sexta-feira, 15 de março de 2013

Viaduto Orlando Murgel será liberado para carros no domingo


A partir das 12h deste domingo, o tráfego no viaduto Engenheiro Orlando Murgel, no centro, será liberado para carros e motos. Hoje, das 5h às 22h, os veículos de passeio estão proibidos de transitar pela via, que passa por obras emergenciais.

Com a liberação, haverá alterações no trânsito da região. Uma delas é a implantação de mão dupla na alameda Eduardo Prado, entre a avenida Rio Branco e a alameda Barão de Piracicaba.

Fonte.: Folha de S. Paulo


Codesp ampliará controle sobre caminhões no complexo santista


A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), responsável por administrar o Porto de Santos, informou, a representantes de terminais portuários da Margem Esquerda (Guarujá), que irá aprimorar o controle e o monitoramento da chegada de caminhões ao complexo santista. O anúncio ocorreu na quarta-feira (13), durante a primeira reunião entre a Autoridade Portuária e executivos das empresas após o início dos congestionamentos no sistema viário na região, motivados, entre outros fatores, pelo escoamento da safra de grãos.

Participaram da reunião representantes do Terminal Marítimo Sucocítrico Cutrale, do Terminal Exportador (Teg), do Terminal Exportador de Açúcar de Guarujá (Teag) e do Terminal Marítimo de Guarujá (Termag), além de diretores da estatal. No encontro, os agentes das empresas – que trabalham com caminhões graneleiros – afirmaram que estão com o recebimento das cargas atualmente “sob controle”.

Apesar disso, no fim da tarde de ontem, a Ecovias, concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes e da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, principais vias de acesso ao Porto, registrou pico de 17 quilômetros de congestionamento. Por isso, a Codesp solicitou, ainda, o “engajamento” dos terminais na organização do trânsito no entorno do complexo portuário.

Veracidade

Na reunião, diretores da Docas ressaltaram a “discrepância” entre as quantidades de veículos previstos para descarregar nos terminais e as operações realizadas. “Exemplo do Teg, com 110 (veículos) previstos num dia, porém 318 realizados”, destacou a companhia na ata da sessão. A Autoridade Portuária também citou a falta de dados do TGG e da Cutrale, cobrando solução e a regularização das informações.

Até então, o Rodopark e o Ecopátio, os únicos bolsões de estacionamento da região para caminhões com destino ao Porto, eram as fontes de informação da Codesp sobre a quantidade de veículos que seguiam para o cais. Na reunião, também foi afirmado que, diferente do previsto, a maioria das vagas nesses pátios é preenchida por veículos com contêineres vazios.

Diante dessa situação, e como adiantado por A Tribuna no último sábado, a estatal informou que vai controlar a chegada desses veículos por um sistema de reconhecimento de caracteres (OCR) implementado há dois anos - mas sem funcionamento pleno até então. Além disso, ela verificará a veracidade dos agendamentos de carga e descarga e acompanhará, por meio das câmeras do sistema de segurança do Porto (do ISPS Code) na Rua do Adubo, a identificação desses veículos.

Justificativa

Ao término da sessão, foi concluído que os últimos congestionamentos na região foram reflexo de problemas envolvendo a Santos Brasil (instabilidade de seu sistema), dos protestos de caminhoneiros que pararam o Tecon e das composições ferroviárias que não obedeciam ao tempo de espera mínimo (para liberar o fluxo de caminhões). Foram considerados, também, a demanda da safra.

Fonte.: A Tribuna

Câmara aprova reembolso de taxa de inspeção, na 1ª vitória de Haddad


Sem o apoio da maioria do PSD do aliado Gilberto Kassab, o prefeito Fernando Haddad (PT) conseguiu aprovar ontem, em primeira votação, o seu projeto que muda as regras da inspeção veicular.
Entre outros pontos, a proposta permite o reembolso da taxa de R$ 47,44 a quem tiver veículo aprovado na vistoria.

Também autoriza Haddad a cobrar a taxa de veículos com placas de outras cidades que circulem ao menos 120 dias por ano na cidade.

Em seu primeiro teste na Câmara, o prefeito contou com 33 votos a favor e 13 contra -todos de oposicionistas declarados (PSDB, PPS, PSOL e Gilberto Natalini, do PV).

A surpresa foi o comportamento da bancada kassabista. Dos oito vereadores do PSD, só Souza Santos votou a favor. Quatro se abstiveram (Marco Aurélio Cunha, José Police Neto, Coronel Camilo e Marta Costa) e três não estavam na votação: Antonio Goulart, David Soares e a líder da legenda, Edir Sales.
Kassab e Haddad mantêm o bom relacionamento iniciado na transição, mesmo após o petista atacar a gestão anterior várias vezes no início do seu mandato. O PSD negocia cargo no governo Dilma.

A oposição, que tentou adiar a votação, disse considerar o projeto um "cheque em branco" a Haddad, pois não especifica a periodicidade da inspeção (hoje é anual) nem quais empresas serão contratadas para fazer a análise de emissão de poluentes.

O que é quase certo é que a Controlar, que faz a vistoria hoje, perderá o contrato.
Para emperrar a votação, a oposição apresentou substitutivo -que mantinha a taxa sem reembolso e a concessão do serviço como é hoje-, rejeitado pelo chamado "rolo compressor" governista.

Sem pé nem cabeça - "Vamos nos abster para ver se o projeto melhora para a segunda votação. O projeto está sem pé nem cabeça, precisa aprimorar", disse Marco Aurélio Cunha (PSD). Ele disse que Kassab deixou o partido livre para votar.

Além da possibilidade de descentralização do serviço, hoje nas mãos da Controlar. o que dificultaria a fiscalização, e da possibilidade de a vistoria ocorrer a cada dois anos, a oposição questionou os custos bancários para fazer a devolução.

"O prefeito tinha que cumprir a promessa de campanha, mas não adianta tergiversar sobre o tema, se vai ou não tirar a empresa, se vai ser a cada dois anos. Queremos saber como ele vai fazer para não onerar os cofres públicos com a devolução", disse Andrea Matarazzo (PSDB).

Fonte.: Folha de S. Paulo


Decreto restringe circulação de caminhões em Cubatão


A prefeita Márcia Rosa publicou decreto na tarde desta quarta-feira restringindo a circulação de veículos de transporte de cargas no perímetro urbano de Cubatão. A medida foi adotada em decorrência do caos registrado nas vias públicas do Município, motivado pelo escoamento da safra de grãos.

Pelo decreto municipal 10.021/2013, fica proibida, a partir da meia noite de sexta-feira (15), a circulação de caminhões, carretas e semirreboques, ainda que sem cargas, nos seguintes locais: alça de acesso da Rodovia Anchieta, sentido Capital (SP-150), com a Avenida Tancredo de Almeida Neves; alça de acesso da Rodovia Anchieta, sentido Capital (SP-150), com a Avenida Martins Fontes; alça de acesso da Rodovia Anchieta, sentido Santos (SP-150), com a Avenida Martins Fontes; alça de acesso da Rodovia Cônego Domenico Rangoni, sentido Guarujá (SP-55), com a Avenida Jornalista Giusfredo Santini e alça de acesso da Rodovia Cônego Domenico Rangoni, sentido Guarujá (SP-55), com a Avenida Joaquim Miguel Couto.

Os veículos infratores estarão sujeitos a penalidade de multa à empresa ou pessoa proprietária do veículo, equivalente a R$ 1.150,00, aplicada pela Companhia Municipal de Trânsito (CMT).

A medida foi anunciada por Marcia Rosa em reunião na tarde desta quarta com representantes do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Polícia Militar e Polícia Rodoviária. De acordo com a chefe do Executivo, a medida é necessária, frente aos diversos transtornos provocados à população.

“Sabemos da nossa vocação industrial, mas tivemos inúmeros prejuízos à Cidade, com o tráfego de veículos provenientes das rodovias que nos cercam. Vamos procurar todos os órgãos envolvidos – Codesp, Ecovias, Indústria, além das prefeituras da região – e buscar soluções conjuntas para que a Baixada não enfrente esse transtorno diário”.

Transtornos

O caos no trânsito registrado na manhã desta quarta-feira nas rodovias que cortam Cubatão e também na área central do Município levou a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) a suspender esta tarde o transporte escolar gratuito oferecido aos estudantes que residem em áreas periféricas da Cidade.

A medida foi adotada para não expor as crianças a horas paradas no trânsito, já que a locomoção ficou prejudicada em vários pontos do Município. Além de interferir na rotina escolar, o caos no trânsito também causou transtorno em outros serviços pblicos, como o transporte coletivo e a coleta de lixo.

O corpo docente do Município também foi afetado pelo congestionamento. Muitos professores ficaram presos no congestionamento das vias Anchieta e Imigrantes.

Lixo

O chefe da Divisão de Limpeza Urbana, Edilton Barbosa Santos, informou ainda que o congestionamento na Rodovia Cônego Domênico Rangoni, no sentido Guarujá, bloqueou o acesso dos caminhões de coleta ao aterro sanitário Terrestre Ambiental, localizado no Morro das Neves, na Área Continental de Santos.

“O serviço de cata-treco, que hoje seria realizado na Vila Nova, também ficou prejudicado”, disse Santos. “Estamos nos esforçando para cumprir a programação de limpeza da cidade com o menos impacto possível, mas os serviços rotineiros, inclusive a coleta docimiliar, sofrerão atrasos”.

Fonte.: A Tribuna On-line