quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Tarso anuncia datas de encerramento dos pedágios em polos rodoviários




O governador Tarso Genro oficializou na  terça-feira (22) o calendário de encerramento dos contratos de concessão de pedágios de rodovias no Rio Grande do Sul. Os sete polos rodoviários que foram concedidos em 1998 e totalizam cerca de 1,8 mil quilômetros – dos quais cerca de 1,1 mil quilômetros são de rodovias federais – serão entregues entre março e junho de 2013. O anúncio foi feito em cerimônia no Palácio Piratini

Antes da devolução das rodovias, estão previstas audiências públicas em cada um dos polos. As reuniões terão como objetivo debater com a população o novo modelo a ser implantado, de acordo com as características e expectativas de cada comunidade, como sugerido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

Em dezembro do ano passado, a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Delegados (Agergs) havia determinado o encerramento dos contratos no primeiro semestre de 2013, conforme o entendimento do Piratini. As concessionárias, no entanto, alegam que o prazo de 15 anos para exploração das rodovias termina no segundo semestre, entre junho e dezembro

Na semana passada, o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, esteve reunido em Brasília com o ministro dos Transportes, Paulo Passos. Na ocasião, foi entregue ao governo federal o relatório produzido por uma consultoria contratada para avaliar as condições das rodovias estaduais e federais pedagiadas do estado. De acordo com Pestana, o estudo revelou que 30% das estradas possuem problemas de conservação e que a tarifa cobrada poderia ser 20% mais barata

O Ministro dos Transportes assegurou que a União, por meio do Departamento Nacional Infraestrutura dos Transportes (Dnit), vai assumir os serviços de conservação e manutenção das vias federais e que, em um primeiro momento, esses trechos não serão pedagiados. O governo federal analisará a cobrança em caso de necessidade de obras nas rodovias

Calendário de encerramento das concessões

Polo Carazinho: 6 de março
Polo Metropolitano (Viamão): 16 de abril
Polo Lajeado: 16 de abril
Polo Caxias do Sul: 16 de abril
Polo Gramado: 25 de maio
Polo Santa Cruz do Sul: 29 de maio
Polo Vacaria: 22 de junho
Proposta de cronograma das audiências públicas
Carazinho: 05 de março
Lajeado: 14 de março
Caxias do Sul/Farroupilha: 05 de abril
Metropolitano: 09 de abril
Santa Cruz: 30 de abril
Gramado: 07 de maio
Vacaria: 14 de maio

Fonte.: G1 RS

Tamoios terá segunda pista com 21,5 km no trecho da serra do Mar



Para atenuar o impacto ambiental, os 21,5 km do trecho de serra da nova pista da rodovia dos Tamoios serão totalmente descolados do trajeto atual

A duplicação pura e simples da estrada existente causaria um impacto ambiental gigantesco na mata atlântica que está dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, segundo o governo, o que tornaria impossível obter as licenças ambientais necessárias

Nas palavras do presidente da Dersa, Laurence Casagrande Lourenço, seria uma obra "ilicenciável"
Por isso, a alternativa escolhida é fazer uma pista "à parte", que, se tudo der certo (veja texto abaixo), deverá ficar pronta em 2017

Para conseguir as licenças ambientais -o governo espera obter a primeira delas, a licença prévia, em abril-, a Dersa optou por fazer grandes túneis durante todo o trecho de transposição da serra do Mar
Dos 21,5 km totais, 12,6 km serão de túneis e 2,5 km de viadutos. Haverá túneis menores, paralelos aos principais, para serem usados como rotas de fuga em eventuais incêndios ou engavetamentos

"A rodovia está desenhada para ter o mínimo impacto possível dentro do parque e para dar segurança ao motorista", diz Lourenço

Em acidentes, o trecho de serra da Tamoios é um dos mais perigosos do Estado

Pelo projeto apresentado no estudo de impacto ambiental, que pode sofrer ajustes, a atual Tamoios será usada para descida. A subida passaria a ser feita pelo novo traçado

As rampas serão menos inclinadas do que as atuais e o traçado menos sinuoso. Os veículos grandes poderão chegar ao planalto com a velocidade constante de 80 km/h. Hoje, em algumas curvas, ela não passa de 30 km/h, mesmo com trânsito totalmente livre

Apesar de todo o esforço do governo em fazer um projeto com pouco impacto, a nova Tamoios, no trecho de serra, deverá afetar 188 hectares -como comparação, o parque Ibirapuera, tem 160 hectares

Desse total, 56 hectares estão em áreas ainda bem preservadas da mata atlântica
A floresta que recobre a serra do Mar é o ecossistema mais destruído do Estado. Em 2011, segundo a SOS Mata Atlântica, 216 hectares foram ceifados

VIDA ÚTIL

O investimento de R$ 2,1 bilhões apenas no trecho da serra deverá render uma estrada com 25 anos de vida útil, estima Lourenço

Se hoje o trânsito é carregado, inclusive fora dos períodos de férias e feriados, ele deverá voltar a ficar livre com a inauguração de todos os três novos trechos

Mas o próprio estudo da Dersa mostra que o conforto ao motorista, nas férias, pode durar apenas dez anos, se a ampliação do porto de São Sebastião sair do papel
Mesmo com a obra, o trânsito não deve acabar durante o Carnaval e o Ano-Novo. "São dois grandes picos. O investimento para resolver essa demanda não se justifica", diz o presidente da Dersa.

Fonte: Folha de S.Paulo

Em Mato Grosso do Sul, pedágio nas rodovias custará até R$ 7,90, conforme estudos


Com previsão de passarem a ser administradas por empresas privadas, ainda neste ano, as rodovias BR-163, BR-262 e BR-267 terão 16 pontos de cobrança de pedágio, em Mato Grosso do Sul, e as tarifas vão custar de R$ 4,90 a R$ 7,90

Os pontos onde as taxas mais vão “doer” no bolso dos motoristas ficam na BR-163, em Campo Grande e em Rio Verde. Os dados estão no estudo de viabilidade da concessão, que será apresentado hoje, em audiência pública, pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)

O governo federal pretende entregar à iniciativa privada 1.423 quilômetros de rodovias no Estado. A BR-163, no Mato Grosso do Sul, deve ser “privatizada” por inteiro, entre Mundo Novo, na divisa com o Paraná, e Sonora, divisa com o Mato Grosso

A BR-262 e a BR-267 serão administradas por empresas não estatais entre o entroncamento com a BR-163 e a divisa com o estado de São Paulo. Os trechos que passarão a ser privados abrangem 29 municípios do Estado

A audiência pública em Campo Grande será hoje, a partir das 13h30min, no auditório do Hotel Jandaia. Mas, até o dia 25 de janeiro, interessados podem enviar sugestões à ANTT, pelo site da agência, www.antt.gov.br

Fonte.: Correio do Estado (MT)

Prefeitura reelabora regras e amplia trânsito de caminhões em Campinas


Um ano e seis meses após restringir a circulação de veículos para o transporte de cargas, em Campinas (SP), a Prefeitura definiu novas regras e ampliou o trânsito de caminhões com mais de 14 metros na área interna do anel formado pelas rodovias Anhanguera, Dom Pedro I e José Roberto Magalhães Teixeira e em outros 11 trechos do município

Sem apontar o número de caminhões que passam peloss trechos, a assessoria da Emdec informou que as novas regras foram avaliadas desde julho de 2011, quando as primeiras restrições começaram a valer. 
Além disso, informou que "há constante observação e futuramente podem ocorrer novos ajustes", em caso de impactos negativos

Mudanças

Os caminhões poderão circular na área interna do anel de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e das 20h às 6h. Antes, a proibição era das 6h às 20h. Aos sábados, a limitação será das 9h às 14h. A fiscalização começa em 60 dias

A nova resolução, definida em conjunto pela Secretaria de Transportes e a Empresa Municipal de Desenvolvimento (Emdec), permite o tráfego o tráfego de caminhões em trechos das avenidas Lix da Cunha, Carolina Florence, Comendador Aladino Selmi, Mackenzie, entre outras vias. (Veja aqui a lista completa de mudanças)

As alterações foram publicadas no Diário Oficial do Município desta terça-feira (22). Motoristas que desrespeitarem as medidas serão multados em R$ 85,13

Outros tipos de veículos

Na área interna do Anel de Integração Engenheiro Rebouças, veículos cuja extensão seja superior a 6,3 metros não poderão transitar de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Aos sábados, a limitação permanece das 6h às 14h. Entre as vias que integram a região estão as avenidas Princesa d'Oeste, Andrade Neves, Júlio Prestes e José de Souza Campos

O Código Brasileiro de Trânsito permite o livre trânsito para veículos que prestam serviços de urgência (Corpo de Bombeiros, polícias Militar e Civil, além do Samu), automóveis usados para serviços de utilidade pública (Sanasa, companhias de água e luz, caminhões de lixo e carros-fortes), veículos urbanos de carga (com no máximo 6,3 metros de comprimento e 2,2 metros de largura) e automóveis de carga de ensino para a obtenção da CNH

Podem circular pelas áreas restritas, desde que com Selo de Autorização para Circulação de Carga, os veículos usados para concretagem, mudança, transporte de alimentos perecíveis, de imprensa, para transporte de equipamentos, máquinas e materiais para construção civil, transporte de caçambas, combustível, oxigênio e gás liquefeito de petróleo (GLP) a granel, além dos veículos de residente ou sócio em imóveis localizados nas áreas de restrição

Circulação permitida

O mesmo Selo permite que os veículos transitem nas áreas com restrição de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, das 6h às 9h. A solicitação pode ser feita a qualquer momento pelo site da Emdec e terá validade até novembro de 2014. O procedimento gera um comprovante de solicitação e boleto com taxa média em R$ 22

Após quitar o boleto, o solicitante deve comparecer à Emdec (Rua Dr. Salles de Oliveira, 1.028, na Vila Industrial), e apresentar os documentos necessários para a realização de cada atividade
O setor de atendimento funciona de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h. A renovação deve ser feita no período entre 1º de fevereiro e 31 de março

Autorização de estacionamento

A nova resolução prevê 62 locais para as operações de carga e descarga das mercadorias na região central, quando há a necessidade do veículo estacionar na via pública. Além do Selo, o motorista precisa da autorização de estacionamento, que deve ser solicitada com o mínimo de três dias antes do uso

Fonte.: G1 Campinas e Região