sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Unidades do Detran.SP não funcionam na próxima segunda-feira, 28 de outubro



As unidades do Detran.SP em todo Estado não funcionarão na próxima segunda-feira, 28 de outubro, data na qual se comemora o Dia do Funcionário Público.

O mesmo vale para os serviços do Detran.SP prestados dentro dos postos Poupatempo.

A central telefônica para informações – Disque Detran.SP - também terá o expediente interrompido nesse dia.

Na terça-feira (29/10), todas as unidades de atendimento e o Disque Detran.SP voltam a funcionar em seus horários habituais.

Detran.SP

O Detran.SP é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional.

INFORMAÇÕES AO CIDADÃO:

Portal
www.detran.sp.gov.br

Disque Detran.SP
Capital e municípios com DDD 11: 3322–3333
Demais localidades: 0300–101–3333
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 6h30 às 15h

Ouvidoria (elogios, críticas e sugestões)
Acesso pelo portal www.detran.sp.gov.br, na área de "Atendimento"


Fonte.: Segs

Capital terá 843 radares que flagram rodízio no próximo ano



As ruas de São Paulo terão 843 radares, todos com leitores automáticos de placas (LAPs, que flagram desrespeito ao rodízio) instalados, a partir de março do ano que vem. O número é 45% maior do que os 580 equipamentos em operação atualmente. Cerca de 200 das novas máquinas também vão fiscalizar a invasão das faixas exclusivas para ônibus - infração que mais cresce na cidade desde a instalação de 220 quilômetros dessas vias na capital.

O aumento do número de radares é resultado da conclusão da licitação para substituição das máquinas em operação, um processo que se arrastava desde junho. A Prefeitura tentou fazer a licitação naquele mês, mas uma decisão da Justiça, ingressada pela empresa Splice (que fornecia radares na gestão Gilberto Kassab) foi julgada procedente pelo Tribunal de Justiça.

Depois de obter uma decisão favorável, no mês passado, a Prefeitura decidiu fazer uma nova licitação, por meio de um pregão presencial. A cidade foi dividida em quatro lotes e consórcios apresentaram propostas diferentes para cada um deles, divididos de acordo com as regiões da capital.

A disputa resultou em um preço 9% menor do que o estimado originalmente pela Prefeitura, que era de R$ 580 milhões. Para instalar as máquinas, a capital vai pagar R$ 530 milhões - a arrecadação com multas no ano passado foi de R$ 800 milhões e, por lei, esse recurso só pode ser usado em programas de engenharia de tráfego (como, por exemplo, a instalação de radares) ou em ações para a educação de trânsito.

O lote mais caro foi o 3, que inclui a zona oeste e a parte mais central da zona sul da cidade, e custou R$ 150 milhões. O menos caro foi o lote que abrange a zona norte da cidade (lote 1), cuja instalação será feita por R$ 107 milhões.

Radares móveis. Além dos radares fixos e dos fiscais das faixas exclusivas, os lotes contam com 20 radares móveis. Atualmente, são seis máquinas. Como cada um deles estará habilitado para fiscalizar até 30 pontos diferentes da capital, em esquema de rodízio, esses radares devem cobrir 600 locais diferentes.

A compra dos radares faz parte do processo, anunciado neste ano, de criação do Centro Integrado de Monitoramento do Trânsito, uma sala que fará uma coordenação remota de todo o tráfego de São Paulo. Os radares são capazes de fornecer dados sobre o volume do tráfego nas vias onde estão instalados, auxiliando o serviço dos agentes de trânsito. O centro, no entanto, ainda precisa de outros serviços, como os semáforos inteligentes, cuja instalação ainda está começando.


Fonte.: O Estado de S. Paulo

Só duas rodovias têm leilão certo neste ano




A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffman disse em audiência pública no Senado, que o governo vai licitar até o fim do ano as rodovias BR-163 (MT) e BR-060/153/262 (MG/GO/DF).

Ela afirmou ainda que espera licitar também a BR-163 (MS) até o fim do ano, mas depende de o TCU (Tribunal de Contas da União) liberar os estudos dessa rodovia que foram modificados recentemente, o que só deve ocorrer em novembro.

Mas, segundo ela, outra rodovia que o governo pretende conceder pelo modelo atual, a BR-040 (DF/MG), não deve mais ter leilão neste ano.

Gleisi disse os estudos da concessão dessa rodovia só deverão ser liberados pelo TCU em dezembro, o que impediria a realização da concorrência ainda em 2013.

Em relação a outras quatro rodovias que estão previstas no programa de concessões, Gleisi afirmou que a concessão delas vai depender do custo do pedágio-teto que será colocado com os parâmetros atuais usados pelo governo. Segundo ela, se esse valor for muito alto, o governo poderá fazer uma concessão patrocinada ou obra pública.

Gleisi defendeu que o governo não está mudando modelos ou regras jurídicas dos leilões, apenas fazendo adequações para melhorar a atratividade das concorrências.

A ministra também defendeu os modelos de concessão dos portos e das ferrovias, que ainda não têm leilões marcados.

INFRAERO

Gleisi disse ainda que não pretende fazer mudanças nas regras de participação da Infraero nas concessões, em que a empresa fica com 49% da nova concessionária.

Segundo ela, isso é importante para melhorar a administração da estatal.

O participação da Infraero nos consórcios de aeroportos foi criticada anteontem pelo ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, que classificou o percentual de 49% da estatal como um "peso" para o governo.

A ministra disse que o propósito de a Infraero ter 49% dos consórcios dos aeroportos é fazer com que a estatal, ao se associar a grandes operadores mundiais, melhore sua capacidade de gestão.

A ministra também disse que o governo vê dificuldades em atender os pedidos das empresas aéreas por incentivos para superar as dificuldades de caixa que vêm enfrentando.

"O governo entende que já deu uma colaboração importante para as empresas aéreas", disse, referindo-se a medidas como desoneração da folha de pagamento e não reajuste de taxas aeroviárias.

Apesar de dizer que o governo ainda analisa os pleitos, ela ressaltou que há "dificuldades" para avançar além do que já foi feito.

As aéreas pediram medidas como a mudança no cálculo do preço do querosene de aviação e desoneração de PIS/Cofins.


Fonte.: Folha de S. Paulo

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Veículos serão multados se verificada emissão de poluentes acima do permitido





A lei de combate à fumaça preta, como está sendo chamada a Resolução nº 452, de 26 de setembro de 2013, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), entra em vigor. A norma obriga os proprietários de quaisquer veículos (motocicletas, carros, caminhões) a estarem mais atentos a manutenções preventivas e periódicas com o intuito de reduzir as emissões de gases.

O descumprimento da lei é infração grave e pode acarretar multa e retenção do veículo para regularização, como prevê o art. 213, inciso III do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Segundo o gerente de qualidade do ar do Ministério do Meio Ambiente e Conselheiro do Contran, Rudolf de Noronha, a resolução é extremamente importante porque complementa as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para inspeção veicular.

O gerente acrescenta que a grande maioria dos estados está lenta na implementação de programas que visam à redução de poluentes pelos veículos. Segundo ele, apenas Rio de Janeiro e São Paulo estão mais avançados na questão e, por isso, se ressentem de não haver o mesmo esforço de outros entes federativos. “Com essa resolução, os agentes de trânsito têm a possibilidade de parar o carro que for, não interessa a placa de origem, aferir as emissões daquele veículo e exigir que emita de acordo com as normas do Conama”, explica Rudolf. Os limites foram fixados em 2009 na Resolução nº 418 do Conama.

“Agora ninguém pode alegar desconhecimento da regra”, ressalta. "Isso significa que um carro que for de Belo Horizonte, por exemplo, onde não há um programa efetivo de combate à emissão de poluentes, poderá ser multado no Rio de Janeiro, caso seja verificada a emissão acima do que está previsto por lei. A regra vale para todo mundo”, avisa Rudolf, que conclui: “é um complemento imprescindível para o nosso planejamento no combate à poluição atmosférica”.


Fonte.: Agência CNT de Notícia

Edital de melhorias na SP-79 será publicado




Os 85 quilômetros da rodovia Raimundo Antunes Soares (SP-79), que ligam Votorantim a Juquiá, receberão melhorias no pavimento asfáltico. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou ontem que o edital de licitação para a contratação das obras será publicado no próximo mês. O início do recapeamento é estimado para fevereiro de 2014, com prazo de execução de oito meses, em um custo estimado de R$ 8,38 milhões.O trecho da SP-79 escolhido pelo DER fica entre as rodovias João Leme dos Santos (SP-264) e Régis Bittencourt (BR-166). Ele começa no quilômetro 97,5, em Votorantim, e termina no 182,5, em Juquiá.

Recentemente, a SP-79 tem sido palco de uma sequência de acidentes. Somente neste mês, seis mortes foram registradas no trecho entre Votorantim e Piedade. Em 15 de outubro, o estudante Bruno Kubo, 19 anos, morreu após capotar o seu veículo Ford Fiesta na altura do km 110,8. No dia seguinte, duas pessoas faleceram e 11 ficaram feridas após a colisão entre uma Van e um Versailles no quilômetro 119,5. O último acidente ocorreu sábado, no km 109,5. Os três ocupantes do automóvel Prisma morreram, entre eles uma criança de 5 anos de idade, após uma batida frontal com uma Blazer. Outras oito pessoas ficaram feridas.

Atualmente, o trecho de 22,7 quilômetros da SP-79 entre Votorantim e Piedade apresenta um asfalto desgastado. Em alguns pontos existem buracos e em todo o percurso os remendos são visíveis. Segundo o DER, o volume diário médio de tráfego (VDM) registrado no ano passado foi de 9.990 automóveis ¿ 20% correspondem a veículos comerciais e 80% a carros de passeio. O motorista que trafega pela rodovia precisa tomar cuidado. Em alguns trechos existem uma faixa adicional, o que possibilita um melhor fluxo dos veículos. Mas, na maior parte do percurso, o condutor necessita de muita paciência para seguir atrás dos caminhões em baixa velocidade.

A rodovia possui diversas placas de sinalização para avisar o limite de velocidade permitido, que gira em torno de 80 km/h. Já os acostamentos são raros. Em caso de parada obrigatória, o motorista precisa encostar o veículo no meio do mato situado à beira do asfalto. O caminho entre Votorantim e Piedade possui 20 curvas, mas a maior concentração fica entre os quilômetros 105 e 107. É justamente nesse trecho que ficam as entradas do aterro sanitário de Votorantim e da futura penitenciária feminina da cidade.

O motorista Almir Rogério Ferreira Prestes, 36, trafega seis dias por semana pela rodovia. Ele transporta minério de Cajati, sul do Estado de São Paulo, para ser descarregado em uma empresa de Votorantim. "Conheço bem essa estrada. Falta qualidade no asfalto, a sinalização de solo é fraca, tem muito buraco e o roubo de carga é frequente", conta. Prestes diz ter participado de um acidente na rodovia há quatro meses. Segundo ele, um veículo vinha na direção contrária e perdeu o controle ao passar sobre uma poça de óleo na pista. "O carro veio parar debaixo do meu caminhão, mas o motorista só teve ferimento leve", diz.

O também caminhoneiro Alcir Brito, 56, exerce a profissão há 34 anos e diz conhecer os perigos da SP-79. "Tem muito buraco e o fluxo de veículos é muito grande", conta. "Mas não vejo problema em dirigir por aqui, pois a gente se acostuma com o sofrimento", completa. Quem também teme a SP-79 é o balconista Lazírio Bueno de Camargo Filho, 47, que mora em Piedade e trabalha em um restaurante situado no km 114,5. "Aqui na frente já vi muito acidente. Não existe uma rotatória, um retorno, e os motoristas acabam cometendo irregularidades", relata.

A Prefeitura de Piedade, por meio de nota da assessoria de imprensa, diz que também tem solicitado melhorias ao Governo do Estado, inclusive com ênfase para o trecho da Usininha e para a implantação de duas rotatórias nos bairros Jurupará e Miguel Russo.


Fonte.: Cruzeiro do Sul

Obra de manutenção fecha acesso no km 140 da D. Pedro I por 20 dias




A alça de acesso do km140 da rodovia D. Pedro I (SP-65), no sentido Jacareí-Anhanguera, ficará 20 dias parcialmente interditada em Campinas (SP). A via dá acesso à região do Jardim São Marcos e o bloqueio será das 9h às 17h, segundo a Rota das Bandeiras, concessionária que administra a rodovia. Nos demais horários, a via estará liberada.

A concessionária informou que fará obras na passagem inferior da rodovia, onde a alça desemboca. Serão feitas reparações de fissuras e recuperações de juntas, além de pintura para sinalização. Os motoristas que utilizam o local devem dirigir até o retorno seguinte, no km 142, conhecido como Trevo dos Amarais.

Essa é a segunda vez que esse mesmo trecho passa por interrupção neste ano. A alça ficou fechada de abril a maio para adaptação à construção das marginais da D. Pedro I. A Rota informou que as obras desta nova interrupção não têm ligação com as executadas em abril.

A saída dá acesso a empresas como o Makro, C&C e Praça Capital, além de servir de retorno. No sentido Anhanguera-Jacareí não haverá alteração.


Fonte.: G1

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Velocidade na Avenida Paulista cairá para 50 km/h até novembro




Na última segunda-feira, 21, no primeiro dia de funcionamento da Área 40, onde a velocidade máxima permitida passou para 40km/h na região central de São Paulo, a Prefeitura confirmou que velocidade máxima permitida para carros na Avenida Paulista será reduzida de 60 km/h para 50 km/h nos próximos dias.

A data exata da mudança será definida na semana que vem. A medida é mais uma iniciativa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para reduzir a letalidade do trânsito paulistano.

Há um consenso entre técnicos de trânsito de que a velocidade alta dos veículos está diretamente ligada à fatalidade dos acidentes. Ao ser atropelado por um carro que está a 80 km/h, a chance de sobrevivência é de apenas 5%, segundo explica o diretor de Planejamento da CET, Tadeu Leite Duarte.

"Para o motorista, entretanto, quase não há diferença na redução dos limites. Pegue a Avenida Paulista, por exemplo. Ela tem 2.600 metros. Se você fizer as contas, a 60 km/h, você vai cruzá-la em dois minutos e 40 segundos. A 50 km/h, será em três minutos, ou 20 segundos a mais. Isso não atrapalha a vida de ninguém", afirma. A 50 km/h, ainda segundo Duarte, a chance de sobrevivência supera os 50%.

Na Paulista, nos primeiros dias, a redução da velocidade será apenas educativa: haverá placas e agentes orientando os motoristas, mas os marronzinhos não vão multar. É o mesmo que aconteceu nesta segunda na Rótula Central, formada pelas Avenidas Mercúrio, Ipiranga, São Luís, Rangel Pestana e pelos Viadutos Nove de Julho, Jacareí e Dona Paulina.

A CET diz que, nos próximos dias, deve começar a fiscalizar os veículos na Rótula Central usando radar-pistola, aparelhos portáteis que geralmente são empregados na fiscalização de motociclistas.

Duarte, no entanto, afirma que a Prefeitura está fazendo estudos para instalar lombadas eletrônicas nas vias que dão acesso à Rótula Central. "A ideia é facilitar ao máximo a convivência entre carros, motocicletas, bicicletas e pedestres nas ruas do centro", diz.


Fonte.: O Estado de S. Paulo

BNDES estima crescimento de 57% para investimentos em logística




Os investimentos em logística no Brasil devem crescer 57% nos próximos quatro anos, na comparação com o quadriênio 2009-2012, mostra a pesquisa Perspectivas do Investimento 2014-2017, divulgada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Dos investimentos previstos em infraestrutura - R$ 509,7 bilhões -, a área de logística deve receber R$ 163,5 bilhões no período - 9,4% ao ano.

Os maiores investimentos previstos para o bloco estão em transporte rodoviário, R$ 62,4 bilhões, com crescimento de 15,6%, e nos portos, 124%, nos próximos quatro anos, com previsão de R$ 33,7 bilhões de inversão.

Os investimentos em ferrovias no mesmo período serão R$ 59,3 bilhões, com 108,4% de aumento em relação ao quadriênio imediatamente anterior. Em aeroportos, devem chegar a R$ 8,1 bilhões, um aumento de 19,5% na comparação com os quatro anos anteriores.

Segundo o estudo, os investimentos em telecomunicações devem ser R$ 125 bilhões entre 2014 e 2017, um aumento previsto de 34% na comparação com as aplicações feitas no setor de 2009 a 2012. De acordo com o economista-chefe do BNDES, Fernando Pimentel Puga, esse aumento será impulsionado, sobretudo, por inversões decorrentes dos leilões já realizados e a serem feitos da tecnologia 4G para dispositivos móveis e pela liberação do espectro da TV analógica para banda larga.

“É um setor que passa por constantes mudanças, com a entrada de tecnologias mais avançadas. Para Puga, esse não é um investimento de capital intensivo como se viu na década de 90, com aplicações pesadas na telefonia, mas há uma questão qualitativa muito importante que é a de melhorar as formas de comunicação, com sistemas mais rápidos e maior integração entre eles.

O estudo indica que o papel regulatório da Agência Nacional de Telecomunicações pode acelerar ou frear os investimentos nessa área, assim como o limite de capacidade de financiamento por parte das operadoras pode representar um entrave à expansão desse nível de investimentos.


Fonte.: Agência Brasil

Centro passa a ter limite de velocidade de 40 km/h



A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) reduziu a velocidade de vias do centro de São Paulo.

O limite máximo permitido passou a ser de 40 km/h no interior da área chamada de Rótula Central --anel viário no entorno do centro velho da capital paulista.

Com extensão de 5 km, esse anel inclui avenidas como Mercúrio, Ipiranga, São Luís, Rangel Pestana e os viadutos 25 de Março e Nove de Julho.

Até então havia limites variados. Nas faixas exclusivas de ônibus que compõem a rótula, a velocidade foi reduzida de 60 km/h para 50 km/h.

Por enquanto, ainda não são aplicadas multas para quem excede a velocidade nesses trechos. Segundo a CET, a fiscalização será feita por radares, mas ainda não há data para que funcionem.

A companhia de trânsito diz que instalou 136 placas de sinalização para informar sobre as mudanças. A medida, diz a CET, foi feita para reduzir acidentes e atropelamentos e garantir a segurança de pedestres e ciclistas.

A gestão Fernando Haddad (PT) também já anunciou que a velocidade máxima na av. Paulista será reduzida de 60 km/h para 50 km/h este ano.

A previsão é que a arrecadação com multas de trânsito em São Paulo aumente 28,6% no próximo ano.

Pela proposta de Orçamento enviada à Câmara, esse valor deve atingir R$ 1,2 bilhão, ante os R$ 925 milhões previstos para 2013.


Fonte.: Folha de S. Paulo

Governo mineiro cria programa para renovação de frota



O Governo do Estado de Minas Gerais está lançando um programa de renovação de frota de caminhões válido local. A ideia, inédita no Estado, é trocar até 70 mil veículos com mais de 30 anos de idade da frota mineira.

A quantia de veículos passíveis de serem substituídos correspondem a quase a metade da meta de 150 mil caminhões previstos para todo o mercado nacional deste ano.

Além das montadoras, deverão participar também siderúrgicas com atuação no Estado, no processo de reciclagem do aço dos veículos.

Segundo o presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Luiz Moan, a idade mínima para que os caminhões possam se enquadrar no programa evita o surgimento de uma bolha de consumo no setor, o que poderia prejudicar as indústrias.

Moan destaca que a meta da entidade é fazer um programa federal. O programa federal de renovação de frota já foi discutido entre a CNT (Confederação Nacional do Transporte) e o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), mas não houve progresso, pois, segundo ele, cada entidade apresentou um programa em separado ao governo para a renovação de frotas.


Fonte.: Portal Transporta Brasil

Cobrança de pedágio é suspensa na RSC-287 em Venâncio Aires, RS




A cobrança de pedágio foi suspensa na praça da RSC-287 em Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, na noite da última segunda-feira (21). Segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), as cancelas foram levantadas às 21h16 por determinação da Justiça.

O CRBM informou que o mandado foi expedido pela Comarca de Venâncio Aires e chegou ao posto policial às 21h. O documento apresenta como justificativa a falta de serviços de manutenção, atendimento médico de emergência e socorro mecânico na rodovia, que liga os municípios de Tabaí, Taquari, Bom Retiro do Sul, Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul.

O presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luiz Carlos Bertotto, afirmou ao G1 que não foi notificado da decisão, e que o órgão responsável pela rodovia vai recorrer. Segundo ele, os serviços citados são realizados tanto na ERS-287 quanto nas demais rodovias administradas pela EGR.

"Estamos vendo a recuperação das pistas de maneira definitiva, devido às condições que encontramos. Estamos fazendo o que havíamos discutido com o Ministério Público, e não entendo o que falta", disse.

Bertotto afirmou que o atendimento médico é realizado pelas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e que uma empresa foi contratada para realizar a limpeza e manutenção das pistas. Ele lembrou que na segunda-feira (21) teve início a serviço de guincho para usuários e citou obras que são realizadas em rodovias estaduais de Lajeado e Coxilha.

MP pediu suspensão
O Ministério Público havia ajuizado no dia 9 de setembro uma ação civil pública pedindo a suspensão da cobrança em Venâncio Aires. De acordo com o promotor Pedro Rui da Fontoura Porto, a solicitação foi motivada pelas más condições da estrada.

Na ocasião, a assessoria de comunicação da EGR informou que a empresa não se pronunciaria enquanto não fosse notificada formalmente, e que já realizou uma operação tapa-buracos para minimizar os problemas no trecho.

O MP pedia a abstenção da cobrança até que ocorra "a disponibilização dos serviços, de forma adequada, segura e regular aos usuários". Segundo a ação, a RSC-287 possuía serviços de resgate, ambulância e guincho à disposição dos usuários quando o pedágio era explorado por uma empresa privada, e após a EGR assumir o controle houve "sucateamento". No início de setembro, protestos por melhorias foram realizados na região.


Fonte.: G1 RS

terça-feira, 22 de outubro de 2013

DER/PR deve divulgar restrição de horário de caminhões no ferryboat em novembro



Na última segunda-feira (14), o diretor jurídico da Agepar (Agência Reguladora do Paraná), Mauricio Ferrante, enviou e-mail ao deputado estadual Nelson Justus para comunicar que o DER estava contratando consultoria para contagem de tráfego e que com os números e mãos, “poderão, no prazo aproximado de 15 dias, serem ordenados os horários de tráfegos para caminhões”.

O Correio do Litoral.com teve acesso à mensagem que também traz anexa a Portaria nº 405/2013 do DER que dá preferência aos ônibus de linhas e de transporte escolar no embarque no ferryboat. A portaria foi assinada pelo diretor-geral do DER, Nelson Leal Junior, no dia 23 de setembro, logo depois da reunião realizada em Guaratuba com o deputado e a prefeita Evani Justus. Foi publicada no Diário Oficial do Estado do Paraná, nº 9054, de 30/09/2013.

Busca de solução

A limitação de horário para os caminhões tem sido cobrada há tempos pela administração como medida para agilizar a travessia e foi oficializada à Agepar no dia 1º de agosto em ofício entregue pessoalmente pela prefeita. Por se tratar de travessia em uma rodovia estadual, a Pr 412, a normatização referente ao tráfego cabe ao DER.

No dia 27 de setembro, o secretário de Governo e Urbanismo de Guaratuba, Carlos Carvalho, discutiu novamente a medida em reunião no DER que contou com a presença do presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Sergio Malucelli. O dirigente concordou com a medida mas solicitou que fosse feita uma campanha de orientação às empresas e aos caminhoneiros.

O tráfego de caminhões pelo ferryboat tem aumentado mês a mês e chegou ao extremo nos últimos dias. As filas chegaram à avenida Ponta Grossa, que fica a exatos 1.900 metros do porto de embarque.


Fonte.: Correio do Litoral

ANTT reajusta em 6,09% pedágio da BR-290/RS




A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o reajuste de 6,09% na Tarifa Básica de Pedágio (TBP) da BR-290/RS, trecho Osório-Porto Alegre - entroncamento BR-116/RS, entrada para Guaíba, explorado pela Concessionária da Rodovia Osório - Porto Alegre. O aumento é resultado da 24ª revisão ordinária e da 4ª revisão extraordinária das tarifas do contrato.

Com isso, a TBP passará de R$ 8,50 para R$ 9,30 nas praças de pedágio Santo Antonio da Patrulha e Eldorado do Sul; e de R$ 4,30 para R$ 4,70 na praça de pedágio Gravataí. Os novos valores começam a valer a partir da zero hora do dia 26 de outubro. A íntegra da decisão da ANTT está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 21.


Fonte.: Agência Estado

Acesso da Cônego a Cubatão será fechado




A Ecovias fechará ao tráfego, a partir desta terça-feira 22, a rampa de acesso do Km 268+600 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (sentido Leste, Guarujá) à Avenida Nove de Abril, na Vila Elizabeth. O objetivo da concessionária é demolir a atual rampa, construir uma nova alça e duplicar o trecho da terceira faixa da rodovia entre a Via Anchieta e o Viaduto Cosipão, no Vale do Rio Mogi.

Com a interdição, haverá prejuízos ao tráfego de carros de passeio e, principalmente, caminhões e ônibus em direção à Refinaria Presidente Bernardes-Cubatão (RPBC) e à Vila Elizabeth.

A interrupção no trecho será mantida de terça-feira até o dia 30 de setembro de 2014. As alternativas para o tráfego procedente de Cubatão no sentido da refinaria e das transportadoras situadas na Vila Elizabeth sugerem dois caminhos.

Um é pela principal entrada de veículos no Centro de Cubatão a partir da rodovia, que passa a ser a Avenida Joaquim Miguel Couto.

A segunda alternativa, segundo a Ecovias, é avançar por cerca de mais um quilômetro a partir do Km 268+600 até o viaduto sobre o Rio Perequê, situado no Km 267+500, pegar a marginal de acesso à Carbocloro e retornar por debaixo do viaduto.

Dali, o tráfego segue como se retornasse rumo a São Paulo, até atingir a alça da rodovia que dá acesso novamente à Avenida Nove de Abril no sentido da refinaria. A viagem será acrescida em cerca de dois quilômetros, considerando o atual trajeto.

Segurança
Segundo a Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a fim de assegurar a segurança dos usuários da rodovia, todo o trecho em obras será sinalizado apontando as duas alternativas de rotas sugeridas.

As obras fazem parte de um conjunto que inclui, ainda, a abertura de terceiras faixas, por oito quilômetro de extensão, nos dois sentidos da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, entre o Km 55 da Via Anchieta (onde está sendo erguido um novo anel viário) e o Viaduto Cosipão, nas proximidades da Usiminas.


Fonte.: A Tribuna

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Rodoanel ganha acesso à Ayrton Senna





Com turnos até mesmo aos finais de semana e madrugadas, as obras do trecho Leste do Rodoanel Governador Mário Covas (SP-21) já estão 64,5% concluídas. As últimas frentes de trabalho chegaram há algumas semanas ao km 35 da Rodovia Ayrton Senna (SP-70), em Itaquaquecetuba, onde um viaduto será construído.

As primeiras estacas fincadas estão visíveis aos motoristas que passam pelo local. Até fevereiro deve ter início o processo de estruturação das pistas elevadas, o que vai gerar interdições de várias faixas da estrada estadual.

A reportagem de O Diário fez uma visita ao canteiro de obras, localizado entre as ruas São Jorge e São Roque, na Vila Japão, na manhã da última quarta-feira (160, e observou o ritmo acelerado dos trabalhos. Apesar da chuva contínua que vem caindo sobre a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) nos últimos dias, os trabalhos de preenchimento de vigas com concreto e fincamento de estacas não estão prejudicados, afirmou a concessionária SPMar, responsável pela construção e gerenciamento do trecho.

O viaduto, chamado também de obra de arte, que cruzará a SP-70, começa na Estrada do Mandi e termina na Estrada do Corredor. A extensão será de 4 km. Todas as estacas já colocadas estão ao lado da pista sentido interior. Do outro lado, para quem segue à Capital, acontecem as intervenções de terraplanagem para o estacamento.


Fonte.: O Diário de Mogi

PAC 2 concluiu mais de 2.634 km de rodovias




O eixo transportes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 concluiu 2.634 quilômetros de rodovias, segundo o 8º balanço de execução da segunda fase do programa, divulgado na última quinta-feira, 17. De acordo com o levantamento, estão em andamento 7.150 quilômetros de obras em rodovias, sendo mais de 2,6 mil quilômetros de duplicação e adequação; e aproximadamente 4,5 mil quilômetros de pavimentação e construção.

No eixo ferrovias, o oitavo balanço do PAC registra a entrada em operação, em setembro deste ano, de mais de 84 quilômetros da extensão da Ferronorte - entre Rondonópolis e Alto Araguaia, no Mato Grosso, e o Pátio Intermodal de Rondonópolis. Há, ainda, 2.497 quilômetros em andamento, de acordo com o balanço.

Portos e aeroportos

O balanço do PAC 2 mostra que nos portos foram concluídas obras em três portos. Em aeroportos, o balanço contabilizou a conclusão das obras de ampliação do pátio dos aeroportos de Salvador e de Macapá. "No período, ainda formam iniciadas obras em quatro aeroportos, totalizando 25 ações em andamento, em 15 aeroportos", diz o comunicado do Ministério do Planejamento, referente ao balanço.

Já a capacidade do parque gerador do País foi aumentada em 9.231 MW pelo PAC 2. No quadrimestre, entrou em operação a primeira unidade geradora da hidrelétrica de Jirau (75 MW). No eixo Petróleo e Gás Natural, o balanço destacou o início de produção em seis novas plataformas, sendo três no pré-sal. São elas: PMXL-1, P-56, FPSO Itajaí, FPSO Anchieta, FPSO São Paulo e FPSO Paraty. As seis plataformas agregam uma capacidade adicional de 520 mil barris/doa de óleo e de 36,5 milhões de metros cúbicos por dia de gás.

Logística

Com dificuldades em conseguir levar a cabo as concessões de logística em transportes, o governo deixou de mencioná-las, pela primeira vez, no balanço da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2).

No documento divulgado não constam mais os projetos de rodovias, ferrovias e aeroportos que a presidente Dilma Rousseff pretende conceder à iniciativa privada.

Até então, todos estes empreendimentos eram detalhados no balanço do PAC, com o estágio de tramitação de projetos e editais, além da data estimada para o leilão. Agora, apenas as obras tocadas pelo próprio governo continuam discriminadas no documento.

A única concessão de transportes que foi mantida no balanço do PAC é o projeto do trem de alta velocidade que deve ligar Campinas a São Paulo e o Rio de Janeiro. Mas como o governo decidiu no mês passado adiar o processo de leilão do trem-bala por pelo menos um ano, o balanço não traz nenhuma data para a disputa.


Fonte.: Agencia Estado

Trânsito de carretas durante as obras da Ponte Estaiada será proibido



O Departamento de Trânsito e Transportes de Salto publicou em imprensa oficial, no dia 5 de outubro, a Portaria número 1, que proíbe o trânsito de veículos de carga articulados como carretas, durante as obras da Ponte Estaiada.

A partir do dia 4 de novembro, os motoristas devem evitar o trecho da SP-79 km 39 até cem metros da Ponte sobre o Rio Tietê e acessar o município pela SP-300 Rodovia Marechal Rondon km 97 ou pela SP- 75 km44.

Desde o dia 26 de setembro, a Avenida Vicente Schivitaro, via conhecida como Rua da Barra, já teve seu trânsito desviado no sentido Estação, devido ao canteiro de obras estar fixado no centro desta via.

O trecho que compreende o final da Rua Floriano Peixoto, em um curto espaço, tem sentido de mão única, em direção à Rua Marechal Deodoro. Dúvidas podem ser sanadas pelos telefones da GCM 199 ou Trânsito (11) 4028-3477.


Fonte.: Itu.com.br

Blitz na Dutra autua 12 caminhões com carga perigosa no Vale




Uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Via Dutra autuou 12 caminhões na última quarta-feira (16) por irregularidades. Os veículos transportavam carga perigosa.

A fiscalização ocorreu na altura do km 156 na pista sentido Rio de Janeiro, na altura de São José dos Campos. Todos os veículos parados apresentaram irregularidades que resultaram na aplicação de 20 multas.

A ação foi feira em parceria com a concessionária que administra a Dutra para avaliar as condições de tráfego, segurança e documentação dos veículos. A fiscalização ocorreu entre 9h e 13h.


Fonte.: G1