A Brasilcar, empresa especializada no transporte de veículos, que atua no mercado há 15 anos, vive um momento diferenciado nesse competitivo segmento de transportes. Além de estar no processo de conquista do certificado ISO 9001, a empresa, que conta com uma frota própria de 30 caminhões tem conquistado resultados excelentes em termos de crescimento.
Nos últimos 5 anos, a Brasilcar tem mantido a taxa de 15% de crescimento anual. Para a diretora da empresa, Carla Violani, esse resultado foi conseguido porque a empresa é ágil, comercialmente forte e por ser extremamente organizada através das ferramentas de TMS, ERP, CRM e Data Center, da RDC Software para Logística.
Carla conta que antes de conhecer a RDC, todo o controle da empresa era feito manualmente, através de planilhas de Excel. “Apesar de termos todas as informações necessárias para o bom andamento da empresa, nosso fluxo de informação era demorado. Quando necessitávamos de algum histórico levava dias para se conseguir. Em determinados momentos, precisávamos virar a noite.”
A partir da entrada da RDC na Brasilcar, essa realidade foi deixada para traz. O diretor da RDC, Marcelo Carneiro, conta que o projeto desenvolvido para a Brasilcar, partiu literalmente do zero. “Quando fomos chamados sabíamos que quem estava do lado de lá não era especialista, então tínhamos que nos preocupar com uma ferramenta leve.”
Primeiro, a RDC foi conhecer os detalhes da carga transportada pela Brasilcar, que atende o mercado de frotistas, particulares, leiloeiros e concessionárias. “Em primeiro lugar pudemos perceber a diferença em relação aos transportadores de veículos tradicionais. A Brasilcar, além de contar com caminhões cegonha para transportar veículos zero quilometro, também é especialista na remoção de veículos com sinistro. Assim, em alguns casos o carro não entra no caminhão comum, precisa do apoio de guincho, truck, muck. Ela tem uma frota estratégica já preparada para recolher veículo batido.”
Dessa maneira, as ferramentas da RDC tinham que entender e atender a uma série de necessidades de controle dessa frota diferenciada. O primeiro desafio foi implantar um plano empresarial, para que se pudesse enxergar a empresa. “Foi assim que passamos a conhecer melhor a nossa frota, custo operacional e fazer o mix, com o planejamento”, assegura Carla.
Além disso, a Brasilcar pode fazer um acompanhamento da evolução do cliente e fornecedores. Passou a entender o cliente como uma unidade de negócio com todas as suas diversidades. “Entendemos que cada um tem custos adicionais em razão do seu mercado específico. Carro com sinistro ou sem sinistro, qual o carro necessário, quais as dificuldades de transportes. E isso não acontecia”, destaca Carneiro.
Com o TMS da RDC também foi possível reestruturar o plano contábil e as informações fiscais vêm em tempo real. “O sistema possibilita a emissão de relatórios que mostram quantos clientes a empresa atendeu no mês, a rentabilidade, quantas viagens, peças, adiantamento, impostos, dados dos motoristas dos caminhões, dos veículos a serem transportados e necessidade de manutenção prévia da frota. Inclusive, quando decidimos trocar a nossa frota foi em razão do TMS da RDC que mostrou quanto estávamos gastando com manutenção e que a renovação seria mais vantajosa”, diz Carla.
Mas não é só. “Quando registramos o cliente, o sistema pergunta qual é a unidade de negócio e já determina tudo o que é necessário para a operação. Busca conta de receita, tabela de frete, tabela de seguro, tipo de carro que precisará para transportar. É o TMS com visão de ERP”, comemora a diretora da Brasilcar.