placas e não tinham adulteração no chassi. Todos os veículos foram levados para o pátio da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e passarão por perícia nos próximos dias.

Fonte: G1

Veículos com placas final 1 devem ser licenciados até 30 de abril


Contribuintes que não fizeram o licenciamento com o pagamento do IPVA 2012 devem ficar atentos às datas. Veículos com placas final 1 devem ser licenciados até o último dia do mês de abril. O pagamento do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) é anual e obrigatório para todos os proprietários de veículos, sejam carros, motos ou caminhões, que devem necessariamente estar livres de quaisquer pendências com o Detran-SP. Ou seja, não podem existir multas não pagas, IPVA atrasado de anos anteriores e nenhuma outra taxa em débito.

O documento é obrigatório para o livre tráfego dos motoristas. O cidadão tem duas opções disponíveis: uma delas é o licenciamento eletrônico, que permite realizar o pagamento pelo sistema bancário e receber o documento no endereço cadastrado no Detran. A outra forma é a presencial, numa das unidades da capital; nas Ciretrans ou Seções de Trânsito do interior ou, ainda, nos postos Poupatempo. A taxa de emissão do CRLV é de R$ 62,70 (mais R$ 11 quando enviada pelos correios).

Fonte: O Serrano

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Justiça determina mudanças no transporte de minério em Congonhas (MG)


A Justiça determinou que as mineradoras que atuam em Congonhas, na Região Central de Minas Gerais, transportem minério de ferro somente em veículos adaptados para o serviço. Segundo denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), caminhões que não são apropriados estão gerando problemas de poluição que comprometem o conjunto histórico que inclui os Profetas de Aleijadinho.

De acordo com a decisão, a empresa que não usar lonas e caminhões com proteção lateral vai pagar multa de R$ 20 mil por veículo. O caminhão também deverá ser lavado antes de sair da mina. A multa neste caso é de R$ 100 mil.

A CSN, que é citada no processo, informou que não faz mais transporte rodoviário de minério desde setembro do ano passado. A Namisa disse que não utiliza mais a rodovia que passa pela cidade e que agora faz o trajeto por uma estrada particular que liga a mina ao terminal rodoviário. Em nota a Vale informou que ainda não foi citada, mas ressaltou que os caminhões da empresa só trafegam internamente e que exige que clientes usem veículos com a laterais fechadas.

Fonte: G1

Trecho da BR-277 será interditado para obras por 50 dias


Obras no Viaduto dos Padres, na BR-277, entre Curitiba e o litoral do Paraná vai interditar a rodovia durante 50 dias a partir de terça-feira (10). O trânsito será desviado para a pista sentido Paranaguá que ficará em mão dupla por um trecho de aproximadamente 400 metros. De acordo com a concessionária, será realizado um reforço estrutural na pista sentido Curitiba do viaduto – situado a 70 metros de altura do Rio dos Padres, que corta a região.

Quem viaja do litoral em direção à capital vai encontrar uma faixa para o tráfego a partir do km 41,5. O desvio para a pista Paranaguá acontece a partir do km 41,8 retornando à pista Curitiba no km 42,2. Já para quem sai de Curitiba com destino a Paranaguá, o fluxo ficará em meia pista a partir do km 43 em razão da sinalização preventiva e de orientação que antecede o trecho, que ficará em mão dupla sobre o viaduto.

Fonte: TN Online