O governador Tarso Genro oficializou na terça-feira (22) o calendário de
encerramento dos contratos de concessão de pedágios de rodovias no Rio Grande
do Sul. Os sete polos rodoviários que foram concedidos em 1998 e totalizam
cerca de 1,8 mil quilômetros – dos quais cerca de 1,1 mil quilômetros são de
rodovias federais – serão entregues entre março e junho de 2013. O anúncio
foi feito em cerimônia no Palácio Piratini
Antes da devolução das rodovias, estão previstas audiências públicas
em cada um dos polos. As reuniões terão como objetivo debater com a população
o novo modelo a ser implantado, de acordo com as características e
expectativas de cada comunidade, como sugerido pelo Conselho de
Desenvolvimento Econômico e Social
Em dezembro do ano passado, a Agência Estadual de Regulação dos
Serviços Delegados (Agergs) havia determinado o encerramento dos contratos no
primeiro semestre de 2013, conforme o entendimento do Piratini. As
concessionárias, no entanto, alegam que o prazo de 15 anos para exploração
das rodovias termina no segundo semestre, entre junho e dezembro
Na semana passada, o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, esteve
reunido em Brasília com o ministro dos Transportes, Paulo Passos. Na ocasião,
foi entregue ao governo federal o relatório produzido por uma consultoria
contratada para avaliar as condições das rodovias estaduais e federais
pedagiadas do estado. De acordo com Pestana, o estudo revelou que 30% das
estradas possuem problemas de conservação e que a tarifa cobrada poderia ser
20% mais barata
O Ministro dos Transportes assegurou que a União, por meio do
Departamento Nacional Infraestrutura dos Transportes (Dnit), vai assumir os
serviços de conservação e manutenção das vias federais e que, em um primeiro
momento, esses trechos não serão pedagiados. O governo federal analisará a
cobrança em caso de necessidade de obras nas rodovias
Calendário de encerramento das concessões
Polo Carazinho: 6 de março
Polo Metropolitano (Viamão): 16 de abril Polo Lajeado: 16 de abril Polo Caxias do Sul: 16 de abril Polo Gramado: 25 de maio Polo Santa Cruz do Sul: 29 de maio Polo Vacaria: 22 de junho
Proposta de cronograma das audiências públicas
Carazinho: 05 de março Lajeado: 14 de março Caxias do Sul/Farroupilha: 05 de abril Metropolitano: 09 de abril Santa Cruz: 30 de abril Gramado: 07 de maio Vacaria: 14 de maio |
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Fonte.: G1 RS
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quinta-feira, 24 de janeiro de 2013
Tarso anuncia datas de encerramento dos pedágios em polos rodoviários
Tamoios terá segunda pista com 21,5 km no trecho da serra do Mar
Para atenuar o impacto ambiental, os 21,5 km do trecho de serra da nova
pista da rodovia dos Tamoios serão totalmente descolados do trajeto atual
A duplicação pura e simples da estrada existente causaria um impacto
ambiental gigantesco na mata atlântica que está dentro do Parque Estadual da
Serra do Mar, segundo o governo, o que tornaria impossível obter as licenças
ambientais necessárias
Nas palavras do presidente da Dersa, Laurence Casagrande Lourenço, seria
uma obra "ilicenciável"
Por isso, a alternativa escolhida é fazer uma pista "à parte",
que, se tudo der certo (veja texto abaixo), deverá ficar pronta em 2017
Para conseguir as licenças ambientais -o governo espera obter a primeira
delas, a licença prévia, em abril-, a Dersa optou por fazer grandes túneis
durante todo o trecho de transposição da serra do Mar
Dos 21,5 km totais, 12,6 km serão de túneis e 2,5 km de viadutos. Haverá
túneis menores, paralelos aos principais, para serem usados como rotas de fuga
em eventuais incêndios ou engavetamentos
"A rodovia está desenhada para ter o mínimo impacto possível dentro
do parque e para dar segurança ao motorista", diz Lourenço
Em acidentes, o trecho de serra da Tamoios é um dos mais perigosos do
Estado
Pelo projeto apresentado no estudo de impacto ambiental, que pode sofrer
ajustes, a atual Tamoios será usada para descida. A subida passaria a ser feita
pelo novo traçado
As rampas serão menos inclinadas do que as atuais e o traçado menos
sinuoso. Os veículos grandes poderão chegar ao planalto com a velocidade
constante de 80 km/h. Hoje, em algumas curvas, ela não passa de 30 km/h, mesmo
com trânsito totalmente livre
Apesar de todo o esforço do governo em fazer um projeto com pouco
impacto, a nova Tamoios, no trecho de serra, deverá afetar 188 hectares -como
comparação, o parque Ibirapuera, tem 160 hectares
Desse total, 56 hectares estão em áreas ainda bem preservadas da mata
atlântica
A floresta que recobre a serra do Mar é o ecossistema mais destruído do
Estado. Em 2011, segundo a SOS Mata Atlântica, 216 hectares foram ceifados
VIDA ÚTIL
O investimento de R$ 2,1 bilhões apenas no trecho da serra deverá render
uma estrada com 25 anos de vida útil, estima Lourenço
Se hoje o trânsito é carregado, inclusive fora dos períodos de férias e
feriados, ele deverá voltar a ficar livre com a inauguração de todos os três
novos trechos
Mas o próprio estudo da Dersa mostra que o conforto ao motorista, nas
férias, pode durar apenas dez anos, se a ampliação do porto de São Sebastião
sair do papel
Mesmo com a obra, o
trânsito não deve acabar durante o Carnaval e o Ano-Novo. "São dois
grandes picos. O investimento para resolver essa demanda não se
justifica", diz o presidente da Dersa.Fonte: Folha de S.Paulo
Em Mato Grosso do Sul, pedágio nas rodovias custará até R$ 7,90, conforme estudos
Com previsão de passarem a ser administradas por empresas privadas,
ainda neste ano, as rodovias BR-163, BR-262 e BR-267 terão 16 pontos de
cobrança de pedágio, em Mato Grosso do Sul, e as tarifas vão custar de R$
4,90 a R$ 7,90
Os pontos onde as taxas mais vão “doer” no bolso dos motoristas ficam
na BR-163, em Campo Grande e em Rio Verde. Os dados estão no estudo de
viabilidade da concessão, que será apresentado hoje, em audiência pública,
pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
O governo federal pretende entregar à iniciativa privada 1.423
quilômetros de rodovias no Estado. A BR-163, no Mato Grosso do Sul, deve ser
“privatizada” por inteiro, entre Mundo Novo, na divisa com o Paraná, e
Sonora, divisa com o Mato Grosso
A BR-262 e a BR-267 serão administradas por empresas não estatais
entre o entroncamento com a BR-163 e a divisa com o estado de São Paulo. Os
trechos que passarão a ser privados abrangem 29 municípios do Estado
A audiência pública em Campo Grande será hoje, a partir das 13h30min,
no auditório do Hotel Jandaia. Mas, até o dia 25 de janeiro, interessados
podem enviar sugestões à ANTT, pelo site da agência, www.antt.gov.br
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Fonte.: Correio do Estado (MT)
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Prefeitura reelabora regras e amplia trânsito de caminhões em Campinas
Um ano e seis meses após restringir a circulação de veículos para o
transporte de cargas, em Campinas (SP), a Prefeitura definiu novas regras e
ampliou o trânsito de caminhões com mais de 14 metros na área interna do anel
formado pelas rodovias Anhanguera, Dom Pedro I e José Roberto Magalhães
Teixeira e em outros 11 trechos do município
Sem apontar o número de caminhões que passam peloss trechos, a
assessoria da Emdec informou que as novas regras foram avaliadas desde julho
de 2011, quando as primeiras restrições começaram a valer.
Além disso,
informou que "há constante observação e futuramente podem ocorrer novos
ajustes", em caso de impactos negativos
Mudanças
Os caminhões poderão circular na área interna do anel de segunda a
sexta-feira, das 9h às 16h, e das 20h às 6h. Antes, a proibição era das 6h às
20h. Aos sábados, a limitação será das 9h às 14h. A fiscalização começa em 60
dias
A nova resolução, definida em conjunto pela Secretaria de Transportes
e a Empresa Municipal de Desenvolvimento (Emdec), permite o tráfego o tráfego
de caminhões em trechos das avenidas Lix da Cunha, Carolina Florence,
Comendador Aladino Selmi, Mackenzie, entre outras vias. (Veja aqui a lista
completa de mudanças)
As alterações foram publicadas no Diário Oficial do Município desta
terça-feira (22). Motoristas que desrespeitarem as medidas serão multados em
R$ 85,13
Outros tipos de veículos
Na área interna do Anel de Integração Engenheiro Rebouças, veículos
cuja extensão seja superior a 6,3 metros não poderão transitar de segunda a
sexta-feira, das 6h às 20h. Aos sábados, a limitação permanece das 6h às 14h.
Entre as vias que integram a região estão as avenidas Princesa d'Oeste,
Andrade Neves, Júlio Prestes e José de Souza Campos
O Código Brasileiro de Trânsito permite o livre trânsito para veículos
que prestam serviços de urgência (Corpo de Bombeiros, polícias Militar e
Civil, além do Samu), automóveis usados para serviços de utilidade pública
(Sanasa, companhias de água e luz, caminhões de lixo e carros-fortes),
veículos urbanos de carga (com no máximo 6,3 metros de comprimento e 2,2
metros de largura) e automóveis de carga de ensino para a obtenção da CNH
Podem circular pelas áreas restritas, desde que com Selo de
Autorização para Circulação de Carga, os veículos usados para concretagem,
mudança, transporte de alimentos perecíveis, de imprensa, para transporte de
equipamentos, máquinas e materiais para construção civil, transporte de
caçambas, combustível, oxigênio e gás liquefeito de petróleo (GLP) a granel,
além dos veículos de residente ou sócio em imóveis localizados nas áreas de
restrição
Circulação permitida
O mesmo Selo permite que os veículos transitem nas áreas com restrição
de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, das 6h às 9h. A
solicitação pode ser feita a qualquer momento pelo site da Emdec e terá
validade até novembro de 2014. O procedimento gera um comprovante de
solicitação e boleto com taxa média em R$ 22
Após quitar o boleto, o solicitante deve comparecer à Emdec (Rua Dr.
Salles de Oliveira, 1.028, na Vila Industrial), e apresentar os documentos
necessários para a realização de cada atividade
O setor de atendimento funciona de segunda à sexta-feira, das 8h30 às
16h. A renovação deve ser feita no período entre 1º de fevereiro e 31 de
março
Autorização de estacionamento
A nova resolução prevê 62 locais para as operações de carga e descarga
das mercadorias na região central, quando há a necessidade do veículo
estacionar na via pública. Além do Selo, o motorista precisa da autorização
de estacionamento, que deve ser solicitada com o mínimo de três dias antes do
uso
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Fonte.: G1 Campinas e Região
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