A partir das 12h deste domingo, o tráfego no viaduto Engenheiro
Orlando Murgel, no centro, será liberado para carros e motos. Hoje, das 5h às
22h, os veículos de passeio estão proibidos de transitar pela via, que passa
por obras emergenciais.
Com a liberação, haverá alterações no trânsito da região. Uma delas é
a implantação de mão dupla na alameda Eduardo Prado, entre a avenida Rio
Branco e a alameda Barão de Piracicaba.
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Fonte.: Folha de S. Paulo
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sexta-feira, 15 de março de 2013
Viaduto Orlando Murgel será liberado para carros no domingo
Codesp ampliará controle sobre caminhões no complexo santista
A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), responsável por
administrar o Porto de Santos, informou, a representantes de terminais
portuários da Margem Esquerda (Guarujá), que irá aprimorar o controle e o
monitoramento da chegada de caminhões ao complexo santista. O anúncio ocorreu
na quarta-feira (13), durante a primeira reunião entre a Autoridade Portuária e
executivos das empresas após o início dos congestionamentos no sistema viário
na região, motivados, entre outros fatores, pelo escoamento da safra de
grãos.
Participaram da reunião representantes do Terminal Marítimo
Sucocítrico Cutrale, do Terminal Exportador (Teg), do Terminal Exportador de
Açúcar de Guarujá (Teag) e do Terminal Marítimo de Guarujá (Termag), além de
diretores da estatal. No encontro, os agentes das empresas – que trabalham
com caminhões graneleiros – afirmaram que estão com o recebimento das cargas
atualmente “sob controle”.
Apesar disso, no fim da tarde de ontem, a Ecovias, concessionária do
Sistema Anchieta-Imigrantes e da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, principais
vias de acesso ao Porto, registrou pico de 17 quilômetros de
congestionamento. Por isso, a Codesp solicitou, ainda, o “engajamento” dos
terminais na organização do trânsito no entorno do complexo portuário.
Veracidade
Na reunião, diretores da Docas ressaltaram a “discrepância” entre as
quantidades de veículos previstos para descarregar nos terminais e as
operações realizadas. “Exemplo do Teg, com 110 (veículos) previstos num dia,
porém 318 realizados”, destacou a companhia na ata da sessão. A Autoridade
Portuária também citou a falta de dados do TGG e da Cutrale, cobrando solução
e a regularização das informações.
Até então, o Rodopark e o Ecopátio, os únicos bolsões de
estacionamento da região para caminhões com destino ao Porto, eram as fontes
de informação da Codesp sobre a quantidade de veículos que seguiam para o
cais. Na reunião, também foi afirmado que, diferente do previsto, a maioria
das vagas nesses pátios é preenchida por veículos com contêineres vazios.
Diante dessa situação, e como adiantado por A Tribuna no último
sábado, a estatal informou que vai controlar a chegada desses veículos por um
sistema de reconhecimento de caracteres (OCR) implementado há dois anos - mas
sem funcionamento pleno até então. Além disso, ela verificará a veracidade
dos agendamentos de carga e descarga e acompanhará, por meio das câmeras do
sistema de segurança do Porto (do ISPS Code) na Rua do Adubo, a identificação
desses veículos.
Justificativa
Ao término da sessão, foi concluído que os últimos congestionamentos
na região foram reflexo de problemas envolvendo a Santos Brasil
(instabilidade de seu sistema), dos protestos de caminhoneiros que pararam o
Tecon e das composições ferroviárias que não obedeciam ao tempo de espera
mínimo (para liberar o fluxo de caminhões). Foram considerados, também, a
demanda da safra.
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Fonte.: A Tribuna
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Câmara aprova reembolso de taxa de inspeção, na 1ª vitória de Haddad
Sem o apoio da maioria do PSD do aliado Gilberto Kassab, o prefeito
Fernando Haddad (PT) conseguiu aprovar ontem, em primeira votação, o seu
projeto que muda as regras da inspeção veicular.
Entre outros pontos, a proposta permite o reembolso da taxa de R$
47,44 a quem tiver veículo aprovado na vistoria.
Também autoriza Haddad a cobrar a taxa de veículos com placas de
outras cidades que circulem ao menos 120 dias por ano na cidade.
Em seu primeiro teste na Câmara, o prefeito contou com 33 votos a
favor e 13 contra -todos de oposicionistas declarados (PSDB, PPS, PSOL e
Gilberto Natalini, do PV).
A surpresa foi o comportamento da bancada kassabista. Dos oito
vereadores do PSD, só Souza Santos votou a favor. Quatro se abstiveram (Marco
Aurélio Cunha, José Police Neto, Coronel Camilo e Marta Costa) e três não
estavam na votação: Antonio Goulart, David Soares e a líder da legenda, Edir
Sales.
Kassab e Haddad mantêm o bom relacionamento iniciado na transição,
mesmo após o petista atacar a gestão anterior várias vezes no início do seu
mandato. O PSD negocia cargo no governo Dilma.
A oposição, que tentou adiar a votação, disse considerar o projeto um
"cheque em branco" a Haddad, pois não especifica a periodicidade da
inspeção (hoje é anual) nem quais empresas serão contratadas para fazer a
análise de emissão de poluentes.
O que é quase certo é que a Controlar, que faz a vistoria hoje,
perderá o contrato.
Para emperrar a votação, a oposição apresentou substitutivo -que
mantinha a taxa sem reembolso e a concessão do serviço como é hoje-,
rejeitado pelo chamado "rolo compressor" governista.
Sem pé nem cabeça - "Vamos nos abster para ver se o projeto
melhora para a segunda votação. O projeto está sem pé nem cabeça, precisa
aprimorar", disse Marco Aurélio Cunha (PSD). Ele disse que Kassab deixou
o partido livre para votar.
Além da possibilidade de descentralização do serviço, hoje nas mãos da
Controlar. o que dificultaria a fiscalização, e da possibilidade de a
vistoria ocorrer a cada dois anos, a oposição questionou os custos bancários
para fazer a devolução.
"O prefeito tinha que cumprir a promessa de campanha, mas não
adianta tergiversar sobre o tema, se vai ou não tirar a empresa, se vai ser a
cada dois anos. Queremos saber como ele vai fazer para não onerar os cofres
públicos com a devolução", disse Andrea Matarazzo (PSDB).
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Fonte.: Folha de S. Paulo
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Decreto restringe circulação de caminhões em Cubatão
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