Após quatro meses de atraso, começa a funcionar em dez dias um novo
serviço de pedágio eletrônico nas rodovias paulistas. Hoje, só uma operadora
- a Sem Parar - oferece a opção de os motoristas passarem diretamente pelas
praças de cobrança, sem parar nas cabines. A primeira concorrente será a Auto
Expresso, a partir do dia 28. Em 4 de março, a ConectCar também estará à
disposição.
Com o aumento da oferta, a expectativa do governo é de reduzir o preço
do serviço e facilitar promoções, com mais planos pré e pós-pagos. Todas as
142 praças de pedágio das estradas estaduais terão as novas operadoras.
Nas rodovias federais que cortam o Estado, como Dutra e Fernão Dias, a
DBTrans, responsável pelo serviço Auto Expresso, e a ConectCar ainda terão de
negociar com as concessionárias a adoção dos novos serviços. Há 15 pedágios
em vias da União em território paulista.
Segundo Karla Bertocco Trindade, diretora-geral da Agência Reguladora
de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp),
veículos com “tag” - dispositivo que registra a cobrança - da Auto Expresso e
da ConectCar usarão as mesmas faixas destinadas hoje ao Sem Parar.
No asfalto, em vez do logotipo da Sem Parar, será estampada a frase
“cobrança eletrônica”. Além disso, as placas que indicam as faixas do pedágio
eletrônico terão a marca das três operadoras. As novas antenas já foram
instaladas. Com uma frequência diferente, sua tecnologia é mais barata do que
a atual.
Assim como o Sem Parar, Auto Expresso e ConectCar poderão ser usados
em estacionamentos pagos.
“Estamos tratando com os principais shoppings de São
Paulo para trazer a novidade em fevereiro”, diz Wagner Muradian, da Auto
Expresso. João Cumerlato, da ConectCar, quer começar a oferecer o serviço em
março para 15 shoppings. “Também vamos negociar com os aeroportos.”
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Fonte.: Agência Estado
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