A
concessionária SPMar, responsável pela construção do Trecho Leste do Rodoanel
Mário Covas, recebeu a aprovação da Licença Ambiental de instalação de mais 3,5
km do Rodoanel. A licença, solicitada em dezembro de 2011, foi expedida pela
Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) em 10/8 e publicada no
diário oficial de 14/8.
As obras
deste lote, localizadas em Poá e Itaquaquecetuba, acontecerão entre agosto de
2012 e dezembro de 2013 e ligará o Trevo da Rodovia Henrique Eróles (SP066) ao
Trevo da Rodovia Ayrton Senna (SP070). Toda esta etapa será formada por pistas
elevadas construídas com a tecnologia do Cantitravel, um dos grandes
diferenciais no projeto que tem como objetivo minimizar o impacto ambiental nas
várzeas do Rio Tietê e Guaió.
A
Tecnologia do Cantitravel é um procedimento em que as estacas de concreto que
servem de sustentação ao viaduto são cravadas direto na várzea dos rios de
forma aérea, evitando grandes movimentações de terra e restringindo o contato
das equipes de trabalho com as áreas de preservação. Pelo sistema convencional,
seriam necessárias dragagem, escavações ou aterros para a execução dos blocos
de fundação e trânsito de equipes e materiais de trabalho, para apenas depois,
haver a colocação dos pilares e a superestrutura. Com a metodologia empregada,
essa intervenção não é necessária, pois a estaca é o próprio pilar. Como
resultado, a região da Várzea dos Rios Tietê e Guaió terá áreas de aterro
minimizadas, evitando a movimentação de cerca de 4,5 milhões de m3 de terra, o
equivalente a 2 estádios do Maracanã cheios.
Neste
trecho, a previsão é gerar aproximadamente 100 empregos diretos, voltados
principalmente para contratação de mão de obra local.
Esta é a
sexta etapa da obra. A primeira começou em agosto de 2011 com a inauguração das
obras do trevo que fará a ligação entre o Trecho Sul e a Avenida Papa João XXII
com o Trecho Leste. Em outubro, teve início a segunda fase das obras, com a
construção da fábrica de vigas, localizada na Avenida Jorge Bey Maluf, em
Suzano. A fábrica produz, desde novembro, as 8.640 vigas de concreto e as 2.880
estacas necessárias para a construção do Encontro Leve Estruturado. A
construção do túnel Santa Luzia, que teve início em 21 de dezembro, marcou a
terceira etapa da construção. A quarta fase começou em janeiro de 2012 com a
liberação da licença ambiental de instalação dos primeiros quatro quilômetros
do Encontro Leve Estruturado em Suzano e a quinta etapa teve início no começo
deste mês, quando teve a liberação da licença ambiental do lote 4, que fica
localizado em Ribeirão Pires, entre o Trevo da Avenida Papa João XXIII e o
Túnel Santa Luzia.
Fonte: O Diário de Mogi