A Central de Controle Operacional da Companhia de Engenharia de
Tráfego (CET) de Santos, no litoral de São Paulo, instalou mais seis câmeras
para monitorar o trânsito na cidade, totalizando 11 equipamentos instalados
em pontos de grande movimentação de veículos. As equipes da companhia se
revezam para acompanhar a situação do trânsito nas avenidas e ruas do
município.
O objetivo é tomar rapidamente providências para garantir a fluidez e
a segurança ao trânsito. As câmeras têm capacidade de aproximar a imagem em
até 36 vezes, alcançando 800m de distância e 360º graus. As seis câmeras
foram instaladas na orla junto ao Parque Roberto Mário Santini (José Menino)
e nos cruzamentos com o canal 2 (Pompéia); avenida Ana Costa (Gonzaga); av.
Conselheiro Nébias (Boqueirão); quadra entre as ruas Padre Visconti e Oswaldo
Cóchrane (Embaré) e r. Alexandre Martins.
Também na orla, já existia uma na
direção da r. Carlos de Campos (Ponta da Praia).
As outras que já estavam instaladas estão na entrada da cidade
(confluência das avenidas Nossa Senhora de Fátima e Martins Fontes com via
Anchieta; cruzamentos da av. N. Sra. de Fátima com as ruas Júlia Ferreira de
Carvalho e Boris Kauffman). Existe uma também nas avenidas Ana Costa e
Francisco Glicério.
Caso algum problema seja visualizado, os agentes vão até o local para
organizar os fluxos, sendo também possível alterar da própria central a
programação de semáforos da cidade. Dos 364 cruzamentos semaforizados do
município, 207 estão interligados à central, que pode controlar o tempo,
identificar falhas ou acertar o sincronismo.
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Fonte.: G1
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sexta-feira, 10 de maio de 2013
Monitoramento do trânsito ganha mais seis câmeras em Santos
Trevo da Rodovia Constâncio Cintra em Jundiaí, SP, terá alterações
Os motoristas que moram nos bairros da região do Caxambu, em Jundiaí
(SP) precisam redobrar a atenção, pois o trevo da Rodovia Constâncio Cintra
deve ter alterações no acesso aos bairros. Por causa da construção do novo
trevo na estrada, será feito um remanejamento nas redes de esgoto da região.
Os trabalhos começarm ontem (9) e seguem até o dia 19 (domingo).
Enquanto as obras são realizadas, os motoristas terão que usar rotas
alternativas para ir para o centro de Jundiaí e para Itatiba (SP) pela Constâncio
Cintra. Segundo a concessionária, o desvio vai ser permanente durante esses
dez dias de obras no local.
Durante o período de interdição, o motorista que sai do bairro Caxambu
para o Centro de Jundiaí deve seguir pela Avenida Humberto Cereser, entrar à
direita, na avenida Antonio Raimundo de Oliveira, e à esquerda, na Avenida
Padre Evaristo Afonso. No entroncamento dessa avenida com a rodovia, a
concessionária vai realizar uma operação “pare e siga”, para facilitar o
acesso dos motoristas de forma segura à estrada.
Já o motorista que sai do bairro Caxambu para Itatiba deve passar pela
Avenida Humberto Cereser e entrar à direita na Avenida Antonio Raymundo de
Oliveira. Depois, virar à direita na Avenida Padre Evaristo Afonso, à
esquerda na Avenida Vitório Pavan e seguir até a rotatória, entrar na Avenida
Dona Ana Camargo de Oliveira e, por último, pegar à direita na Avenida
Francisco Anholon, que tem acesso liberado à Rodovia Constâncio Cintra.
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Fonte.: G1
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ABNT publica norma sobre transporte terrestre de produtos perigosos
Foi publicada, em 03/05/2013, a norma ABNT NBR16173 que trata sobre
transporte terrestre de produtos perigosos - carregamento, descarregamento e
transbordo a granel e embalados e capacitação de colaboradores.
A norma, que entra em vigor em 03/06, estabelece os requisitos mínimos
para a capacitação de colaboradores na realização das atividades de
carregamento, descarregamento e transbordo de produtos classificados como
perigosos para o transporte a granel e embalado.
A norma estabelece os requisitos para colaboradores que atuam no
carregamento, descarregamento e transbordo de veículos de carga como
caminhões tanque, contêiner tanque ou vagões tanque e embalagens (IBC, tanque
portátil e recipientes), a fim de desenvolver e implementar procedimentos de
operação segura baseada em análise de risco. Os procedimentos operacionais
incluem os requisitos relativos aos diversos aspectos das operações de
carregamento, descarregamento e transbordo incluindo provisões das
instalações envolvendo manutenção, programas de ensaios nos equipamentos de
transferência (por exemplo, programas de manutenção de mangueiras) utilizados
no carregamento, descarregamento e transbordo de veículos de carga.
Além disso, estabelece também o treinamento, avaliação e reciclagem da
capacitação de profissionais que atuem nas operações de carregamento,
descarregamento e transbordo, para desenvolver tais operações.
O objetivo desta norma é reduzir os riscos dessas operações com
produtos perigosos e preencher uma lacuna no tocante ao conteúdo programático
mínimo (módulos, conteúdo e duração mínima) para o treinamento dos
colaboradores, conforme previsto em legislação.
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Fonte.: NTC&Logística
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Entidades pedem revisão em legislação sobre motoristas
Mudanças na lei 12.619 que regulamenta a profissão de motorista foram
discutidas durante o XIII Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de
Cargas, realizado pela Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos
Deputados na quarta-feira (08).
Alterações em pontos da legislação que tratam sobre o tempo de
descanso dos motoristas e as paradas obrigatórias que os caminhoneiros devem
fazer foram os principais assuntos debatidos por parlamentares, caminhoneiros
e autoridades ligadas ao setor de transporte terrestre.
Segundo o diretor executivo da Associação dos Transportadores de Carga
de Mato Grosso (ATC), Miguel Mendes a falta de infraestrutura rodoviária
praticamente impede que a lei seja cumprida. “Essa legislação precisa ser
flexibilizada”, afirmou. De acordo o deputado federal Wellington Fagundes
(PR/MT), que presidiu a evento em alguns momentos, os principais pontos de
discussão deverão ser estudados pelo Congresso Nacional. “Estamos ouvindo as
reivindicações e vamos analisar as questões. A lei pode ser aperfeiçoada”,
explicou.
Legislação
Sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 2012, a lei tem gerado
protestos por parte de caminhoneiros e empresas que argumentam a
impossibilidade de cumpri-la.
A lei prevê descanso obrigatório de 30 minutos a cada 4 horas de
direção e 11 horas diárias de repouso.
Quem não cumprir a legislação, terá de
pagar multa de R$ 191,54.
Entidades do setor, no entanto, argumentam que as rodovias não têm
infraestrutura adequada para oferecer locais de descanso em número suficiente
e de forma segura.
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Fonte.: MT Agora
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quinta-feira, 9 de maio de 2013
Governo já prepara licitações de portos, rodovias e ferrovias
O governo pretende assegurar uma taxa de retorno (TIR) de 16% nas
concessões de portos, afirmou o presidente da EPL (Empresa de Planejamento e
Logística), Bernardo Figueiredo.
A declaração foi feita durante o 8º Fórum de Logística e Transporte,
na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
Durante sua apresentação, Figueiredo disse ainda que licitações na
área portuária devem acontecer até meados de outubro deste ano e serão feitas
pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), e cada concessão
terá um prazo médio de 25 anos. “Ainda temos portos com pouca movimentação,
então precisamos colocar isso em licitação o quanto antes”.
O presidente da EPL comentou também sobre a necessidade de
investimentos em outros modais para favorecer o equilíbrio da cadeia
logística brasileira. “Temos uma inversão no uso de modais. Enquanto o
ferroviário deveria ser usado para distâncias mais longas e o rodoviário para
percursos mais curtos, temos o contrário”.
Para resolver essa situação, segundo ele, o governo planeja colocar em
licitação algumas ferrovias e alguns editais podem ser publicados entre julho
e dezembro deste ano. “Estamos revendo cronograma de ferrovias, mas alguma
coisa pode ficar para o ano que vem”.
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Fonte.: Porto Gente
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