A liberação de 6 km de ferrovias duplicadas entre Perequê e Cubatão,
na Baixada Santista, será capaz de retirar 540 carretas por dia da margem
direita do Porto de Santos até junho. O trecho entrou em operação dia 8 de
abril e, por enquanto, elevou de sete para oito trens — com 80 vagões cada —
rumo aos terminais. A expectativa é que nas próximas, o número suba para nove
e, em junho, dez trens - acréscimo de 19,2 mil toneladas movimentadas pelos
trilhos.
Segundo o secretário executivo do Ministério dos Transportes, Miguel
Masella, a liberação do trecho estava prevista para junho, mas foi antecipada
para amenizar os problemas verificados na chegada ao Porto de Santos. Com a
safra recorde de milho e soja e, agora, o início do escoamento do açúcar, a
situação tende a piorar - como se verificou na quarta-feira no
congestionamento na rodovia Anchieta, que dá ao porto.
Para o início da operação dos 6 km de ferrovia, as concessionárias MRS
e ALL tiveram de assinar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com a ANTT
(Agência Nacional de Transportes Terrestres).
Hoje o trecho, duplicado pela
ALL em parceria com a Rumo Logística, está dentro da faixa de domínio da MRS.
É ela quem determina os padrões de operação e controles operacionais de
tráfego.
O secretário dos Transportes reconhece que para ter mais ganhos toda a
linha férrea até o bairro do Valongo, em Santos, precisa ser duplicada. Por
meio de nota, a ALL afirmou que esse trecho está em fase de implementação do
sistema de sinalização eletrônica e precisa de autorização da MRS para
começar a operar.
Quando a obra estiver concluída, a capacidade poderá saltar para até
20 trens por dia, diz Masella. Isso significaria mais que duplicar a
capacidade movimentada hoje nesse trecho — ou 2.300 caminhões a menos nas
estradas. A medida seria bem-vinda uma vez que a participação do transporte
sobre trilhos recuou de 2011 para 2012, de 21% para 20%, em Santos.
Em paralelo à liberação do trecho entre Perequê e Cubatão, o
Ministério dos Transportes espera que outras medidas com implementação rápida
sejam definidas na próxima semana. Masella diz que, na segunda-feira, 22, o
ministério, a Secretaria Especial de Portos, a Polícia Rodoviária e a Codesp
(Companhia Docas do Estado de São Paulo) se reúnem para traçar algumas ações
de melhorias na operação em Santos.
Uma delas será criar um sistema que organize a fila de trens e
caminhões na margem direita, em Santos, para evitar congestionamentos - a
exemplo dos ocorridos na margem esquerda, no Guarujá.
— O caminhão não pode parar em cima da linha férrea e trancar a
passagem do trem. Só na margem direita há 20 cruzamentos em nível, passíveis
de tal situação.
Outra medida que será discutida será o aumento da capacidade de
descarga dos terminais de grãos.
Alguns equipamentos estão obsoletos e
precisam ser modernizados para dar mais agilidade à descarga dos produtos.
Nesse caso, porém, a solução depende da Medida Provisória 595 (dos portos).
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Fonte.: Agência Estado
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sexta-feira, 19 de abril de 2013
Liberação de trilhos deve tirar 540 carretas de Santos
Em um mês, Santos terá radares dedos-duros mais modernos
Em um mês, Santos terá radares mais modernos em substituição aos
atuais equipamentos instalados. Mas a quantidade de aparelhos e os locais de
fiscalização serão mantidos.
A empresa contratada pela Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos
(CET), por meio de licitação, é a Splice Indústria, Comércio e Serviços. O
contrato é de dois anos.
Os futuros aparelhos terão sistema de leitura automática de placas,
que permite a identificação dos veículos por meio da interpretação dos
caracteres. Na prática, isso quer dizer que também será possível a
transmissão, em tempo real, de todos os registros de fiscalização e o
armazenamento das informações, como data, hora, imagem e câmera, em um
bancode dados.
Alguns equipamentos terão até um recurso para flagrar caminhões que
circulamemhorários e locais não permitidos. Outras duas lombadas eletrônicas
serão reativadas, uma na Avenida Conselheiro Nébias, entre as ruas Azevedo
Sodré e Minas Gerais, e outra na Avenida Epitácio Pessoa, perto da Rua Álvaro
Alvim. A fiscalização por excesso de velocidade e de avanço de sinal
vermelho/parada sobre a faixa de pedestres permanecerá ativa.
Números
Em 2011, quando não havia equipamentos eletrônicos em Santos, a CET
registrou 65 vítimas fatais para a frota de 217.193 veículos. Em 2012, o
número de mortes caiu para 54 apesar da frota de 293.659 veículos.
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Fonte.: A Tribuna On-line
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Trecho da avenida Washington Luís fica interditado por um ano
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) mantém uma faixa de rolamento,
à direita, interditada na avenida Washington Luís, sentido centro, entre as
ruas Brás de Arzão e Padre Leonardo devido a obras da linha 17-ouro do metrô.
O bloqueio deve permanecer até abril do ano que vem. Foram sugeridas
pela CET rotas alternativas de acesso ao local.
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Fonte.: Folha de S. Paulo
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STJ nega recurso do governo e mantém pedágio em Carazinho, RS
A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou nesta
quarta-feira (17) recurso do governo do Rio Grande do Sul e manteve a decisão
que permite à Coviplan Concessionária Rodoviária do Planalto S/A continuar
cobrando pedágio em Carazinho, na Região Noroeste do estado, até o dia 28 de
dezembro de 2013.
Segundo a decisão, não ficou demonstrado que a manutenção da liminar
causaria grave lesão à ordem pública, conforme alegava o governo estadual. O
processo continua tramitando normalmente nas instâncias ordinárias.
Em março, já havia sido negado pela Justiça o pedido de suspensão da
decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que confirmara
liminar em favor da concessionária.
O estado e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer)
recorreram, com a intenção de reformar a decisão na Corte Especial e, assim,
suspender os efeitos da liminar. Na sessão de quarta-feira (17), o agravo
foi rejeitado de forma unânime.
Para administrar as rodovias após o fim dos contratos, o Piratini
criou, em junho de 2012, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). A estatal deverá
assumir 14 praças, incluindo os sete polos concedidos à iniciativa privada,
em 1998. No entanto, assumiu até agora a gestão de apenas três pedágios
comunitários, de Portão, Coxilha e Campo Bom.
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Fonte.: G1
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quinta-feira, 18 de abril de 2013
STJ libera leilão da BR-101
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) derrubou a liminar que impedia a
assinatura do contrato de concessão da rodovia BR- 101, no Espírito Santo,
leiloada em janeiro de 2012.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres
(ANTT) e a Ecorodovias, vencedora do leilão, marcaram para hoje a assinatura
que transfere a administração da estrada para a iniciativa privada.
O
presidente do STJ, Felix Fischer, reconsiderou sua decisão anterior a favor
da segunda colocada na licitação e disse que o adiamento das obras previstas
no contrato prejudica toda a sociedade.
O leilão da BR-101, única rodovia
federal concedida até agora no governo Dilma, foi vencido por um consórcio
liderado pela Ecorodovias.
O grupo apresentou proposta com deságio de 45,63%
sobre a tarifa máxima de pedágio definida pelo governo.
O consórcio Rodovia
Capixaba, que terminou em segundo lugar, contestou o resultado com recurso
administrativo e, depois, judicial. Nos bastidores, o governo vinha atuando
para convencer o STJ a derrubar a liminar.
A justificativa é que o
investimento previsto de R$ 3,8 bilhões ao longo dos 25 anos de concessão, é
alto demais para ficar parado.
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Fonte.: Valor Econômico
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