sexta-feira, 8 de março de 2013

Portuários ameaçam parar por 24 horas em todo o país no dia 19


Uma greve pode parar por 24 horas todos os portos do país no dia 19 deste mês se o governo não recuar em pontos chave da medida provisória que reforma o sistema portuário.

O anúncio da “greve preventiva” foi feita ontem no Senado pelo deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho, presidente da Força Sindical, após encontrar o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), durante uma marcha empreendida por centrais sindicais em Brasília.

Ainda na quarta-feira (06), o governador Beto Richa recebeu a União Geral dos Trabalhadores (UT) e declarou apoio ao movimento dos portuários. “Contem com nosso apoio. Sou totalmente contra a essa Medida Provisória que prejudica os trabalhadores portuários e restringe a atuação do governo estadual no Porto de Paranaguá”.

Fonte.: Gazeta do Povo

MPF quer instalar balanças em vias


O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) quer que sejam instaladas balanças de pesagem de veículos de carga nas principais rodovias federais que cortam o Ceará no prazo máximo de 180 dias. O pedido foi feito em ação civil pública, com pedido de liminar, ajuizada contra a União e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Para ingressar com a ação, a procuradora da República Nilce Cunha Rodrigues considerou a gravidade do problema relativo ao transporte de cargas de peso acima da capacidade do veículo, o que compromete a segurança das rodovias federais que cortam o estado. O caso foi investigado por meio de inquérito instaurado pelo MPF a partir de representação feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com a procuradora, o transporte inadequado de cargas diminui a vida útil do piso asfáltico e a trafegabilidade em condições normais, colocando em risco a vida dos usuários dessas estradas. Os danos causados ainda rendem graves prejuízos econômicos aos cofres públicos.

A ação solicita que sejam dispostas balanças de pesagem de veículos de carga nas rodovias federais de maior volume de tráfego, como as BRs 020, 116, 222 e 304, em locais apontados pela PRF. O MPF também quer que o Dnit, órgão responsável pelas estradas, faça, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal, a devida fiscalização desses veículos, aplicando aos infratores as penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro, com a efetivação da cobrança das multas. Para cada dia de descumprimento da decisão judicial, é previsto o pagamento de multa no valor total de R$ 3 mil.

Circulação

Em nota, o Dnit informou que opera o Plano Nacional de Pesagem (PNP), definido com base em critérios técnicos e estudos de tráfego e fluxo, considerando sempre a origem e destinação das cargas. A autarquia, porém, destacou que não pode se pronunciar sobre quaisquer ações sem o conhecimento oficial dos termos da mesma.

Fonte.: Diário do Nordeste


Obra do Rodoanel Norte começa semana que vem


Será iniciada na próxima semana a construção do Trecho Norte do Rodoanel. A previsão é que a via fique pronta em 2016, fechando o anel viário de 177 quilômetros que liga as principais rodovias que cortam a Grande São Paulo. A revelação sobre o início dos trabalhos foi feita pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) em entrevista exclusiva ao Diário.

Durante quase um ano, as obras do segmento Norte serão feitas concomitantemente com as do Leste, cuja construção começou em agosto de 2011 e deve ser finalizada em março do ano que vem. Será a primeira vez que dois trechos serão feitos ao mesmo tempo. A asa Norte terá 44 quilômetros e ligará a Rodovia Presidente Dutra com a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, antiga Estrada Campinas/São Paulo.

"Quando pronto, o Rodoanel irá ligar o Porto de Santos ao aeroporto de Guarulhos e o Grande ABC estará, definitivamente, na melhor esquina do Brasil" reiterou o governador. Alckmin afirmou que ainda não foi definido se a via será concessionada e, portanto, pedagiada.

A previsão apontada pelo governador é que o anel viário faça com que 17 mil caminhões deixem de circular pelas avenidas da Capital, reduzindo os congestionamentos, principalmente nas marginais do Tietê e do Pinheiros. A via terá ligação exclusiva - com 3,6 quilômetros de extensão - direto para o aeroporto internacional de Guarulhos.

O investimento aplicado será de R$ 3,9 bilhões - número 23,1% menor do que o valor de referência da licitação, de R$ 5 bilhões. A assinatura do contrato foi feita no mês passado. O valor total aplicado no empreendimento, incluindo as desapropriações, será de R$ 5,6 bilhões, sendo R$ 2 bilhões provenientes do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), R$ 1,72 bilhão do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e o restante do Estado. A obra foi dividida em seis lotes. Dois consórcios e duas empresas participarão do serviço.

A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) estima que seja necessário desapropriar 2.100 imóveis. Cerca de 3.800 famílias foram cadastradas para reassentamento. A empresa informa que já obteve da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) Licença Prévia Ambiental para todo o traçado e Licença de Instalação para as áreas classificadas como ‘prioridade 1'. Essa autorização permite o início dos trabalhos em 50% da área da rodovia. A maior parte do tramo será feita por túneis.

TRECHO LESTE

Alckmin vem ao Grande ABC para vistoriar as obras do Túnel Santa Luzia, em Ribeirão Pires, que já teve toda a perfuração concluída. Segundo o Estado, a passagem subterrânea está com 85% de avanço.

O governador afirma que já foram feitas 81% das desapropriações necessárias. O Trecho Leste terá 43,5 quilômetros e ligará Mauá a Arujá, passando por Ribeirão Pires, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Itaquaquecetuba e Guarulhos. Ao todo, o trecho terá 128 obras de arte, como pontes e viadutos, que somarão 16,8 quilômetros. Cerca de 1.500 pessoas trabalham na obra. A tecnologia usada reduz em 90% a supressão vegetal.

Fonte.: Diário do Grande ABC

quarta-feira, 6 de março de 2013

Alckmin assina decreto que acelera construção da 3ª faixa na SP 55



São Paulo deu mais um passo para a construção da terceira faixa da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP55). O governador Geraldo Alckmin assinou decreto que declara de utilidade pública (DUP) área de 1.030 metros e permite a desapropriação do local.

A ampliação da rodovia - 16 quilômetros de novas faixas de rolamento entre o km 262,75 e o km 269,2 - terá investimento de R$ 153 milhões. Com o decreto, a desapropriação dos imóveis será acelerada, conferindo ritmo à obra. De acordo com a concessionária, serviços como limpeza e sondagens de já foram iniciados.
 
A construção da terceira faixa integra o pacote de obras iniciado em dezembro e inclui um anel viário que liga essa rodovia às vias Anchieta (SP 150), Imigrantes (SP 160) e Padre Manoel da Nóbrega (SP 55). O investimento total é de R$ 328 milhões, com previsão de entrega em setembro de 2014.

Fonte: SP Notícias

Velocidade máxima na Tamoios cai para 60 km/h nesta quarta-feira


A velocidade máxima na Rodovias dos Tamoios (SP-99) será reduzida de 80 km/h para 60 km/h a partir desta quarta-feira (6) por conta da fase final na obra de duplicação do trecho de planalto, que está prevista para ser concluída no dia 16 de dezembro.

O motorista também precisa ficar atento a outra mudança -- a faixa adicional será extinta em toda a extensão do trecho de planalto e será transformada em canteiro de obras e acostamento. Após o término das obras, a velocidade máxima permitida deve ser retomada aos 80km/h.

Para concluir a duplicação, as obras serão feitas durante 24 horas do dia, com a implantação do terceiro turno e o número de operários na obra pode ultrapassar 2 mil, de acordo com o Estado. A medida pode causar transtorno aos motoristas e ampliar o tempo de viagem até o litoral norte paulista. Isso porque apenas uma faixa de rolamento para ir e voltar estará disponível para tráfego.

Em entrevista ao G1 em fevereiro, o diretor do Desenvolvimento Rodoviário (Dersa), órgão do Estado responsável pelas obras, Laurence Casagrande Lourenço, disse que somente a redução da velocidade deve gerar um aumento de 25% no tempo da viagem. De acordo com os dados, o tempo aproximado de percurso do trecho de planalto (kms 11 a 60) a uma velocidade de 80 km/h é de 37 minutos. O mesmo trajeto a uma velocidade máxima de 60 km/h dura 49 minutos, aproximadamente.

Contorno e Serra

No trecho de serra deve ser construída uma pista diferente da atual, que será utilizada apenas pelos motoristas que estão saindo do litoral norte sentido Vale do Paraíba. Já a pista atual ficará para os motoristas que estão descendo a serra sentido à praia. As obras devem começar no fim do ano. Já o contorno, o Estado deve definir na próxima semana a empresa que será responsável pelas obras.

Fonte: G1