Criada em 1989 a RDC dedica-se ao desenvolvimento de soluções integradas de softwares de gestão corporativa e logística para o mercado latino americano. Empresa genuinamente brasileira, a RDC busca atender às necessidades específicas de seus clientes. Como consequência conquistou a liderança nacional em soluções para o setor de armazenamento, movimentação e distribuição de veículos zero km.
sexta-feira, 1 de agosto de 2014
Projeto permite substituir carteira de motorista roubada por boletim de ocorrência
O Projeto de Lei 6415/13, em análise na Câmara dos Deputados, permite aos motoristas substituir a carteira nacional de habilitação (CNH) pelo boletim de ocorrência e o pedido de segunda via, em caso de perda ou roubo do documento. Pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Lei 9.503/97), dirigir sem carteira constitui infração grave, punida com multa de R$ 574,62 e apreensão do veículo.
De acordo com o autor da proposta, deputado Giovani Cherini (PDT-RS), mesmo quando o motorista é assaltado ou perde os documentos, fica sujeito ao rigor da lei. “Além de ter que enfrentar a burocracia para retirar novo documento, o cidadão fica impossibilitado de usufruir o direito de conduzir seu veículo até a nova impressão da CNH”, ressalta.
Tramitação
Em caráter conclusivo, o projeto foi encaminhado às Comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Agência Câmara
Congestionamentos no Rio e em São Paulo custam R$ 98,4 bi, diz Firjan
O custo dos congestionamentos nas duas principais regiões metropolitanas do País — Rio de Janeiro e São Paulo — ultrapassou R$ 98 bilhões em 2013, valor superior ao PIB (Produto Interno Bruto), que é a soma de todas as riquezas produzidas, de 17 Estados, entre eles Espírito Santo, Ceará, Pará e Mato Grosso.
O valor equivale a 2% do PIB brasileiro e a 2,3 vezes o investimento previsto na concessão de 7.500 km de rodovias para os próximos 25 anos. Os dados foram divulgados no estudo “Os custos da (i)mobilidade nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo”, do Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado Rio de Janeiro).
O levantamento aponta que os períodos de pico nas duas regiões metropolitanas já atingem 11 horas, sendo que no Rio de Janeiro ocorrem das 5h30 às 11h e das 14h30 às 19h30; e em São Paulo das 5h30 às 8h30, das 10h30 às 14h30 e das 17h30 às 19h.
Na região metropolitana do Rio de Janeiro, o tempo perdido todo dia em congestionamentos de 130 km, em média, trouxe prejuízo econômico de R$ 29 bilhões em 2013, o que equivale a 8,2% do PIB metropolitano.
A estimativa é de que em 2022 a extensão dos congestionamentos poderá atingir 182 km e o custo seja de R$ 40 bilhões. A previsão considera a hipótese de que não sejam realizados novos investimentos além dos já previstos relacionados à ampliação da infraestrutura de transportes (especialmente trem, metrô e barcas) e também as projeções de crescimento populacional e de frota de veículos nos próximos anos.
Já nos 39 municípios da região metropolitana de São Paulo, os congestionamentos atingiram, em média, 300 km por dia em 2013 e o custo relacionado foi de R$ 69,4 bilhões. O valor equivale a 7,8% do PIB metropolitano.
De acordo com as estimativas da Firjan, não havendo intervenções para ampliar significativamente o transporte de massa, os congestionamentos poderão atingir 357 km em 2022, ao custo de R$ 120 bilhões.
Soluções
De acordo com a Firjan, a principal solução para a questão de mobilidade urbana é a realização de um planejamento integrado, que envolva todos os municípios metropolitanos e permita a desconcentração da oferta de atividades — como educação, saúde, comércio e produção industrial — levando infraestrutura e emprego para perto de onde moram as pessoas.
A atual concentração, segundo a Federação, obriga a população a realizar longos deslocamentos diários, em um mesmo sentido e horário. A ampliação da cobertura de transporte de massa, com ramificação para áreas de grande concentração habitacional, evitaria a utilização excessiva do transporte rodoviário, ajudando a melhorar sensivelmente a mobilidade.
Fonte: R7
quinta-feira, 31 de julho de 2014
Governo federal aprova instalação de fábrica chinesa de caminhões em SC
A instalação de uma montadora da Sinotruk, fabricante chinesa de caminhões, em Lages, na Serra catarinense, foi aprovada pelo governo federal. A decisão foi confirmada durante uma reunião no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em Brasília. A unidade de Lages será a primeira fábrica do grupo fora da China.
A unidade catarinense da empresa será construída no Polo Industrial de Índios, em Lages, ao lado da BR-282. O terreno, com cerca de 150 hectares, foi adquirido como parte de um acordo de cooperação técnico institucional firmado entre a SC Par, Secretaria da Fazenda e Prefeitura de Lages, para a implantação do polo.
A expectativa da Sinotruk é iniciar os trabalhos de terraplanagem no local nos próximos dias. O investimento total na fábrica deve chegar a R$ 300 milhões com a criação de pelo menos 180 empregos diretos. No primeiro ano de operação, a previsão é de que sejam montados 400 caminhões da linha pesada, com mais de 25 toneladas, em cada turno. Posteriormente, a capacidade de produção pode chegar a cinco mil veículos por turno a cada ano.
De acordo com o presidente da SC Participações e Parcerias, Paulo César da Costa, a Sinotruk deve iniciar a produção de veículos em solo catarinense em até dois anos, como prevê o acordo do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto).
"O acordo abrange o benefício do Inovar-Auto, que isenta o pagamento de 30% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), um pacote de benefícios do estado em áreas do Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (PRODEC) e do Pró-Emprego, além de incentivos municipais", afirmou Costa.
Fonte: G1 Santa Catarina
quarta-feira, 30 de julho de 2014
Prazo para mudança gratuita de CNH pelo SEST SENAT termina nesta quarta-feira (30/7)
O SEST SENAT, entidade de serviços e de aprendizado do transporte, aceitará, até esta quarta-feira (30/7), as inscrições para o projeto Habilitação Profissional para o Transporte.
Com isso, o interessado poderá alterar gratuitamente a categoria da CNH. O SEST SENAT prevê a mudança para 50 mil motoristas em todo o Brasil. A ideia é auxiliar o setor a diminuir o déficit de motoristas de caminhão, que passa dos 100 mil.
Conforme as regras do projeto, quem tem CNH categoria B poderá obter a C, e os motoristas profissionais que já têm categoria C poderão participar do programa para obter a categoria D, para a maioria dos veículos de cargas, e a E, para a condução de veículos articulados.
O programa também envolve o treinamento dos condutores em simuladores de direção.
Para participar, o motorista deverá ter entre 21 e 45 anos de idade, com renda familiar de até três salários mínimos e participação obrigatória nos cursos de formação de novos motoristas nas mais de 100 unidades do SEST SENAT. Os candidatos também precisam assinar um termo de compromisso de trabalhar no setor de transporte para obter o benefício.
Clique no link abaixo para acessar o formulário de inscrição: http://app2.sestsenat.org.br/ProjetoRenovacaoCNH/
Para obter mais informações, entre em contato com o SEST SENAT pelo telefone gratuito 0800 728 2891.
Fonte: Portal Transporta Brasil
Porto de Santos inicia testes operacionais com controle do acesso de caminhões
Em cerca de 20 dias, vão começar os testes operacionais do sistema automatizado que controlará o acesso de caminhões ao Porto de Santos. O plano das autoridades é conseguir, no início do próximo ano, supervisionar de forma automática a chegada de veículos graneleiros ao cais santista.
O controle será feito por sensores e câmeras instalados em rodovias e no complexo portuário e que vão identificar os caminhões com destino a Santos. Os dados obtidos por esses equipamentos serão transmitidos por um conjunto de antenas até a central de controle – que funcionará na sede da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária) e irá verificar se o veículo chegará ao terminal no horário agendado previamente.
Para isto, até outubro, as antenas que funcionarão nas rodovias – ligando as zonas produtoras de grãos, no Centro-Oeste, até Santos – terão de ser instaladas. Parte já foi implantada. Esse serviço é coordenado pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL).
As antenas portuárias serão adquiridas no próximo mês. No dia 18, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária) abrirá as propostas da licitação organizada para a contratação da empresa que irá fornecer e fixar esses aparelhos, além de elaborar seu projeto de funcionamento e desenvolver, por 16 meses, as câmeras e os softwares necessários.
Essa concorrência será feita através do Regime Diferenciado de Contratações (RDC). Trata-se de um modelo de licitação mais ágil. Nele, as fases da concorrência são invertidas. Primeiro, há a análise das ofertas de preço. E apenas a concorrente escolhida tem seus documentos de habilitação analisados. Outro diferencial é que o Governo não precisa realizar os projetos da obra, repassando-os para a companhia vencedora.
O agendamento da chegada de caminhões foi a forma encontrada pelo Governo Federal para impedir a repetição dos congestionamentos que atingiram os acessos rodoviários à Baixada Santista no início do ano passado. O caos viário verificado na época foi causado pela chegada descontrolada de um grande número de veículos em direção ao Porto e às cidades da região.
O monitoramento – já a partir das estradas – dos veículos que seguem em direção ao cais santista integra o programa Cadeia Logística Inteligente, elaborado pela Secretaria de Portos (SEP) e que conta com R$ 115 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a ser implantado em vários portos.
O planejamento envolve os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e dos Transportes e a SEP. Para que ele seja colocado em prática, foi criado o Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) para Gestão do Escoamento da Safra.
Programação
“Em janeiro, começa (o monitoramento), no mínimo, dos (caminhões com) granéis de origem vegetal, mas a ideia é começar com todos (os veículos de carga). Tudo automatizado e com a implantação de novo sistema, feito através de uma parceria com outros órgãos do Governo”, explicou Luís Cláudio Santana Montenegro, diretor de Planejamento Estratégico e Controle da Docas.
O plano, segundo Montenegro, é iniciar a fase de testes dos novos equipamentos e da tecnologia no final do próximo mês. “A gente vai olhar se o caminhão agendou, se chegou na janela (o período agendado). Vamos testar com os novos sistemas e os novos equipamentos”.
Concluídos os testes em agosto e comprovada a eficácia do sistema, a fase seguinte é a instalação de todas as antenas definitivas até setembro. Todas serão viabilizadas pela EPL.
Porto
No Porto de Santos, a Codesp cuidará da central de controle do sistema. Seus próprios funcionários vão operá-lo.
A ideia é que a Docas também instale etiquetas inteligentes nos caminhões que acessam o Porto. Os veículos serão recadastrados e também haverá leitura eletrônica das placas.
Todos os terminais privados da região vão precisar adquirir equipamentos como câmeras e leitores de caracteres (já presentes na maioria das instalações). A padronização da tecnologia e a comunicação com o sistema já foram definidos pela Autoridade Portuária.
“Fizemos a especificação técnica dos equipamentos. Ela está pronta e estamos enviando uma minuta para eles (os terminais) olharem. Ainda está sendo produzida uma minuta de resolução. Os terminais vão ter o mesmo prazo que a gente (Codesp) vai ter para comprar os equipamentos e instalar. Não é muita coisa porque eles já têm esses equipamentos. É aprimorar e colocá-los, comunicando-os com o sistema do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados)”, explicou Montenegro.
Para o diretor, a automação do controle do tráfego de caminhões no Porto eliminará o trabalho manual de inserção das informações no sistema, feito hoje pela estatal.
Fonte: Portogente
terça-feira, 29 de julho de 2014
Restrição para circulação de caminhões passa a valer na av. Djalma Batista, em Manaus
Em 15 dias a Prefeitura de Manaus vai estender a área de restrição para circulação de veículos pesados para a avenida Djalma Batista, um dos principais corredores viários da cidade no eixo Norte-Sul. A exemplo do que ocorre na avenida Constantino Nery, a restrição terá dois horários para circulação desses veículos.
O primeiro horário, chamado de Máxima Restrição, restringe a circulação de veículos pesados das 6h às 9h e das 17h às 20h, quando só será permitida a circulação de veículos com até 8 toneladas de Peso Bruto Total. O segundo horário, de Média Restrição, será de 9h às 17h, quando será permitida a circulação de veículos de até 16 toneladas de PBT.
Antes disso, a partir desta quarta (30) a prefeitura inicia a campanha de orientação que será desenvolvida durante 15 dias por educadores e agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) em uma barreira montada no início da avenida, ao lado do viaduto Ayrton Senna, sentido bairro/Centro.
Após o período de orientação, a fiscalização do Manaustrans será realizada por agentes de trânsito em motocicletas e posicionados ao longo da via. Ao flagrarem um veículo fora das normas, o agente vai abordar o condutor para orientar a retirada do caminhão da avenida. A sinalização implantada na via vai alertar motoristas sobre as novas regras de circulação.
Transitar com veículo com dimensões ou carga superior à máxima permitida é infração grave, com multa de R$ 127,69 e 5 pontos na Carteira de Habilitação. Caso o condutor circule na via em horário não permitido, é infração média, com multa de R$ 85,13 e 4 pontos na CNH.
Além da Djalma Batista, a restrição de circulação está em vigor na avenida Constantino Nery e em trechos de 12 ruas do centro da cidade. A Prefeitura de Manaus já desenvolve estudos para ampliar a restrição para as avenidas Darcy Vargas, Efigênio Sales, Rodrigo Otávio, Umberto Calderaro, Mario Ipiranga, Brasil e Boulevard Álvaro Maia.
Fonte: A Crítica
Ecovias amplia pedágio em saída da Imigrantes
A praça de pedágio localizada na saída da Rodovia dos Imigrantes para o Trecho Sul do Rodoanel e para o bairro Batistini, em São Bernardo, ganhará mais três cabines de cobrança até o fim do ano. As obras, que foram iniciadas, têm objetivo de reduzir os congestionamentos e provocarão interdições parciais na altura do km 24 da pista Sul – sentido Litoral. O investimento aplicado pela concessionária Ecovias é de aproximadamente R$ 3,2 milhões.
A praça de pedágio conta hoje com quatro cabines de cobrança, sendo duas manuais, uma automática e uma mista. Depois da conclusão das intervenções, serão mais três guichês, sendo três com pagamento automático e três manuais. Segundo a concessionária, passam pelo local cerca de 12,5 mil veículos ao dia, havendo lentidão no período da tarde. A empresa não possui estimativa de quanto será possível reduzir o tempo de passagem pela praça após a construção.
A alça de saída da rodovia para o bairro e para o Rodoanel terá interdição parcial durante as obras. A previsão é que duas faixas de rolamento sejam reservadas para o tráfego, enquanto as demais ficarão fechadas. A Ecovias garante que os bloqueios serão sinalizados e avisados com antecedência aos usuários.
Por enquanto, a concessionária informa que não há previsão de ampliação nas demais praças de pedágio do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes), sejam nas principais – utilizadas por quem viaja rumo à Baixada Santista – ou nas outras duas secundárias localizadas nas saídas da Imigrantes para os bairros Eldorado e Centro de Diadema. De acordo com a Ecovias, esses locais dão conta da demanda.
Desde o início do mês, a tarifa básica – cobrada para automóveis e por cada eixo de um caminhão – do pedágio nas principais praças do SAI passou de R$ 21,20 para R$ 22. As saídas da Imigrantes para Diadema, Eldorado e Batistini custam ao motorista R$ 1,60, R$ 3 e R$ 5, respectivamente.
Fonte: Diário do Grande ABC
Pedágio da Ponte Rio-Niterói sobe de R$ 4,90 para R$ 5,20 em 1º de agosto
O pedágio da Ponte Rio-Niterói terá tarifa reajustada de R$ 4,90 para R$ 5,20 para carros de passeio e veículos comerciais (por eixo). A aprovação do rejuste de 6,12% foi publicada no Diário Oficial da União, após aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres, e começa a valer em 1º de agosto.
Os pedágios da Rodovia Presidente Dutra também vão subir, cerca de 7,92%. A tarifa vai subir de R$ 10,10 para R$ 10,90 para veículos de passeio tanto no pedágio de Itatiaia(km 318), no Sul Fluminense, como em Viuva Graça (km 207), Seropédica, na Baixada.
Fonte: G1
Iniciadas obras de duplicação de rodovia no MS
Os trabalhos de duplicação da rodovia BR-163, no Mato Grosso do Sul, tiveram início após a concessão de autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A duplicação ocorrerá em dez pontos da rodovia, em um total de 89,2 quilômetros de extensão. Além disso, será realizada a construção das 17 bases operacionais do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) e de nove Praças de Pedágio.
Conforme previsto em contrato de outorga com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a concessionária responsável pelo trecho, MS Via, deve concluir a duplicação dos primeiros 10% da rodovia e construir as praças de pedágio em até 18 meses, contados a partir de abril de 2014.
A partir de outubro serão iniciados os trabalhos de operação da rodovia, com a implantação do SAU, com atendimentos médico e mecânico, serviço 0800 (Disque CCR MSVia), inspeção de tráfego e apoio ao usuário. Os serviços serão prestados a partir de instalações provisórias, enquanto são construídas as bases operacionais.
O SAU contará com cerca de 500 colaboradores distribuídos ao longo da BR-163/MS, entre eles 259 profissionais de Atendimento Pré-Hospitalar, dos quais 35 médicos, que trabalharão em plantões 24 horas. As equipes serão apoiadas por uma frota composta por 17 ambulâncias-resgate (sendo cinco Unidades de Tratamento Intensivo), 25 guinchos (entre leves e pesados), 19 inspeções de tráfego e 11 caminhões de serviço. O serviço será comandado por um Centro de Controle Operacional, localizado em Campo Grande.
Confira os trechos que serão duplicados:
Caarapó - do km 192,3 ao km 203,5 (11,2 km de extensão, sentido Sul); Caarapó – do km 227,3 ao km 237,1 (9,8 km de extensão, sentido Sul); Jaraguari – do km 513,3 ao km 519,7 (6,4 km de extensão, sentido Sul); Bandeirantes/Camapuã – do 580,3 ao km 591,0 (10,7 km de extensão, sentido Sul); S. Gabriel do Oeste/Bandeirantes/Camapuã – do km 595,0 ao km 602,0 (7,0 km de extensão, sentido Sul); São Gabriel do Oeste – do km 620,4 ao km 629,0 (8,6 km de extensão sentido Sul); São Gabriel do Oeste – do km 630,3 ao km 648,7 (18,4 km de extensão, sentido Sul); Rio Verde de Mato Grosso – do km 651,8 ao km 656,2 (4,4 km de extensão, sentido Sul); Rio Verde de Mato Grosso – do km 694,9 ao km 699,5 (4,6 km de extensão, sentido Sul); e Sonora – do km 824,5 ao km 832,6 (8,1km de extensão, sentido Norte).
As praças de pedágio serão construídas nos seguintes locais:
Mundo Novo, km 28,1; Itaquiraí, km 113,0; Caarapó, km 227,7; Rio Brilhante, km 313,5; Campo Grande, km 432,2; Jaraguari, km 535,4; São Gabriel do Oeste, km 605,0; Rio Verde de Mato Grosso, km 705,2; e Pedro Gomes, km 819,8.
As bases operacionais do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) serão construídas nos seguintes segmentos:
Base 1 - Mundo Novo; Base 2 - Itaquiraí; Base 3 - Naviraí; Base 4 - Juti; Base 5 - Caarapó; Base 6 - Dourados; Base 7 - Rio Brilhante; Base 8 - Nova Alvorada; Base 9 - Campo Grande (Anhanduí); Base 10 - Campo Grande; Base 11 - Bandeirantes; Base 12 - Congonha; Base 13 - S. Gabriel do Oeste; Base 14 - Rio Verde de MT; Base 15 - Coxim; Base 16 – Coxim; e Base 17 - Pedro Gomes.
Fonte: ANTT
segunda-feira, 28 de julho de 2014
SP ganha quase 3 km de faixa exclusiva para ônibus
A avenida Vila Ema, na zona sul, conta nesta segunda-feira (28) com mais 2,3 km de faixas exclusivas para ônibus. Os coletivos terão prioridade no trecho, no sentido centro, de segunda à sexta-feira, das 6h às 9h. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) a implementação das faixas da Operação Dá Licença para ônibus, que é feita em conjunto com a SPTrans (São Paulo Transporte), ficará entre as ruas Francisco Fett e Domingos Afonso.
Para sinalizar estes 2,3 km, a CET informa que usará 114 placas de trânsito e 1.555 m² de sinalização horizontal.
Zona leste
Também nesta segunda-feira, a CET e a SPTrans implantam 600 metros de faixa exclusiva à direita para ônibus no sentido centro da avenida Aricanduva, no trecho entre a rua Júlio Colaço e a radial Leste (avenida Conde de Frontin), na zona leste da cidade. Os coletivos terão prioridade de segunda à sexta-feira, das 6h às 20h.
A ativação também está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens.
Com os novos trechos implantados hoje, as faixas exclusivas já somam 344,7 km na capital paulista. É estimado pela Companhia que 107 mil passageiros sejam beneficiados pela faixa da zona sul. Já pela avenida Aricanduva, as 13 linhas de ônibus da região transportam 164 mil passageiros em média por dia útil.
Fiscalização
A ativação dos novos trechos terá um período de adaptação para que os agentes de trânsito orientem os motoristas para não invadirem a faixa nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir do dia 11 de agosto, a fiscalização será intensificada. Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, transitar na faixa exclusiva de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.
Fonte: R7
Colheita de soja do Brasil crescerá 9% em 14/15, prevê Safras
A colheita de soja do Brasil deverá crescer 9 % em 2014/15, para um recorde de 94,45 milhões de toneladas, com um crescimento de plantio e melhores produtividades esperadas, previu a consultoria Safras & Mercado em sua primeira estimativa para a nova temporada.
A safra 14/15, que começa a ser plantada a partir de meados de setembro, crescerá com a soja ganhando área de milho, em meio a preços mais favoráveis para a oleaginosa, explicou a Safras. O aumento no plantio esperado é de 4 por cento ante 13/14, para 31,2 milhões de hectares.
"A soja tende a ganhar área do milho na maior parte dos Estados...", disse o analista Luiz Fernando Roque, em nota, acrescentando que muitos produtores também apostam na oleaginosa em novas terras agrícolas, no plantio que substituirá pastagens.
Após a seca ter afetado a produtividade em algumas áreas na temporada 13/14, a consultoria também acredita em um rendimento médio por hectare mais alto em 14/15, o que explica o fato de a produção crescer mais do que a área plantada esperada.
"O ano é de El Niño, onde normalmente os rendimentos são superiores", afirmou o analista, referindo-se às chuvas mais volumosas que o fenômeno traz para as áreas produtoras.
MILHO
Neste contexto, a área plantada com milho no verão no centro-sul deverá cair 6,1 por cento na comparação com 2013/14, para 5,14 milhões de hectares.
Mesmo assim, com a expectativa de uma produtividade melhor, a colheita de milho verão deverá subir 8 por cento na comparação anual, para 28,8 milhões de toneladas.
Para a safra de inverno, conhecida como "safrinha", o levantamento indica uma queda de 1 por cento tanto no plantio, para 7,95 milhões de hectares, quanto na produção, para 43,52 milhões de toneladas.
A safra total de milho no Brasil em 2014/15 está estimada inicialmente em cerca de 78 milhões de toneladas, aumento de quase 3 por cento ante o ano anterior.
No caso do algodão, os produtores brasileiros deverão plantar menos na temporada 2014/15, por preços menos favoráveis.
Segundo a Safras, a área plantada deverá ficar em 1,11 milhão de hectares, com ligeira queda sobre a temporada anterior.
Mas, se for confirmado o aumento de 4,3 por cento na produtividade, a produção brasileira deverá permanecer praticamente inalterada, em torno de 1,7 milhão de toneladas da pluma.
Fonte: Agrolink
Multas na Raposo aumentam 37%
O número de multas por excesso de velocidade emitidas no primeiro trimestre deste ano no trecho da rodovia Raposo Tavares (SP-270) que corta Sorocaba teve um aumento de 37,6% em relação ao mesmo período de 2013. Segundo a Secretaria de Estado de Logística e Transporte, entre os meses de janeiro a março, último levantamento disponibilizado, foram 1507 autuações feitas por radares entre o Km 74,1 e o Km 102. No mesmo período do ano passado foram 1.095 autuações. O número inclui tanto o eixo principal da rodovia, cujo limite de velocidade é de 110 quilômetros por hora para veículos leves, como as marginas, que têm limite de 70 quilômetros por hora.
O mês de março foi o que teve maior incidência de multas por radar na Raposo Tavares, com um total de 615 autuações, o que correspondeu a um aumento de 33,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Em janeiro foram 434, número praticamente semelhante ao de 2013 (426). Já em fevereiro deste ano foram 458 autuações, mais que o dobro das atuações feitas no mesmo mês do ano passado (208).
O excesso de velocidade na rodovia é facilmente percebido pelos motoristas que trafegam pela Raposo, principalmente nas marginais, onde o limite de velocidade é 70 quilômetros por hora. Em um trecho de apenas 14 quilômetros percorrido pelo Cruzeiro do Sul no período da tarde, quando o movimento é considerado pequeno, mantendo a velocidade limite para a via, o carro foi ultrapassado por cerca de 30 veículos com velocidade bem acima do permitido. Em algumas situações, o carros que tentavam ultrapassar chegavam a dar sinal de luz para que o carro da reportagem desse passagem.
Essa situação é vivenciada quase que diariamente pelo pedreiro Anderson Arcanjo, de 31 anos. Ele diz que por medo de tomar alguma multa costuma respeitar a velocidade de 70 quilômetros por hora quando trafega pelas marginas da Raposo Tavares, mas diz que muitas vezes é abordado por outros motoristas que dão sinal de luz para que saia da frente. "A maioria não respeita a velocidade mesmo. Eu também acho que é pouco para esse trecho da rodovia, mas já é o estabelecido o certo é respeitar."
O analista de manutenção Eduardo Fausto Rosa, 31 anos, também reclama da pressão sofrida pelos motoristas que andam dentro do limite de velocidade, tanto no eixo principal como nas marginais. "É até perigoso andar no limite, pois outros carros ficam pressionando, principalmente os caminhões, mas felizmente nunca levei multa". Na avaliação de Rosa, deveria aumentar o limite estabelecido nas marginais. "Se todo mundo andar a 70 quilômetros por hora vai formar fila de carro. É muito baixo."
O médico Edson Alcolea Filho, 39 anos, também discorda da velocidade estabelecida para as marginas da Raposo. "É muito pouco e se você anda nessa velocidade acaba sendo até perigoso, pois os outros carros ficam pressionando e se pisar no freio o risco de causar um acidente com os outros carros que vêm atrás é grande." Alcolea conta que ele e sua esposa já receberam multa por excesso de velocidade na Raposo. "Infelizmente tivemos que arcar com o prejuízo."
Fonte: Cruzeiro do Sul
Sentido Litoral do trecho de serra da Anchieta é interditado para obras
No dia 30, quarta-feira, o trecho de serra da Rodovia Anchieta ficará interditado, das 6h às 15h, para obras de sinalização vertical e implantação de tachas refletivas realizadas pela Ecovias, concessionária que administra o SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes). Já os trechos de planalto e da Baixada Santista passarão por obras de sinalização horizontal, fresagem, recapeamento e terraplanagem, das 8h às 17h e das 20h às 5h, respectivamente. Os serviços exigirão interdição alternada das faixas.
No trecho de planalto da Rodovia dos Imigrantes, o motorista também encontrará obras de implantação de tachas refletivas na pista Norte, das 8h às 17h. As faixas 1 e 2 ficarão interditadas durante as obras e o tráfego será desviado para as demais.
Na Rodovia Cônego Domênico Rangoni (ex-Piaçaguera-Guarujá), no sentido Guarujá e Cubatão, as obras serão para terraplenagem da via, das 20h às 6h. Os bloqueios das faixas serão alternados.
Serão realizadas também obras de fresagem e pavimentação na interligação do planalto e da Baixada, das 21h às 5h e das 8h às 0h, respectivamente. Os bloqueios serão realizados nas faixas 1, 2 e acostamento e o tráfego será desviado conforme a necessidade.
CARGAS ESPECIAIS
A Ecovias informou ainda que a pista Norte da Rodovia dos Imigrantes estará fechada para a passagem de cargas com tamanho superdimensionado hoje e nos dias 30 e 31, no período das 23h30 às 5h. Neste horário, o motorista que segue em direção à Capital deve fazer o trajeto pela Via Anchieta.
Fonte: Diário do Grande ABC
Pedágio na rodovia Presidente Dutra fica mais caro em agosto
Motoristas que utilizam a rodovia Presidente Dutra (BR-116), principal via de ligação entre São Paulo e Rio de Janeiro, devem se preparar para desembolsar mais dinheiro na hora de pagar o pedágio. O Diário Oficial da União publicou uma resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que autoriza o reajuste das tarifas a partir do dia 1º de agosto.
Na região do Vale do Paraíba, interior de São Paulo, os valores devem subir 6, 67% na praça de Jacareí e 7, 92% na praça de Moreira César, distrito de Pindamonhangaba.
Em Jacareí, a tarifa passa de R$ 4,50 para R$ 4,80. Já no distrito de Moreira César , em Pindamonhangaba, a cobrança subirá de R$ 10,10 para R$ 10,90. Este mesmo valor também se aplica às praças de pedágio de Itatiaia e Viúva Graça, ambas no Rio de Janeiro.
Já em São paulo, na praça de Arujá e nas duas de Guararema - a norte e a sul - a concessionária foi autorizada a alterar ao valor da tarifa de R$ 2,50 para R$ 2,70 até o fim do mês de julho.
Fonte: G1
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