sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Transportadoras não querem mais pagar IPVA


O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Mato Grosso (Sindimat) vai entrar na Justiça contra o Governo do Estado na tentativa de suspender a cobrança do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e a CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico, imposto sobre combustíveis) para o setor. Segundo o presidente da entidade, Eleus Amorim, o pagamento do pedágio e dos impostos simultaneamente transforma-se em cobrança dupla pelo mesmo serviço, já que ambas as taxas têm como objetivo realizar a ampliação e a manutenção das rodovias.

“Não tem cabimento a população e os empresários pagarem duas vezes pelo mesmo serviço. Nós até que não somos contra o pagamento do pedágio, mas sim da cobrança dupla”, declarou. Ainda segundo o presidente do sindicato, a conta da nova cobrança acabará sobrando para o consumidor final, já que os gastos atuais com as taxas passarão dos atuais 11% para 16% da receita operacional bruta.

Apesar do alto fluxo de veículos, são poucas as obras realizadas pela concessionária para o cumprimeto das exigências de operação na rodovia - Foto: Pedro AlvesEleus Amorim observa ainda que não tem como o mercado de transporte absorver um custo tão alto. “Só nos pedágios do estado o aumento será de R$540,00. É claro que o governo alega que, com estradas melhores, o custo diminui, mas não é bem assim. A única coisa que a gente acaba economizando de fato são os pneus”, afirmou.

Na outra vertente, o diretor executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, acredita que a cobrança de pedágio não deve impactar diretamente nos valores do frete no estado, principalmente no transporte da soja: “Não sei como o valor do frete poderia subir se o preço é formado na Bolsa de Valores de Chicago, e na verdade os valores teriam que diminuir já que a manutenção dos veículos ficará reduzida em comparação aos valores gastos com as taxas”.

Ainda segundo Edeon, o papel do Estado é de fiscalizador e não de executor, o que justifica a ineficiência de gerenciamento e de fiscalização da malha viária no país. “Os pedágios são aplicados em todo o mundo e está dando certo. Isto comprova que após o impacto inicial, a população acaba enxergando os benefícios”, explicou.

Já para Benedito Dias, professor doutor em Economia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a cobrança de pedágio tem que ser vista de duas formas diferenciadas: de um lado, a incapacidade do governo em gerir os recursos de forma adequada e do outro lado o aumento dos custos, principalmente para as pessoas físicas, que sentem mais significativamente o impacto, “como as pessoas que viajam com menor frequência e não lucram nada com isso acabam sentindo mais o custo dos pedágios”.

Fonte.: Circuito Mato Grosso


Contran adia fim da tolerância de 7,5% sobre limites de PBT transmitido por eixo


O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) prorrogou mais uma vez o prazo de vigência da tolerância de 7,5% sobre os limites de peso bruto total transmitido por eixo do caminhão. A regra foi publicada pela Resolução 430 do órgão.

Desta vez, a prorrogação do prazo ficou estipulada para o dia 31 de dezembro de 2013. A partir desta data, a tolerância por eixo ficará fixada em 5%. Esta é a quinta vez que o Contran adia a entrada em vigor da tolerância de 5%.

Fonte.: Portal Transporta Brasil

Com diesel mais caro, preço do frete deve subir até 1,7%


O reajuste de 5,4% para o preço do diesel - que entrou em vigor a partir de ontem -, deve refletir em altas de 0,53% a 1,7% no preço do frete, segundo cálculos da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística).

"Acreditamos que os distribuidores vão repassar para as bombas todo aumento aplicado ao diesel, o que vai elevar o custo operacional do caminhão", diz Neuto Gonçalves dos Reis, diretor técnico da entidade que representa cerca de 3,3 mil empresas do setor de transporte.

"O impacto para a transportadora pode não ser tão significativo, mas para muitas empresas pode significar sua margem de lucro", afirma Reis. Não há prazo definido para o repasse, pois muitas transportadoras operam com contratos que estabelecem períodos para a elevação de preços.

Já o impacto no preço da mercadoria transportada será diluído. "Não deve ser um reajuste alto, mas pode sim gerar alguma inflação", prevê Reis. Os cálculos da NTC levam em conta um caminhão com capacidade de até 27 toneladas de carga. Se o percurso médio for de 50 quilômetros, o impacto no gasto com diesel será de 0,53%. Se for de 800 quilômetros, de 1,52%. Já um trajeto de 6 mil quilômetros implicará em alta de 1,7%.

Fonte.: O Estado de S. Paulo

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Preso motorista que fingia assaltos e desviava cargas


Cinco pessoas foram detidas, na tarde de ontem, acusadas de ter envolvimento com o desvio de uma carga que procedia de Pernambuco e seria entregue em uma rede de lojas em Fortaleza. Dentre os suspeitos, está o motorista do caminhão-baú, de cor branca, de placas BXH-3281, de Moreno, Pernambuco, que fazia o transporte da carga.

Segundo informações do cabo Clóvis Nunes, da Força Tática de Apoio (FTA), da 1ºCia do 16ºBPM (Messejana), uma denúncia anônima deu conta de que um caminhão estaria sendo descarregado em uma casa, na Rua Mandacaru, no Conjunto Almirante Tamandaré. Ao chegar ao local, a Polícia constatou que se tratava de uma carga desviada, composta por produtos diversos, avaliada em R$ 85 mil.

Motorista

O condutor do caminhão, Israel Ricardo Rodrigues dos Santos, 23, confessou que era conivente com o crime e se disse arrependido. De acordo com a Polícia, há suspeitas que não é a primeira vez que ele age desta forma. Santos participava do desvio das cargas e ia até uma delegacia de Polícia registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) forjando ter sido vítima de assalto.

Francisco Marcelo Pereira da Silva, 32; Jaime Silveira da Cruz; 24; e os irmãos Fernando Ítalo Bento Oliveira e Igor Bento de Oliveira também foram detidos no interior da residência e levados à Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC). O cabo Clóvis afirmou que parte de outra carga, da mesma rede de lojas, também estava em poder deles. O material foi localizado em duas Kombis. O delegado titular da DRFVC, Dionísio Amaral, autuou Israel Santos por crime de roubo qualificado.

Fonte.: Diário do Nordeste/CE

Trânsito de veículos pesados na Rio-Petrópolis será controlado


O trânsito de veículos de grande porte na subida da Rio Petrópolis, em direção à Região Serrana, passará a ser controlado. A partir do dia 8 de fevereiro, caminhões pesados estarão proibidos de circular pela rodovia em dias e horários de grande movimento. O objetivo é reduzir acidentes e congestionamentos.

A restrição será feita apenas entre os quilômetros 101, em Duque de Caxias, e 82, no Pórtico do Quitandinha, em Petrópolis. Os horários em que os veículos serão impedidos de passar são às sextas e vésperas de feriados, de 16h as 22h; e aos sábados, de 8h as 14. O motorista que desrespeitar as novas regras, que valem somente para caminhões com três eixos ou mais, será multado.

A medida já foi publicada no Diário Oficial pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a pedido da Secretaria Estadual de Transportes.

Fonte.: G1 Região Serrana