O aumento da navegação pela costa brasileira, a
chamada cabotagem, é uma das apostas do Tecon Rio Grande para incrementar a
movimentação de contêineres pelo terminal gaúcho. E, realmente, a quantidade de
cargas transportadas dessa maneira vem crescendo. Em 2010, a cabotagem foi
responsável pela movimentação de 22.881 contêineres dentro do Tecon e, no ano
passado, esse número passou para 27.640.
O
presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti, calcula que, de janeiro a
agosto deste ano, a cabotagem respondeu pela movimentação de cerca de 20 mil
contêineres no terminal, o que representa algo entre 10% e 15% da operação
total neste período. “Nossa intenção é fazer com que a cabotagem cresça muito”,
adianta o executivo, que participou do seminário Cabotagem: Uma Alternativa
Logística, realizado na Fiergs.
Ele
acrescenta que o complexo teria capacidade para dobrar a movimentação oriunda
da cabotagem. O dirigente informa que o arroz corresponde, atualmente, a 86% do
total do volume das cargas transportadas dessa maneira e que passam pelo Tecon.
Depois, seguem produtos como resinas, móveis, entre outros.
Bertinetti
admite que a cabotagem enfrenta algumas dificuldades relacionadas a custos,
pois está ligada à navegação, que usa combustíveis especiais e legislações específicas
para a tripulação. No entanto, ele destaca que os armadores estão investindo
nos navios de cabotagem e oferecendo fretes interessantes para distâncias mais
longas. “Temos que mudar a forma de encarar essa prática, porque ela é uma
possibilidade maravilhosa”, defende.
O diretor
comercial do Tecon, Thierry Rios, reitera que o terminal está preparado, em
termos de infraestrutura e de foco, para que esse incremento aconteça.
Entretanto, ele lembra que o modal rodoviário é predominante no Brasil. “Então,
leva algum tempo para desenvolver essa nova cultura”, aponta Rios.
Ainda
envolvendo o segmento logístico, uma importante ferramenta para o aprimoramento
do setor será apresentada ao público na próxima terça-feira, na Confederação
Nacional da Indústria (CNI). O Projeto Sul Competitivo trata-se de um
diagnóstico da infraestrutura logística dos três estados da região Sul do País.
O diretor do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Ciergs),
Ricardo Portella Nunes, explica que o levantamento colheu informações
diretamente com as empresas. A partir desses dados, serão traçados cenários
sobre as ações e os investimentos necessários para melhorar o processo
logístico.
ALL
estuda devolução do trecho ferroviário SP-Porto Alegre A ALL - América Latina
Logística está estudando com o governo a devolução do trecho ferroviário São
Paulo-Porto Alegre, informou ontem o superintendente financeiro e de relações
com investidores da empresa, Alexandre Rubio. De acordo com ele, essa é uma das
possibilidades para que o governo concretize parte do plano de concessões
anunciado na semana passada.
“Há a
possibilidade de se pensar em devolução desde que o governo me pague o capital
empregado. Mas isso está sendo estudado”, declarou o executivo, após participar
de encontro realizado pela Apimec-Rio, acrescentando que o trecho em questão
não é muito representativo no resultado da empresa.
Rubio
disse que a ALL está atenta às possibilidades relativas ao pacote lançado para
desenvolver a infraestrutura do País, mas acrescentou que no curto prazo não
prevê investimento para tais projetos. “Acho que o pacote está em fase muito
inicial ainda. Temos uma disciplina muito grande para gastar nosso dinheiro”,
declarou. Ele frisou que os últimos projetos nos quais a empresa entrou foram
tocados por meio de associação. “Temos buscado parceiros para colocar o capital
e ficamos com participação no negócio.”
Durante o
evento, o executivo revelou ainda que a empresa está negociando com três grupos
argentinos a venda de seus ativos no país vizinho. “Faz mais sentido (a venda
de) uma operação dessas para grupos argentinos do que para multinacionais
devido ao contexto que temos lá”, declarou. Sem informar o nome dos
interessados, Rubio evitou dar um prazo para a concretização da transação.
Fonte: Jornal do Commercio – PE