A entrada
do diesel menos poluente (S-50) no mercado brasileiro em janeiro deste ano
começou tímida, mas a demanda pelo combustível cresceu bastante nos últimos. E
para surpresa da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o aumento de vendas foi
gerado pelos proprietários de veículos utilitários, os SUVs (tanto fabricados
no Brasil quanto os importados) e para caminhões com motor antigo.
Tecnicamente
esses automóveis não precisam utilizar o diesel S-50 e nem o produto à base de
ureia, o Arla 32, é necessário para veículos de grande porte fabricados
obrigatoriamente no Brasil a partir de 2012 com motor com tecnologia Euro 5.
Contudo,
os benefícios parecem estar atraindo motoristas. Segundo dados da
superintendência de abastecimento da ANP, as vendas de diesel S-50 para
retalhistas (que distribuem para locais isolados) aumentaram 173% entre janeiro
e agosto deste ano. O aumento é maior que a média brasileira. Em seu balanço, a
Petrobras registrou crescimento de 7% no consumo total de combustíveis no
Brasil entre janeiro e setembro, sendo que no diesel foi de 6% nesse período.
Para a
rede de postos que abastece veículos privados, as vendas cresceram 193% no
mesmo período. Em todos os segmentos, incluindo as regiões metropolitanas onde
o uso do combustível menos poluente é obrigatória para frotas de ônibus, o
crescimento do consumo foi de 75%.
Pelos
cálculos do Sindicato Nacional das Distribuidoras de Combustíveis (Sindicom),
que reúne as maiores empresas do país, o S-50 já responde por cerca de 11% de
diesel do Brasil, mesmo sendo mais caro entre R$ 0,06 e R$ 0,12 do que o diesel
comum.
A maior
procura pelo combustível levou as distribuidoras a aumentar o número de postos
no país que vendem o produto. A agência estimava que para oferecer o novo
combustível seria necessário que ele fosse oferecido em 3 mil postos, mas o
número já está próximo de 5 mil. No rastro desse crescimento, o número de
distribuidoras que oferecem o produto aumentou de 24 em janeiro para 55 em
agosto, último dado disponível.
"Alguns
donos de caminhão perceberam que o S-50 reduz o desgaste do motor e passaram a
usá-lo e isso surpreendeu", diz Kardec. A partir de janeiro de 2013 entra
no mercado o diesel S-10, com menor quantidade de poluentes do que seu
antecessor.
Fonte.: Valor Econômico