A cobrança eletrônica dos pedágios por quilômetro rodado melhora a
fluidez do tráfego e reduz em até 10% o tempo da viagem, segundo estudos do
governo do Estado. Projeto-piloto do Ponto a Ponto, sistema que prevê que o
motorista pague a tarifa de acordo com o trecho percorrido, completou um ano
de operação na Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra SP-360, entre Itatiba e
Jundiaí, no interior de São Paulo. O sistema também é testado na Rodovia
Santos Dumont (SP-75), entre Indaiatuba e Campinas.
Estudos indicam também que o pagamento por quilômetro rodado
beneficiará o usuário com redução na tarifa sem alterar o equilíbrio
econômico-financeiro dos contratos de concessão, já que um número maior de
motoristas pagará pelo uso da estrada. Os 276 usuários cadastrados no teste
da SP-360 economizaram em média R$ 588 cada.
O governo pretende estender esse sistema às principais rodovias do
Estado. Quem usa hoje a rodovia concedida sem passar pelo pedágio terá de
pagar pelo trecho percorrido quando os pórticos de cobrança eletrônica
estiverem instalados. No último dia 5, a Agência de Transportes do Estado de
São Paulo (Artesp) abriu consulta pública para padronizar a comunicação entre
as concessionárias de rodovias e as operadoras do sistema automático de
arrecadação de pedágio. Com isso, o sistema vai reconhecer o carro cadastrado
mesmo quando o veículo roda em outra estrada. Até o final deste ano, as
operadoras devem definir e adotar as tecnologias adequadas à padronização.
Pioneira
A Rodovia Adhemar de Barros (SP-340), que liga Campinas a Mogi-Mirim, será a
primeira no Estado a ter cobrança eletrônica de pedágio por trecho percorrido
aberta a todos os veículos. O Ponto a Ponto começa a operar na segunda
quinzena de julho nos 70 km de extensão da estrada. Segundo o coordenador do
projeto, Giovanni Pengue Filho, para transitar pela Adhemar de Barros pagando
pelo trecho percorrido basta que o usuário escolha o plano oferecido por uma
das três operadoras do sistema automático de cobrança e instale no carro ou
caminhão o equipamento de leitura.
Ao entrar na rodovia, o veículo vai passar por um pórtico e terá
aberto o registro da quilometragem. O primeiro pórtico está instalado no km
147, em Santo Antonio da Posse. Se o usuário deixar a estrada antes do
pedágio do km 123, em Jaguariúna, vai pagar no máximo R$ 4,75, metade da
tarifa básica cobrada no local, de R$ 9,50 - o valor será debitado em conta.
A próxima estrada a ter o Ponto a Ponto em toda a extensão deverá ser
a SP-75, entre Campinas e Sorocaba. O trecho em testes nessa rodovia já tem
cerca de 3 mil usuários cadastrados. Novos pórticos estão sendo instalados,
mas não há data para a operação. Entre as rodovias ‘candidatas’ à cobrança
eletrônica estão ainda os sistemas Anhanguera-Bandeirantes,
Anchieta-Imigrantes e a Castelo Branco. As informações são do jornal O Estado
de S. Paulo .
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Fonte.: Agência Estado
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