Para atenuar o impacto ambiental, os 21,5 km do trecho de serra da nova
pista da rodovia dos Tamoios serão totalmente descolados do trajeto atual
A duplicação pura e simples da estrada existente causaria um impacto
ambiental gigantesco na mata atlântica que está dentro do Parque Estadual da
Serra do Mar, segundo o governo, o que tornaria impossível obter as licenças
ambientais necessárias
Nas palavras do presidente da Dersa, Laurence Casagrande Lourenço, seria
uma obra "ilicenciável"
Por isso, a alternativa escolhida é fazer uma pista "à parte",
que, se tudo der certo (veja texto abaixo), deverá ficar pronta em 2017
Para conseguir as licenças ambientais -o governo espera obter a primeira
delas, a licença prévia, em abril-, a Dersa optou por fazer grandes túneis
durante todo o trecho de transposição da serra do Mar
Dos 21,5 km totais, 12,6 km serão de túneis e 2,5 km de viadutos. Haverá
túneis menores, paralelos aos principais, para serem usados como rotas de fuga
em eventuais incêndios ou engavetamentos
"A rodovia está desenhada para ter o mínimo impacto possível dentro
do parque e para dar segurança ao motorista", diz Lourenço
Em acidentes, o trecho de serra da Tamoios é um dos mais perigosos do
Estado
Pelo projeto apresentado no estudo de impacto ambiental, que pode sofrer
ajustes, a atual Tamoios será usada para descida. A subida passaria a ser feita
pelo novo traçado
As rampas serão menos inclinadas do que as atuais e o traçado menos
sinuoso. Os veículos grandes poderão chegar ao planalto com a velocidade
constante de 80 km/h. Hoje, em algumas curvas, ela não passa de 30 km/h, mesmo
com trânsito totalmente livre
Apesar de todo o esforço do governo em fazer um projeto com pouco
impacto, a nova Tamoios, no trecho de serra, deverá afetar 188 hectares -como
comparação, o parque Ibirapuera, tem 160 hectares
Desse total, 56 hectares estão em áreas ainda bem preservadas da mata
atlântica
A floresta que recobre a serra do Mar é o ecossistema mais destruído do
Estado. Em 2011, segundo a SOS Mata Atlântica, 216 hectares foram ceifados
VIDA ÚTIL
O investimento de R$ 2,1 bilhões apenas no trecho da serra deverá render
uma estrada com 25 anos de vida útil, estima Lourenço
Se hoje o trânsito é carregado, inclusive fora dos períodos de férias e
feriados, ele deverá voltar a ficar livre com a inauguração de todos os três
novos trechos
Mas o próprio estudo da Dersa mostra que o conforto ao motorista, nas
férias, pode durar apenas dez anos, se a ampliação do porto de São Sebastião
sair do papel
Mesmo com a obra, o
trânsito não deve acabar durante o Carnaval e o Ano-Novo. "São dois
grandes picos. O investimento para resolver essa demanda não se
justifica", diz o presidente da Dersa.Fonte: Folha de S.Paulo