Enquanto grande parte da indústria automobilística faz testes com
carros guiados e controlados por computador, o Japão vem desenvolvendo a
tecnologia em uma escala maior. A Nedo, corporação de desenvolvimento de
pesquisas financiada pelo governo japonês, experimentou com sucesso o
funcionamento de protótipos de caminhões de carga.
No ensaio realizado pela organização, um comboio de quatro caminhões
percorreu uma estrada, e somente o primeiro veículo era guiado por uma
pessoa. A tecnologia, parecida com a utilizada pelas mulas de carga robóticas
da Darpa, funciona com veículos automáticos equipados com câmeras, radares e
sensores e separados por uma distância de 15 metros.
Os caminhões copiam o movimento realizado pelo veículo conduzido por
um humano, garantindo assim que um volume maior de carga seja transportado ao
mesmo tempo. Além disso, a caravana também reduziria o consumo de combustível
em até 15%, uma vez que a primeira carreta recebe todo o vento sobre si,
diminuindo a resistência do ar sobre as demais, da mesma forma que as equipes
de ciclismo fazem em provas de longa distância.
O teste da Nedo provou que a tecnologia é segura e aplicável nas
estradas do Japão, porém ainda há muitas barreiras legais contra veículos sem
condutor trafegado em vias públicas. Enquanto essas dificuldades não são
contornadas, a organização de pesquisa já anunciou que fará mais testes para
melhorar seus protótipos, alguns agendados ainda esse ano.
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Fonte.: G1
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