A partir de ontem (6), o tráfego de veículos entre o
quilômetros 15 e 16 da Tamoios será desviado para a nova pista construída
neste trecho. De acordo com a Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), a
mudança é necessária para o início dos serviços de recuperação da antiga
pista.
O desvio ficará ativo até a conclusão definitiva da duplicação do
trecho nos dois sentidos. Neste período, os motoristas serão orientados por
meio da sinalização no local.
As mudanças no tráfego do trecho de planalto são introduzidas em
função dos avanços das obras de duplicação da rodovia. Desde março as obras
entraram em nova etapa, com ampliação de intervenções na pista em toda a sua
extensão.
A Dersa, responsável pelo gerenciamento do empreendimento, liberou o
primeiro trecho duplicado para o tráfego, no dia 25 de abril. São três
quilômetros de extensão, do quilômetro 39 ao 42, em Paraibuna. Ainda de
acordo com a Dersa, novos trechos duplicados devem ser liberados nos próximos
meses.
Fonte: G1
|
|
Criada em 1989 a RDC dedica-se ao desenvolvimento de soluções integradas de softwares de gestão corporativa e logística para o mercado latino americano. Empresa genuinamente brasileira, a RDC busca atender às necessidades específicas de seus clientes. Como consequência conquistou a liderança nacional em soluções para o setor de armazenamento, movimentação e distribuição de veículos zero km.
sexta-feira, 7 de junho de 2013
Trecho de nova pista da rodovia dos Tamoios é liberado
Assembleia de São Paulo aprova 'ficha suja' para motorista bêbado
A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou ontem projeto que obriga
a divulgação dos nomes de motoristas do Estado que perderam a carteira de
habilitação por dirigir sob efeito de álcool.
Se for sancionada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), será criada
uma espécie de lei da "ficha suja" para motoristas, que terão seus
nomes publicados pelo governo no "Diário Oficial".
A proposta foi aprovada sem nenhum voto contrário.
Pelo texto do deputado Cauê Macris (PSDB), vice-líder da bancada
tucana na Assembleia e autor do projeto, a relação de infratores será
divulgada pelo Detran.
Macris diz que Alckmin deve sancionar a lei. O Palácio dos
Bandeirantes afirma que ela ainda será analisada.
Na publicação devem constar nome completo do infrator, número da
habilitação e motivos da punição.
Macris alega que mortes provocadas por motoristas embriagados são
ocorrências cotidianas. "A sociedade é prejudicada por maus condutores
que desrespeitam a lei e não sofrem punição compatível."
Segundo ele, a proposta é inédita no país. Diz que as seguradoras
poderão usar a lista para traçar os perfis dos motoristas "e até
aumentar os custos de quem já foi pego".
Afirma ainda que empresas, por exemplo, também poderão usar esse cadastro
para contratar um motorista.
A lei atual permite publicar listas de carteiras que podem ser
suspensas, para convocar os infratores a fazerem suas defesas. Porém, os
nomes não são publicados, só a numeração, e não apenas nos casos de
embriaguez.
Hoje, motoristas flagrados sob efeito de álcool são multados em R$
1.915 e têm a carteira suspensa por 12 meses. Mas ela só será cassada após
processo administrativo.
'EXPOSIÇÃO VEXATÓRIA'
Para o advogado criminalista Francisco Bernardes Júnior, o projeto fere
a Constituição. "É uma exposição vexatória. Publicar unicamente para que
o nome seja exposto ofende o direito à imagem da pessoa."
O presidente da comissão de Trânsito da OAB do Paraná, Marcelo Araújo,
diz que a divulgação da lista equivale a uma condenação eterna, já que os
nomes podem permanecer na internet. "Além disso, a carteira é nacional.
O procedimento tem que ser uniforme no país."
Segundo a PM, no ano passado 26.157 motoristas foram autuados por
dirigir sob efeito de álcool. Neste ano, foram 3.250 somente até maio. Para
Maurício Januzzi, da Comissão de Trânsito da OAB-SP, a ideia é positiva.
"Mas o ideal é investir no Detran para agilizar processos
administrativos. Para cassar uma carteira, demora até um ano."
|
|
Fonte.: Folha de S. Paulo
|
Relator propõe revogar toda a lei que regulamenta o trabalho de motoristas
O relator da comissão especial que regulamenta a profissão de
motorista, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), apresentou, na quarta-feira
(05), minuta de projeto de lei que permite ao motorista dirigir por até seis
horas initerruptas. Hoje, a lei (12.269/12) só permite que ele dirija por até
4 horas seguidas. O texto também torna obrigatório o exame toxicológico para
motoristas profissionais.
A proposta de Colatto revoga toda a lei que regulamenta o trabalho dos
motoristas profissionais. A norma entrou em vigor em abril do ano passado.
Caso a proposta seja aprovada pelo Congresso, as punições já aplicadas
ficarão sem efeito e as penalidades serão transformadas em advertência.
O texto diferencia o tempo de descanso: o motorista que é empregado de
uma empresa continua obrigado a ter uma pausa de 11 horas. Já o autônomo pode
ter esse tempo reduzido para dez horas. Além disso, o texto estabelece que os
motoristas que ultrapassarem o tempo de direção permitido só poderão ser
multados depois que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
(Dnit) tiver homologados os pontos de parada.
Os integrantes da comissão ainda podem sugerir mudanças no texto até a
próxima quarta-feira (12). A votação da proposta consolidada está marcada
para a terça-feira da semana seguinte (18).
Aumento no custo do frete
Valdir Colatto explica porque aumentou o tempo máximo em que o
motorista pode ficar na direção sem descansar: "A lei anterior
determinava a cada quatro horas, meia hora de descanso, uma hora no almoço e
onze horas no final da jornada. O que aconteceu? Todos têm uma dificuldade e
[precisam] de um tempo maior disponível para transportar os mesmos produtos.
E o Custo Brasil que aumentou, com isso, cerca de 30% no frete. E também os
motoristas autônomos dizendo que, com isso, eles não conseguiriam ter a
receita suficiente para poder manter a sua atividade."
O 3º vice-presidente da comissão especial, deputado Hugo Leal
(PSC-RJ), é contra a mudança. "Me surpreende negativamente a revogação
de uma lei que foi recentemente sancionada. E segundo: ampliaram o tempo de
direção, que era de quatro horas com descanso de 30 minutos. Ampliaram para
até seis horas, dizendo que: 'Ah, o máximo é seis horas. Ah, mas são
realidades nacionais diferentes, porque no Mato Grosso ou no Amazonas, ou
seja onde for, as distâncias são maiores e a pessoa têm que dirigir até seis
horas direto.' Você imagina uma pessoa que sai, que começa a dirigir às oito
horas da manhã e só vai parar o veículo, se ele quiser, às duas horas da
tarde."
Diminuir o valor do pedágio
Valdir Colatto também propõe diminuir o valor do pedágio cobrado dos
caminhoneiros. Hoje, o preço é definido com base no número de eixos do
veículo. O relator sugere que o pedágio passe a ser cobrado só sobre a
unidade tratora, conhecida como cavalo.
Outra novidade apresentada é a cobrança das multas dos motoristas
estrangeiros que trafegam no País. Valdir Colatto sugere que se aplique o
princípio da reciprocidade: em muitos países da América do Sul, o motorista
só pode deixar o território nacional depois que tiver quitado as multas.
|
|
Fonte.: Agência Câmara
|
Caminhões deixam de circular em Salvador a partir do dia 5 de julho
A prefeitura de Salvador publicou, na quarta-feira (5), o decreto que
estabelece as normas para carga e descarga na cidade. Em 30 dias, a contar da
publicação do texto, a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador
(Transalvador) expedirá portarias com as definições das Zonas de Restrição de
Operação de Carga e Descarga (ZROCD) e Áreas com Restrição a Circulação
(VRC).
Segundo a administração soteropolitana, em nota enviada à imprensa, as
delimitações poderão ser revisadas “sempre que necessário”.
Conforme decreto nº 23.975, assinado pelo prefeito ACM Neto (DEM),
ficam proibidas operações de carga e descarga de bens e de mercadorias em
estabelecimentos comerciais e de serviços nos seguintes dias e horários: de
segunda a sexta-feira, das 6h às 21h e antes das 14h, aos sábados.
Existem algumas exceções, entre elas operações realizadas com
automóveis e motocicletas, serviços de tratamento e abastecimento de água,
assistência médica e hospitalar e coleta de lixo.
Fica proibido também o trânsito de caminhões e tratores nas Áreas de
Restrição a Circulação (ARC) da capital baiana, nos períodos compreendidos
entre 6h e 10h, de segunda a sábado; 17h e 20h de segunda a sexta-feira; e 9h
e 20h, aos sábados, domingos e feriados na Orla.
|
|
Fonte.: Bahia Notícias
|
quinta-feira, 6 de junho de 2013
Acordo limita filas de caminhões nos pátios reguladores de Cubatão
Em reunião na terça-feira (4) ficou acertado que haverá um limite no
congestionamento que será tolerado na entrada dos pátios reguladores em
Cubatão (SP). Segundo a assessoria do município, quando o engarrafamento
extrapolar cinco quilômetros, os caminhões com destino ao Porto de Santos
começarão a ser retidos nos pedágios do Sistema-Anchieta-Imigrantes. O
procedimento será semelhante ao adotado em dias de muita neblina.
Ainda de acordo com a prefeitura de Cubatão, uma nova reunião para
discutir a situação dos pátios reguladores foi marcada para a tarde da
próxima terça-feira (11). As discussões envolvem a Companhia Docas do Estado
de São Paulo (Codesp), o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana
da Baixada Santista (Condesb) e a Ecovias, concessionária que administra o
Sistema Anchieta-Imigrantes.
O encontro de hoje foi marcado após os problemas enfrentados com um
decreto da prefeitura de Cubatão que limitou, na terça-feira (28) passada, o
funcionamento dos pátios ao horário comercial. A restrição provocou um grande
congestionamento ao longo do dia, que só foi amenizado com a suspensão da
norma após um acordo entre as partes envolvidas. A administração municipal
diz que Cubatão é a cidade que mais sofre com os impactos da “crise
logística” que afeta a Baixada Santista e, por isso, cobra soluções para o
problema.
|
|
Fonte.: Agência Brasil
|
Assinar:
Postagens (Atom)