sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Construção de alça de acesso modifica trânsito em Jundiaí, SP


As obras de construção de um novo trevo, na estrada de Jundiaí (SP) para quem chega de Itatiba (SP) pela Rodovia Constâncio Cintra, causaram modificações no trânsito do trecho. A alça de acesso ligará a rodovia e a Avenida Humberto Cereser, que vai para os bairros Caxambu e Jundiaí-Mirim.

Os motoristas que acessam os bairros precisam ter paciência, uma vez que a construção está causando congestionamento nos horários de pico. O acesso antigo foi interditado e outro foi aberto 50 metros à frente. O problema é que o acesso provisório fez com que o trecho, que antes era duplicado, passasse a ser mão dupla.

De acordo com a concessionária, a interdição deve durar até o fim do mês de dezembro. A sugestão para evitar o congestionamento é que, se possível, o motorista busque rotas alternativas, acessando os bairros por ruas e avenidas que saem do centro da cidade.

A obra faz parte da primeira fase de criação do novo trevo da rodovia, que está em processo de duplicação. Além do acesso, ainda estão em construção galerias pluviais, por onde deve escoar a água das chuvas.

Fonte.: G1

Obras na Baixada evitarão lentidão no SAI


Obras no trecho da Baixada Santista do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) irão evitar lentidão nos trajetos de subida e descida da serra. As intervenções foram autorizadas pela Artesp (Agência Reguladora de Transportes Públicos do Estado de São Paulo) na semana passada e custarão à Ecovias cerca de R$ 328 milhões. A previsão é que as atividades comecem no mês que vem e sejam concluídas no fim de 2014.

Para quem sai do Grande ABC em direção ao Litoral, a obra de maior impacto será a remodelação do trevo do km 55 da Anchieta, em Cubatão. "Esse ponto provoca gargalos em toda a rodovia. A eliminação dele irá melhorar a fluidez, inclusive para quem está subindo", informa o diretor superintendente da Ecovias, José Carlos Cassaniga.

Para a remodelação, será criado minianel viário, que ligará a Anchieta com as rodovias Imigrantes, Cônego Domênico Rangoni e Padre Manoel da Nóbrega. Será construído viaduto de 900 metros de extensão, com até cinco faixas de rolamento.

A outra intervenção será a ampliação da Cônego Domênico Rangoni (conhecida como Piaçaguera-Guarujá). Será criada terceira faixa nos dois sentidos, entre o km 262 e o km 269. "Isso também irá diminuir a retenção nos acessos a essa via pela Anchieta ou Imigrantes. Também facilitará a chegada ao Litoral Norte", explica Cassaniga.

IMIGRANTES

O diretor da Ecovias estima que as obras para criação de quinta faixa na Imigrantes, previstas para junho, devem ser antecipadas. No entanto, não foi divulgado o prazo. A nova faixa será na pista sentido São Paulo, entre o km 40 e o km 26.

Fonte.: Diário do Grande ABC

2ª praça de pedágio já esta em vigor na MT-130


Desde o início da operação em 15 de outubro, já foram disponibilizados para os usuários da rodovia MT-130, os serviços de socorro médico e mecânico, inspeção de tráfego, caminhão pipa além de prestação de atendimento telefônico gratuito aos usuários da rodovia e demais interessados.

A Morro da Mesa Concessionária de Rodovias S.A é responsável pelas melhorias realizadas no trecho da MT-130 entre Rondonópolis e Primavera do Leste, e disponibiliza o serviço de ouvidoria através do 0800 646 0130 que atende por 24 horas e pelo sitewww.morrodamesa.com.br.

Audiência Púbica

No último dia 17, representantes da concessionária Morro da Mesa, da Setpu (Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana) e da AGER (Agência de Regulação de Serviços Públicos no estado) participaram de Audiência Pública sobre a isenção de pagamento de pedágio na MT-130.

Foi decido pela formação de uma comissão que procurará minimizar os prejuízos contabilizados, principalmente pelos pequenos produtores que residem num raio de até 30 quilômetros do local e que abastecem o município de Rondonópolis, bem como, servidores das áreas da Saúde e de Educação, que trabalham na zona rural e necessitam passar pelo pedágio para exercerem suas profissões.

A audiência foi realizada no plenário da Câmara Municipal e conduzida pelos Deputados Estaduais Sebastião Machado Rezende (PR) e Hermínio J. Barreto (PR).

Fonte.: Circuito MT

Combustível pode ficar até 15% mais caro


Correndo o risco de interromper investimentos e obras, executivos da Petrobras já falam da necessidade de dois aumentos para a gasolina e o diesel no ano que vem, segundo assessores da presidente Dilma Rousseff.

Nos planos da estatal, a dúvida seria se o aumento viria em fevereiro e de uma vez só -de cerca de 12% a 15%- ou seria seria dividido em dois, um em fevereiro e outro em agosto, de 5% a 6%.
A possibilidade de haver um aumento no ano que vem e outro em 2014 é descartada por conta das eleições.

Futuros reajustes serão necessariamente repassados aos consumidores com impacto sobre a inflação, uma vez que a Cide, contribuição paga pelo setor, já foi zerada para evitar repasses de aumentos anteriores.

O mais recente aumento da gasolina aconteceu em junho, de 7,83%. O preço do diesel sofreu ajuste de 3,94%. O reajuste da gasolina não foi repassado ao consumidor.

INVESTIMENTO

Os preços dos combustíveis estão defasados em cerca de 25% em relação ao mercado internacional, segundo analistas, o que, aliado à queda de produção da companhia, compromete os elevados investimentos, dizem fontes ouvidas pela Folha.

Nos bastidores, fala-se até na hipótese de a empresa ser rebaixada pelas agências de classificação de risco caso o aumento não se concretize.

Com previsão de investir US$ 236,5 bilhões até 2016, além de deter 30% de todos os blocos do pré-sal que serão licitados no ano que vem, a companhia terá que se endividar muito para dar conta de tantos compromissos.

Para evitar eventual queda pelas agência de "rating", a estatal terá que cortar investimentos em projetos que não começaram ou que estão no início, como as refinarias do Nordeste, o que contraria os planos do governo. Um corte na nota pode elevar os custos de captar dinheiro.

A presidente Graça Foster colocou, em junho, 147 projetos em avaliação, no valor de US$ 27,8 bilhões, sendo metade da área de refino.

PERIGO

Um dado concreto preocupa a cúpula da Petrobras: a relação entre endividamento líquido da estatal sobre o Ebtida (indicador que mede a capacidade de geração de caixa) está perto do quociente 2,5- patamar considerado confortável, mas limite. Se essa razão chegar a 3, a luz de perigo começará a piscar.

Neste ano, a companhia captou US$ 18 bilhões e continua abaixo da meta máxima de alavancagem (relação entre rentabilidade e endividamento), de 35%.

Segundo o balanço do terceiro trimestre, a alavancagem em setembro era de 29%.

Segundo executivos ouvidos pela Folha, na hipótese do reajuste zero, a companhia não chegaria a perder seu "grau de investimento global", pois nenhum investidor duvidaria da capacidade de uma instituição desse porte deixar de honrar seus compromissos.
Procurada, a assessoria de imprensa da estatal disse que não comentaria o assunto.

Fonte.: Folha de S. Paulo

Greve de auditores da Receita prende caminhões na fronteira



Mais de cem caminhões estão parados, desde terça-feira (20), na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Nenhuma carga sai ou entra, porque auditores da Receita Federal aderiram à paralisação nacional da categoria.

No Paraná, os auditores que trabalham no oeste do estado não liberam a entrada ou saída de cargas no porto seco, que fica em Guaíra, na fronteira com o Paraguai. Sob um forte calor, 140 caminhões carregados com arroz, milho, ração e trigo lotam o pátio. No local trabalham nove auditores, que conseguem liberar até 120 cargas por dia. Eles prometem manter tudo parado até segunda (26).

A greve dos auditores fiscais em todo o Brasil completou cinco meses no último domingo. Eles pedem 30% de reajuste nos salários. O governo já ofereceu a metade, para ser paga ao longo dos próximos três anos, mas a categoria não aceitou.

Fonte: Bom Dia Brasil – TV Globo