Criada em 1989 a RDC dedica-se ao desenvolvimento de soluções integradas de softwares de gestão corporativa e logística para o mercado latino americano. Empresa genuinamente brasileira, a RDC busca atender às necessidades específicas de seus clientes. Como consequência conquistou a liderança nacional em soluções para o setor de armazenamento, movimentação e distribuição de veículos zero km.
sexta-feira, 20 de setembro de 2013
Semana Nacional de Trânsito tem ações em ruas e avenidas de São Paulo
A Semana Nacional de Trânsito deste ano acontece até o dia 25. Ela é programada sempre para incluir o dia 22 de setembro, que é data mundial do não uso ao carro. O objetivo é que se priorize o transporte público e que se crie uma conscientização por parte da população.
Pensando nisso, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) preparou diversas atividades sobre o trânsito. Estão previstas peças teatros em terminais da SPTrans (São Paulo Transporte), mesas de discussão, ações educativas e até mesmo interdição de vias. A programação completa está disponível no site oficial da empresa. De acordo com a companhia, o objetivo é chamar a atenção para o uso excessivo do veículo particular e incentivar o transporte público.
No dia 22 haverá, por exemplo, haverá restrição de carros na área delimitada pelas avenidas Ipiranga e São Luís, rua Maria Paula, praça João Mendes, avenida Mercúrio, rua Senador Queiroz e avenida São João. O bloquei vai das 7h às 17h e via demonstrar como ficaria o centro da cidade caso os veículos particulares não circulassem no local, além de incentivar o debate sobre o uso do veículo na capital.
No encerramento do evento, o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte se reunirá para debater o novo PDE (Plano Diretor Estratégico), sob o enfoque da mobilidade urbana.
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) também organizou uma programação especial ao longo desta semana. Serão mais de 100 atividades de educação e mobilização, cujo tema principal será a relação entre o álcool, as drogas e a segurança viária. As ações incluem a capital, Campinas, Sorocaba, São José dos Campos, Ribeirão Preto e o litoral.
Em São Paulo e nas cidades do interior, entre as atividades estão seminários, intervenções teatrais em ruas, escolas e bares e simuladores de direção com software que mostra os efeitos do álcool no organismo (exceto em Ribeirão Preto), com foco no público jovem e nos consumidores de bebida alcoólica.
Também haverá, na capital, palestras com jovens ex-dependentes de álcool voltadas para público de mesma faixa etária. A programação completa está disponível no portal do Detran - SP.
De acordo com o órgão, o tema da Semana Nacional de Trânsito deste ano insere-se na “Década de Ação pelo Trânsito Seguro”, iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), cuja meta é reduzir em 50% as mortes por acidentes de trânsito em todo o mundo até 2020.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), em todo o mundo, mais de 1,2 milhão de pessoas morrem no trânsito por ano. O Brasil ocupa o quarto lugar em número de mortes, atrás apenas de China, Índia e Nigéria. Por ano, são aproximadamente 45 mil óbitos. No Estado de São Paulo, foi registrada, nos últimos anos, uma média de 7,5 mil mortes no trânsito.
Fonte.: R7
Mesmo com Lei Seca, 26% dos motoristas admitem dirigir embriagados, segundo pesquisa
Uma pesquisa feita pelo Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito) no mês de julho deste ano mostra que 26,6% dos mostoristas entrevistados dirige mesmo após ingerir bebida alcóolica. O resultado equivale a uma a cada quatro pessoas que saem para se divertir à noite na capital paulista.
O levantamento aponta também que 47,7% dos condutores, que confessaram dirigir embrigadados, disseram acreditar que o álcool não os prejudica, o que respresenta uma falta de percepção de risco em relação a bebida e direção, segundo órgão.
A pesquisa do departamento mostra ainda que 22% dos motoristas declararam nunca ter se envolvido em acidentes e afirmou ser um bom motorista. Entre os argumentos para justificar esse comportamento, 69,7% disse que faz isso por não ter opção e 34,1% por morar perto do local.
Entre os entrevistados, 35,7% frequenta bares e restaurantes de três a cinco vezes por mês, na maioria das vezes às sextas (85,2%) e aos sábados (95,7%). Na capital, as regiões mais frequentadas à noite são Pinheiros/Vila Madalena (60,6%), Jardins/Paulista/Paraíso (49,3%), Baixo Augusta (37,2%), Moema/Ibirapuera/Vila Nova Conceição (34,5%) e Centro (34,2%).
O carro particular é o transporte mais utilizado pelos motoristas, com 62,6% do total. Seguem na lista a carona, com 51,1%, o Metrô, com 46,5%), o ônibus, com 34,9%, e o e táxi, com 34,1%. Ao chegar no local desejado, 76,3% afirmou consumir álcool.
A pesquisa foi elaborada com apoio da Assessoria de Inovação em Governo da Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional. Foram entrevistadas 640 pessoas da capital e da região metropolitana, por meio de um questionário online.
Os números foram apresentados nesta quarta-feira (18), na abertura da Semana Nacional de Trânsito 2013, em evento no Palácio dos Bandeirantes. Além dessa atividade, rodovias, ruas e avenidas de São Paulo também recebem ações sobre o trânsito. Este ano, o tema é a relação entre álcool, outras drogas e a segurança viária.
Programa Direção Segura
Para tentar diminuir o índice de acidentes nas vias da capital, o Detran-SP criou o Programa Direção Segura no carnaval deste ano. Desde o lançamento, foram realizados 7,9 mil testes de etilômetro em todo o Estado. Ao todo, 833 pessoas foram autuadas por embriaguez ao volante. Dessas, 184 responderão por crime de trânsito, segundo o órgão..
Os motoristas abordados nas blitze e que têm resultado zero na detecção de álcool recebem um kit, com folder explicativo, "bafômetro" descartável, porta lixo para carro, adesivos, chaveiro e caneta, com o slogan da campanha “São Paulo pela vida”.
O Detran ressalta que motoristas com resultado até 0,33 no etilômetro recebem multa de R$ 1.915,40, sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e respondem a processo administrativo para ter a carteira suspensa por um ano. A partir de 0,34, o condutor recebe as mesmas penalidades e também responderá na Justiça por crime de trânsito.
Fonte: R7
DER realizará obras de infraestrutura e mobilidade urbana em SP
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (SLT), receberá investimentos de R$ 987,6 milhões do Banco do Brasil e US$ 270 milhões do Banco Mundial (BIRD), aplicados em projetos de infraestrutura e mobilidade urbana no Estado de São Paulo.
Para a região da Grande São Paulo são previstas obras nas rodovias SP-228 (Itapecerica da Serra), SP-270 (São Paulo Osasco e Cotia) e SP-332 (Caieras). Para estes empreendimentos, o investimento orçado é de R$ 118,2 milhões, que possibilitarão a modernização e recuperação de 29,4 km.
As obras que já possuem projeto concluído devem ser iniciadas ainda neste ano, com prazo de execução que varia de 8 meses a 18 meses.
Fonte: SP Notícias
quinta-feira, 19 de setembro de 2013
Governo Federal já cogita reassumir estradas que iriam a leilão
O governo poderá retirar do programa de concessões trechos rodoviários que a iniciativa privada não considerem viáveis para a cobrança de pedágio.
Ao longo desta semana, o ministro dos Transportes, César Borges, terá reuniões com empresários para que eles apontem, nas oito concessões ainda previstas, quais não teriam viabilidade.
Nos casos em que não houver solução que equilibre preço de pedágio e interesse dos empresários, as rodovias sairão das concessões.
A indicação foi dada logo pela manhã pela presidente Dilma Rousseff, em entrevista a rádios gaúchas.
A presidente disse que, nas concessões rodoviárias, era complicado conciliar os ganhos pedidos pelos empresários com o valor do pedágio que as pessoas estão dispostas a pagar. "Quando não der para unir as duas coisas, nós iremos fazer obra pública."
PAC
Todos os nove trechos rodoviários que estão indo a leilão estavam no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para que recebessem obras de duplicação bancadas pelo orçamento, alguns desde 2007. Eles somam 7.500 km, dos quais 5.500 km precisam de duplicação.
A falta de velocidade do poder público levou a presidente, em 2011, a passar para o programa de concessões as rodovias consideradas mais estratégicas para o sistema logístico do país.
A expectativa era apressar as obras com a participação da iniciativa privada.
Mas o programa de concessões também atrasou, e o primeiro leilão só começou na sexta-feira. Hoje deverá ser conhecido o vencedor da primeira concessão, a da BR-050/MG-GO.
Os atrasos foram causados por problemas técnicos nos estudos e também pela reclamação de baixa rentabilidade nos negócios. A falta de interessados para uma das rodovias, a BR-262/MG-ES, porém, aponta para um problema estrutural.
O preço dos pedágios está alto devido à imposição de que um grande volume de obras seja feito em cinco anos, o que encarece custos.
Pedágios altos podem afugentar os usuários em algumas regiões, criando um risco para a concessão.
Fonte.: Folha de S. Paulo
Caminhoneiros poderão circular pela faixa direita da avenida Martins Fontes, em Santos SP
Caminhoneiros cadastrados vão poder circular pelas duas pistas da avenida Martins Fontes, na entrada de Santos, no litoral de São Paulo. A liberação aconteceu depois de uma reunião entre o sindicato e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que foi realizada na segunda-feira (16).
Os caminhoneiros autônomos ganharam hora certa para trafegar pela entrada da cidade: de madrugada e no meio do dia. “O horário com pré-cadastramento, vamos ter que mandar os caminhoneiros fazer um cadastramento na CET, das 10h às 17h e das 20h às 6h”, explica o presidente do sindicato dos caminhoneiros autônomos, Davi Santos de Lima.
Trafegar pela Martins fontes é uma reivindicação antiga dos caminhoneiros autônomos que fazem o serviço de vira: que é o de circular somente pela região entre armazéns e terminais. No dia 9 de setembro um grupo protestou pedindo a mudança. Das quatro pistas da rua João Pessoa, três foram tomadas pelos caminhões.
Os motoristas de caminhões saíram satisfeitos da reunião com Antônio Carlos Gonçalves, presidente da CET. O radar na entrada da cidade vai continuar multando, mas vai passar a ignorar os caminhões que estiverem cadastrados. “Existem algumas regras que eles vão ter que seguir, o deslocamento é pela faixa direita, sentido Centro-bairro e bairro-Centro. Não pode ocupar as faixas do meio e da esquerda. A fiscalização vai ser feita pelos radares e pelos agentes. Estamos percebendo que alguns caminhões passam com as placas adulteradas em alguns locais para o radar não pegar”, diz o presidente da CET.
A CET vai fazer o cadastro dos caminhoneiros. Mas mesmo depois do cadastro, tem um prazo de 72 horas para que a placa do veículo seja liberada e o motorista não seja multado.
Fonte.: G1
SP promove obras de melhoria na Avenida Perimetral em Mogi das Cruzes
A Avenida Perimetral, na cidade de Mogi das Cruzes, passará por obras de recapeamento, pavimentação e recuperação em um trecho de 15 km. A via é utilizada majoritariamente por veículos de outros municípios da região e compõe um importante corredor de ligação entre as cidades do Estado de São Paulo.
As obras serão executadas no trecho entre as avenidas Francisco Rodrigues Filho e Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira. Serão investidos mais de R$ 14 milhões na obra, que deverá ser finalizada nos próximos 20 meses.
"O recurso era de R$ 19 milhões. A prefeitura licitou e a gente conseguiu contratar por R$ 14,8 milhões. Os outros R$ 4,2 milhões vão ficar aqui em Mogi para fazer mais obras necessárias à cidade. A duplicação da Perimetral está indo super bem. A obra começa hoje e as máquinas já estão aí", explicou o governador Geraldo Alckmin.
As melhorias são fruto de uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, e o município de Mogi das Cruzes. Os recursos serão liberados de acordo com o cronograma da obra e mediante prestação de contas pelo município. Estão previstas ainda a recuperação das calçadas e colocação de gradil de segurança no trecho da avenida Henrique Peres.
Fonte: SP Notícias
Estamos na Movimat!
Estamos participando da #Movimat 2013, que acontece até quinta dia 19 no Expo Center Norte. Aguardamos sua visita para conhecer as soluções em softwares para logística. Nosso stand está na Rua E, basta seguir em frente ao entrar para a feira.
quarta-feira, 18 de setembro de 2013
Comissão aprova nova regra sobre emissão de segunda via de carteira de motorista
A Comissão de Viação e Transportes aprovou na última quarta-feira, dia11, proposta que autoriza o condutor a dirigir portando o protocolo de solicitação da emissão da segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no caso de furto, roubo, extravio ou outro motivo.
De acordo com a proposta, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), o protocolo de solicitação substituirá o documento original para efeito de fiscalização.
Demora
O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Milton Monti (PR-SP), ao Projeto de Lei 8114/11, do deputado Dr. Ubiali (PSB-SP). De acordo com o relator, é necessário regulamentar a situação dos condutores no intervalo de tempo entre a perda da CNH, por extravio, furto ou roubo, e a emissão de uma segunda via da carteira de motorista. “Embora essa solicitação seja simples e devesse ser atendida rapidamente, em alguns departamentos estaduais de trânsito ela pode demorar vários dias”, disse.
O projeto original permite apenas que o condutor que exerça atividade remunerada dependente da CNH e necessite renová-la ou tirar a segunda via possa utilizar o respectivo protocolo até a emissão da nova via, mantendo, assim, suas atividades.
Segundo Monti, no entanto, o dano não se restringe apenas aos condutores que exercem atividades profissionais ao volante. O deputado optou por estender a proposta para todos os motoristas. No caso da renovação da CNH, o relator destaca que, uma vez iniciado o processo de renovação, o condutor hoje já recebe um protocolo que serve de documento provisório, até que a nova carteira seja entregue. Portanto, conforme o relator, essa situação não carece de regulamentação.
Tramitação
A proposta tramita em conjunto com o PL 4566/12 e ainda será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Agência Câmara
Centro de SP terá veto a carro no domingo
A prefeitura vai fechar a região do centro histórico à circulação de automóveis no próximo domingo para marcar o Dia Mundial Sem Carro.
Das 7h às 17h, a circulação será impedida em algumas áreas dentro da chamada Rótula Central, como na av. São João e na rua 25 de Março.
Ficam na área proibida, por exemplo, pontos turísticos como o Theatro Municipal, o mosteiro de São Bento e a Galeria do Rock.
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, não serão aplicadas multas. "Haverá agentes orientando os motoristas que naquele dia ele não pode entrar", disse o secretário Jilmar Tatto.
Os ônibus e moradores da área serão liberados.
Segundo a prefeitura, a intenção é demonstrar "como ficaria o centro da cidade caso os veículos particulares não circulassem". O objetivo é debater o uso do carro e incentivar o transporte público e meios alternativos.
A medida da gestão Fernando Haddad (PT) é a primeira restrição adotada no Dia Mundial Sem Carro, após ações tímidas nos últimos anos, como a realização de campanhas e a criação de faixas de carona solidária. É a primeira vez, porém, que a data cai em um domingo.
O evento foi criado na França em 1998 e se espalhou pela Europa. Em São Paulo, é realizado desde 2003, mas só entrou no calendário oficial em novembro de 2009.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) fixou faixas na região central alertando sobre a proibição.
PESQUISA
Uma pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da Rede Nossa São Paulo aponta que cresceu o número de paulistanos que se dizem dispostos a deixar seu carro em casa.
Segundo o levantamento, 61% dos usuários frequentes de carro largariam o automóvel "com certeza" se houvesse uma boa alternativa de transporte público. No ano passado, o índice era de 44%.
Questionados sobre os motivos que os levariam a aderir aos ônibus, a maioria respondeu que seria a diminuição do tempo de espera e a melhoria dos veículos.
Apesar da tendência, a pesquisa aponta também que o uso do carro cresceu de 23% para 27% e que a avaliação do transporte público continua baixa: de 0 a 10, foi atribuída nota 4,1, a menor desde o início da avaliação, realizada a partir de 2008.
O levantamento mostra ainda que 53% das pessoas disseram ser contra a ideia de aumentar o preço da gasolina para baratear a tarifa do transporte público.
Defendido por Haddad, um estudo da FGV aponta que um aumento de R$ 0,50 poderia reduzir a tarifa em R$ 1,20.
Entre os usuários frequentes de carro, o índice dos que são contra sobe para 64%.
Por outro lado, a pesquisa indica que aumentou a aprovação de medidas polêmicas em relação a 2012, como a ampliação do rodízio para dois dias (de 37% para 49%) e a cobrança de pedágio urbano (de 17% para 27%). Entre quem usa carro, porém, a aprovação é menor, 36% e 19%, respectivamente.
O Ibope ouviu 805 pessoas entre 20 e 27 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais.
Fonte: Folha de S. Paulo
segunda-feira, 16 de setembro de 2013
Caminhoneiros descumprem lei que obriga cobertura de cargas
Caminhoneiros foram flagrados pelo Jornal da EPTV na quinta-feira, dia 12, descumprindo o Código de Trânsito Brasileiro que obriga o uso de lonas ou telas para cobrir as cargas. Uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina multa para a infração, que pode causar acidentes.
Vários caminhões foram flagrados transportando cana com carroceria aberta na Rodovia Washington Luís. Na SP-255, que liga Araraquara a Ribeirão Preto, um caminhão com sucata também estava sem cobertura. A situação preocupa os motoristas. “Essa proteção é muito importante para o veículo que vem atrás, porque a qualquer momento essa carga pode escapar”, afirmou o empresário Valentim Osmar Barbizan.
Lei e resolução
O Código de Trânsito Brasileiro obriga os caminhoneiros a cobrir a carga com lonas ou telas. A medida vale para produtos a granel, transportados sem embalagem, como materiais de construção, frutas e legumes. Contudo, a regra nem sempre era cumprida porque a lei não especificava a punição para os caminhoneiros que andavam com a carga desprotegida. Agora uma nova resolução do Contran determina uma multa.
De acordo com a norma, que entrou em vigor em junho, o motorista comete uma infração grave, é multado em R$ 127,69 e ganhar cinco pontos na carteira. A Polícia Rodoviária afirma que aumentou a fiscalização, principalmente em relação aos caminhões que transportam cana-de-açúcar. “Todos os dias é feita uma ação específica voltada para esse tipo de fiscalização e pelo menos um caminhão é autuado por dia por conta da falta desse equipamento”, afirmou a policial rodoviária Daniele Priscila Nonis.
Irregularidades e sujeira
Uma fiscalização da Polícia Rodoviária de Araraquara flagrou um caminhão sem lona. O veículo caminhão levava 60 toneladas de cana para uma usina. “A gente está ciente que precisa da lona, mas só que diz que foi prolongado o prazo para se adaptar e que a autuação seria só a partir do ano que vem”, justificou o motorista Fernando Sanchez. A Polícia Rodoviária negou a prorrogação do prazo.
Por causa das infrações, as concessionárias tem muito trabalho para recolher os materiais que ficam na pista. Na rodovia que liga São Carlos a Ribeirão Preto, a limpeza é intensificada, principalmente agora, época da safra da cana. “A concessionária administra 316 quilômetros de rodovia e disponibiliza oito caminhões, que gera duas toneladas por dia de material como cana, pneu, papel. No caso onde tem muito material que está atrapalhando o tráfego, nós acionamos o policiamento rodoviária para auxiliar na sinalização até a remoção”, disse o coordenador de tráfego Everton Campi.
Fonte: G1
Abastecer com Diesel é mais barato na região Sudeste
Viajar pelas estradas que ligam Norte e Sul do Brasil tem variado bastante no bolso do motorista. De acordo o Índice de Preços Ticket Car (IPTC) de agosto há rodovias no país com diferenças significativas no preço do Diesel que pode variar de R$ 2,24 em Alagoas até R$ 2,58, no estado do Mato Grosso do Sul o litro.
Na rodovia BR 101, que liga o Brasil de norte a sul pela costa litorânea, há uma variação de 0,091% no preço. A viagem mais barata sai pelo trecho entre Rio de Janeiro e São Paulo, que chega a R$ 2,31. O custo do combustível fica mais caro ao chegar na região nordeste, como em Pernambuco, com o custo de R$ 2,35 o litro.
As rodovias Fernão Dias, Presidente Dutra, Washinton Luiz, Anhanguera, Bandeirantes, Castelo Branco e Raposo Tavares, que fazem ligação entre as cidades do estado de São Paulo e com municípios de estados vizinhos têm uma pequena variação no preço Diesel. O custo dentro do estado de São Paulo pode variar entre R$ 2,27 e R$ 2,32. Viagens para cidades mais distantes já apontam uma diferença maior, como na rodovia Régis Bitencourt. No sentido norte, indo para Belo Horizonte, o Diesel fica na média de R$ 2,34, enquanto uma viagem para o sul, em direção a Curitiba o combustível fica na casa dos R$ 2,58.
Os maiores custos do preço do Diesel ficam por conta das estradas que cortam o país entre o leste e oeste. Por exemplo, a BR 262, que vai do Espírito Santo ao Mato Grosso do Sul, passando por Minas Gerais, o motorista chega a pagar R$ 2,44 por litro. Já na BR 316, que liga a cidade de Macéio, no Maranhão, até Belém, no Pará, o combustível chega ao custo de R$ 2,45.
Fonte: Segs
Caminhoneiros e Prefeitura de Santos se reúnem nesta segunda
Na segunda-feira, dia 16, os líderes dos Caminhoneiros Autônomos, que ocuparam a Rua João Pessoa e a Avenida Martins Fontes na última semana, se reúnem com a Prefeitura de Santos.
No último dia 9, cerca de 100 caminhoneiros ocuparam as principais vias do Centro para protestar contra o horário estipulado ao trânsito de veículos de carga pela Martins Fontes. Eles também se opunham às multas aplicadas pelo radar instalado na mesma via, que fiscaliza o tráfego de caminhões.
Reivindicações
O que os caminhoneiros desejam é a mesma regra para as duas pistas da Avenida Martins Fontes. No sentido Centro, o horário permitido para o tráfego de veículos pesados é das 10 às 17 horas e das 20 às 7 horas do dia seguinte. Já na direção oposta, a proibição vale para qualquer horário. Quem não cumpre a determinação, é flagrado pelo radar. Há motoristas que já receberam oito notificações desde que o novo equipamento começou a operar, no início de agosto.
“Fizemos nossas reivindicação e logo teremos uma resposta concreta. Queremos passar (na Martins Fontes) nos horários alternativos no sentido Santos-São Paulo. Em relação às multas, a CET ficou de ver o que pode ser feito”, disse David Santos de Lima, presidente do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira.
De acordo com o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos, Antonio Carlos Silva Gonçalves foi preciso analisar as reivindicações "Entendo que eles têm dificuldade de locomoção na Cidade, mas o Município tem problemas de mobilidade urbana. No novo encontro vamos definir regras e dar uma resposta aos pedidos”.
Congestionamento
Antes de chegar à Praça Mauá, os caminhoneiros fizeram um longo percurso. O protesto gerou congestionamento de até quatro quilômetros nas principais vias do Centro e nas que dão acesso ao bairro. Eles seguiram lentamente pela Rua João Pessoa e, posteriormente, pela Avenida Martins Fontes. Lá, ficaram parados na altura do radar que motivou o protesto e bloquearam duas faixas, deixando apenas uma para o trânsito.
Depois, continuaram até o retorno no cemitério do Saboó. No outro lado da pista, pararam novamente em frente ao radar. Depois, foram em direção à Praça Mauá. “A Avenida Perimetral foi construída para nós, mas pertence a veículos de passeio. Além disso, somos autônomos, trabalhamos somente na região mas, mesmo assim, uma viagem ao Porto que fazíamos em duas, três horas, hoje dura o dia inteiro”, reclama Lima.
Para fugir do caos, ele utiliza a Martins Fontes, mas acumula multas. “Já tenho mais de 256 pontos na carteira por causa desse radar. Perdi minha habilitação. Sou autônomo, como posso continuar trabalhando?”.
Cansado de ser multado, Carlos Alberto da Silva Moraes dá uma sugestão. “Se não querem que circulemos pela Martins Fontes, que pelo menos arrumem a Alemoa. Lá está impossível dirigir. Recentemente, gastei R$ 1 mil com feixe de mola de caminhão”.
Vale lembrar, o valor da multa é de R$ 85,13 e dá quatro pontos na carteira de motorista.
fonte: A Tribuna
Cidade de SP ganha 19,8 km de vias exclusivas de ônibus
Um total de 19,8 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus passará a funcionar a partir de segunda-feira, dia 16, em São Paulo. O primeiro quilômetro de faixa circundando o centro - projeto conhecido como Rótula Central - está entre as novidades.
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a faixa funcionará em 1 km da Avenida Ipiranga, de segunda a sexta-feira das 6h às 22h, e aos sábados, entre 6h e 14h. A faixa ficará entre a Avenida São Luís e a Praça Alfredo Issa, em ambos os lados da via, na região central.
Mais 300 metros de faixa exclusiva serão instalados no corredor norte-sul, no sentido bairro da Avenida Professor Ascendino Reis entre a Avenida Ibirapuera e a Rua Ipê, na zona sul.
Na zona leste, a Avenida Jacu-Pêssego, terá 6,2 km de faixa no trecho entre a Avenida Ragueb Chohfi e a Rua São Francisco do Piauí, na altura da Estação Dom Bosco da Linha 11-Coral, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A segregação para coletivos será feita de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h às 20h.
As Avenidas Regente Feijó, Eduardo Cotching e João XXIII terão faixas das 6h às 9h, no sentido centro, e das 17h às 20h, no sentido bairro, sempre de segunda a sexta-feira.
A Avenida Sapopemba terá 4,4 km de faixa só para ônibus entre a Praça Felisberto Fernandes da Silva (ao lado do Terminal São Mateus) e a Avenida Frederico Martins da Costa Carvalho. A faixa ficará ativada das 6h às 9h no sentido centro e das 17h às 20h na direção inversa.
Na Rua Capitão Pacheco e Chaves, a faixa terá 1,3 km e funcionará de segunda a sexta-feira, no sentido centro.
No Ipiranga, na zona sul, o espaço para coletivos terá 1,3 km nas Ruas Tabor e do Manifesto, sentido centro, das 6h às 9h.
Em Pinheiros, na zona oeste, a Rua Paes Leme terá 300 metros de faixa das 6h às 20h. Aos sábados, o funcionamento será das 6h às 14h. Ainda não há previsão sobre o começo das multas nos locais.
Fonte: Estadão Conteúdo
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