sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Porto do Itaqui vai escoar até 11% da safra do país


O Terminal de Grãos do Maranhão, localizado no porto do Itaqui, em São Luís, deve iniciar as suas operações no final de 2013 e escoar até 11% da produção agrícola do país, em especial a produção do Norte e do Centro-Oeste.

A meta é que o porto movimente cinco milhões de toneladas de soja, milho e farelo a partir da sua inauguração, o dobro do registrado hoje.

Para os próximos anos, a meta é ainda mais ousada: até 2019, espera-se atingir uma movimentação de cerca de 15 milhões de toneladas.

O projeto existe desde 2004. As obras estão na fase inicial, a de terraplanagem. Ontem ocorreu em São Luís a cerimônia de lançamento da pedra fundamental.

A ideia é que o porto do Itaqui seja uma alternativa para os produtos de estados como Tocantins, Pará, Mato Grosso, Bahia e Piauí, que hoje mandam a sua produção para os portos de Santos (SP) ou Paranaguá (PR), numa viagem de mais de 2.000 km.

A obra é executada por um consórcio, composto pelas empresas NovaAgri, Glencore, CGG Trading e o consórcio Crescimento, formado pelas empresas Louis Dreyfus Commodities Brasil e Amaggi Exportação e Importação.

Cada uma das empresas, mais o consórcio, arrendou um dos quatro armazéns e poderá operá-lo por 25 anos.

Uma parte do investimento está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal.

Ao todo, são cerca de R$ 500 milhões, somados investimentos público e privado.

"Em várias regiões do país há espaços para agricultura que não são aproveitados porque não há como escoá-los. O terminal corrigirá essa distorção", disse Marcos Menoita, presidente do consórcio que constrói terminal.

Fonte.: Folha de S. Paulo

Ferrovia já é responsável por 30% da matriz de transportes no País


O crescimento da participação do modal ferroviário na divisão da matriz de transportes do País superou as expectativas e pode forçar o governo federal a revisar a meta do Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT), que previa o modal ocupando 36% do montante em 2025, uma vez que, já em 2011, foi registrado que as ferrovias respondem por 30% de toda carga transportada.

A informação foi dada na última terça-feira (06) pelo secretário de Política Nacional de Transporte do Ministério dos Transportes, Marcelo Perrupato, no painel de abertura do 1º Congresso Metroferroviário Brasileiro, em São Paulo, realizado na feira Brasil nos Trilhos, evento que conta com apoio de mídia do Portal Transporta Brasil.

Em 2005, quando o PNLT foi lançado, o segmento ferroviário respondia por 25% da matriz de transporte e o sistema rodoviário por 58%. Já no ano passado, o rodoviário caiu para 52% e o ferroviário subiu cinco pontos.

Segundo Perrupato, a revisão deverá elevar a meta do ferroviário para 40%, trazendo equilíbrio entre as modalidades, inclusive com o rodoviário, que, segundo ele, deve continuar caindo.

Perrupato atribuiu o crescimento do modal ferroviário ao aumento do transporte de commodities por trens, graças aos investimentos feitos em ferrovias e em terminais e citou como exemplo, o aumento do transporte de soja do Mato Grosso com construções de ramais e terminais pela ALL Logística em direção aos processadores de grãos e aos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR). Isso, segundo ele, já está refletindo na retirada de 800 mil caminhões das rodovias por ano.

Por outro lado, ele defendeu os investimentos do governo na ferrovia Nova Transordestina, como elemento indutor de desenvolvimento da região e que, segundo ele, já está atraindo investimentos ao longo da linha em construção, com crescimento muito superior às regiões Sul e Sudeste.

Fonte.: Portal Transporta Brasil

Radar na Imigrantes começa a multar na segunda


A partir de segunda-feira (12), radar eletrônico começará a autuar motoristas de caminhões que trafegarem pela faixa da esquerda da Rodovia dos Imigrantes. O equipamento foi instalado no km 52+600 da pista sentido São Paulo e é o segundo do tipo na via. O primeiro aparelho foi colocado em março, no km 48. A implantação foi feita pela Ecovias, concessionária que administra o SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes).

O gerente de Atendimento ao Usuário da Ecovias, Eduardo Di Gregório, afirma que o objetivo da instalação é evitar acidentes no trecho de serra. “Esse ponto tem grande índice de colisões laterais e traseiras envolvendo caminhões”, explica. Na avaliação de Gregório, a medida também irá melhorar a fluidez na via, pois a faixa da esquerda ficará livre para os veículos leves.

Também serão autuados caminhões e ônibus que utilizarem a faixa da esquerda para ultrapassagens. “A Imigrantes tem três faixas. Então, os veículos comerciais pesados devem transitar pela direita e usar a do meio para ultrapassar”, orienta o gerente. A multa para quem for flagrado é de R$ 85,12, com quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

A instalação do primeiro radar do tipo, no km 48 da Pista Norte, fez cair o número de acidentes na rodovia. De março a setembro, o trecho entre os kms 48 e 50 teve queda de 23% no total de ocorrências e de 85% nos episódios envolvendo veículos comerciais.

De janeiro a outubro de 2012, a quantidade de feridos no SAI diminuiu 41,16% na comparação com o mesmo período do ano anterior, passando de 2.998 para 1.764 pessoas. O total de mortes foi 34% menor, de 103 para 68 casos. O SAI também abrange as rodovias Padre Manoel da Nóbrega e Cônego Domênico Rangoni.

Apesar de o trecho de serra já possuir um radar específico, a equipe do Diário esteve ontem na via e constatou que ainda é grande a quantidade de caminhões que trafegam pela esquerda. De acordo com o gerente, o setor de prevenção de acidentes da concessionária estuda a necessidade de implantação de novos aparelhos, mas que ainda não há locais definidos.
Segundo Gregório, 2.223 autuações a veículos pesados foram feitas pelo equipamento do km 48. O DER (Departamento de Estradas de Rodagem), órgão que gerencia os radares no Estado, não confirmou os números até o fechamento desta edição.

Fonte.: Diário do Grande ABC

Multa de trânsito chegará mais rápido


Os temidos talões de multa dos marronzinhos que fiscalizam o trânsito de São Paulo estão com os dias contados. A partir de ontem (08/11), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai começar a testar nas ruas seu novo sistema de multas online, que serão registradas pelos agentes por meio de um computador de mão. A promessa é de que o novo modelo acelere o trâmite burocrático das autuações e diminua a ocorrência de erros na tramitação das multas.

Os primeiros testes foram iniciados às 10h desta quinta-feira, quando os 20 primeiros marronzinhos começaram a anotar infrações como furar o sinal vermelho ou ignorar placas de Pare nos computadores portáteis - eles já possuem o equipamento desde meados de agosto, onde já registravam ocorrências de trânsito como acidentes ou bloqueios de vias. A ideia é que, até o fim do ano, 200 agentes de fiscalização já estejam treinados e com o equipamento pronto para registrar as autuações.

Depois disso, uma nova rodada de treinamento será feita, até que todos os 2.100 fiscais da CET estejam habilitados a usar o novo sistema. Batizado de Auto de Infração de Trânsito Eletrônico (e-AIT), o equipamento de multa eletrônica terá também uma pequena impressora portátil, que será necessária para imprimir autuações que devem ser afixadas no veículo infrator, como estacionamento irregular, por exemplo.

"Hoje, tudo é feito no auto de papel. Com a mudança, queremos que o tempo de processamento dessas multas diminua consideravelmente, o que vai beneficiar tanto a CET quanto os motoristas, que terão acesso mais rápido às autuações", afirma Rosa Maria Mendes Marques Jodas, gestora de trânsito da Assessoria de Fiscalização da companhia.

Trabalho duro

Atualmente, existe uma equipe cujo trabalho diário é escanear e digitar todos os dados de todos os talões de multas dos marronzinhos - só em 2011, foram 9,5 milhões de autuações na capital paulista, um crescimento de 36% em relação ao ano anterior. "Durante esse processo, acontece de haver erros de digitação ou problema na leitura da caligrafia dos agentes, o que abre brecha para que os infratores peçam o cancelamento da multa", explica Rosa.

Com o novo sistema, segundo a companhia, esse tipo de risco será eliminado e haverá mais precisão na emissão das autuações. Além disso, a expectativa da CET é de que o tempo de processamento das multas caia de 15 dias, aproximadamente, para cerca de 2 ou 3 dias. "Hoje todos aproveitamos as novas tecnologias e a CET está acompanhando essa tendência", diz a gestora. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Fonte.: O Diário

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Polícia Rodoviária em Itu intensifica fiscalização de cargas perigosas


A Polícia Rodoviária em Itu (SP) realizou na última terça-feira (6) uma operação de fiscalização no km 24 da rodovia Archimedes Lamôglia. O objetivo foi verificar infrações em veículos que transportam cargas perigosas, irregularidades de documentação e o nível de risco das cargas transportadas.

A operação foi realizada das 09h às 14h30. De acordo com informações da polícia, foram vistoriados 19 veículos com cargas perigosas, registradas 73 autuações de infração com produtos perigosos, além de seis autuações de infração de legislação e trânsito e 54 autuações de recolhimento de documentação.

Os policiais fiscalizaram todos os itens obrigatórios para o transporte de cargas perigosas. Foi preciso uma tenda só para os policiais preencherem as multas. Falta de kit de segurança e do equipamento de proteção individual foram as infrações mais comuns, de acordo com a Policia Rodoviária.

A ação também fez parte do quadro de aulas práticas dos alunos do Gabinete de Instrução da Polícia Rodoviária de São Paulo, que cursam especializações em diferentes áreas da corporação.

Fonte.: G1