O Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Polícia Rodoviária Federal
(PRF) farão, após o Carnaval, uma megaoperação nas estradas do país para
impor às transportadoras e aos caminhoneiros autônomos os novos limites de
jornada de trabalho definidos em lei de 2012
A estimativa é que mais da metade das transportadoras de carga não
esteja cumprindo a lei que elimina a jornada livre, e por um simples motivo:
o custo maior, já que ela atinge em cheio a produtividade dos 1,7 milhão de
caminhões que formam o transporte de cargas no Brasil
Segundo levantamento do Ilos (Instituto de Logística e Supply Chain),
a legislação vai elevar o custo do transporte, na média, em 14%, ou R$ 28
bilhões neste ano
Somente com essa mudança, o custo do transporte no país neste ano subirá
para R$ 230 bilhões
O objetivo da lei é coibir a sobrejornada de trabalho (acima de dez
horas para funcionários de transportadoras e de 12 horas para autônomos) e os
acidentes que derivam dessa prática
Segundo o coordenador geral de operações da PRF, José Roberto Ângelo,
9.500 policiais participarão da operação Jornada Legal
"Sabemos que isso tem efeitos econômicos, mas um acidente também
tem. Um acidente fatal custa R$ 400 mil ao país. Até agora não conseguimos
fazer uma megafiscalização e precisamos fazer para lançar a lei", afirma
Ângelo
MAIS CUSTO
Com a proibição da jornada livre, o aumento dos custos da mão de obra
e a elevação do preço do combustível (esperada para este trimestre), a
estimativa é que os gastos com frete no país fiquem de 30% a 50% mais caros
Em algumas regiões essa marca já foi alcançada
São os casos de importantes rotas de soja e milho de Mato Grosso. Em
Sorriso-Alto Araguaia e Primavera do Leste-Alto Araguaia, o valor do frete
subiu, respectivamente, 37,5% e 50%, após a lei, segundo dados da Abiove
(Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais)
Adequar um sistema de transporte às leis trabalhistas não deveria
provocar tamanha confusão, diz Maurício Lima, diretor do Ilos
"O problema é que nosso modelo logístico, baseado no transporte
rodoviário, tem peso excessivo na matriz de transporte", diz Lima. Hoje,
58% da matriz de transporte do país é rodoviária
"Então, o país saiu de uma situação de completa falta de
regulação para uma regulação excessiva. Foi o que ocorreu. Para mim, o
governo errou", diz o diretor do Ilos
TEMOR DO CAOS
Todos os setores econômicos, que dependem do transporte rodoviário de
carga, serão atingidos pela nova lei
Segmentos como o agrícola e as indústrias de bebidas, de papel de
celulose, de material de construção e de alimentos pagam de 6% a 8% de suas
receitas líquidas em logística de transporte
Mas pior do que pagar mais caro, é não ter o transporte. E essa é a
principal preocupação do agronegócio brasileiro neste momento, um setor que
contrata 10% dos fretes disponíveis no país
O Brasil deve pela primeira vez na história colher uma safra superior
a 180 milhões de toneladas --somente o plantio de soja deve render 80 milhões
de toneladas
"A situação no pico da safra pode ficar caótica. O tempo está
passando e estamos ficando com pouco espaço para resolver esse
problema", diz Fábio Trigueirinho, secretário-geral da Abiove
O setor tenta nos próximos dias um socorro emergencial do governo.
Pedirá à ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, em audiência já
confirmada, a suspensão da lei, sancionada em junho.
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Fonte.: 180 graus
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