As tarifas cobradas nos pedágios das BR-324 e BR-116 foram reajustadas
a partir da sexta-feira (7), informou a ViaBahia, concessionária que
administra as rodovias. Segundo o órgão, a correção atende à resolução nº
3941, publicada no Diário Oficial da União.
Não houve mudança somente na tarifa cobrada na BR-324 para
motocicletas, motonetas e bicicletas moto, que continua R$ 0,90. Ainda na
BR-324, o valor para automóvel, caminhonete e furgão passou de R$ 1,70 para
R$ 1,80. No caso de caminhão leve, ônibus, caminhão-trator e furgão com
rodagem dupla, a tarifa mudou de R$ 3,50 para R$ 3,60.
Já na BR-116, a tarifa para motocicletas, motonelas e bicicletas moto
sofrerá alteração de R$ 1,50 para R$ 1,60. O valor para caminhão,
caminhão-trator, caminhão trator com semi-reboque e ônibus passou de R$ 9,10
para R$ 9,40. No caso de automóvel, caminhonete e furgão, a cobrança deixou
de ser R$ 3 e mudará para R$ 3,10.
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Fonte.: G1
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sexta-feira, 7 de dezembro de 2012
ViaBahia anuncia reajuste das tarifas do pedágio das BR-324 e BR-116
Projeto de Lei quer aumentar punição para quem for pego dirigindo bêbado
Um projeto de lei já aprovado pela Câmara dos Deputados quer endurecer
a punição aos infratores que dirigem sob a influência de álcool. Segundo a
Polícia Rodoviária Federal (PRF), por ano cerca de 1,5 mil motoristas são
autuados por dirigir pelas rodovias do estado sob o efeito de álcool.
“Está em tramitação no Congresso Nacional, inclusive já aprovado pela
Câmara dos Deputados, e aumentam essas penalidades, inclusive dobrando o
valor das multas. Mas volto a dizer que para se tornar um crime inafiançável
precisa mudar a legislação vigente”, defende o deputado federal Pedro Chaves
(PMDB).
Em Goiânia, a delegada de trânsito já aplica multas mais pesadas, de
acordo com o valor do veículo. “E caso a situação, os antecedentes
recomendem, pode ser aplicada uma fiança. Ela é aplicada mediante a situação
econômica da pessoa e varia de 1 a 5 salários mínimos. Em Goiânia nos temos
adotado uma postura que se a pessoa ela tem condição de ter um carro que
envolve um valor elevado, nós estamos arbitrando um quarto do valor do
veículo, que é mais ou menos com base na situação econômica dela”, avalia a
delegada Nilda Lima de Andrade.
O médico Manoel Araújo de Rocha Filho explica que a bebida gera
euforia auto-confiança e reduz os reflexos do condutor. “De início a pessoa
não percebe a perda desse reflexo, mas a medida que o teor de álcool vai
aumentado no sangue, pode chegar até a perda importante. A pessoa não pode
nem consegue tomar decisões rápidas e não consegue ter reações rápidas”,
afirma.
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Fonte.: Folha de Notícias
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Transportadora Americana emite o 1º manifesto eletrônico do Brasil
A Transportadora Americana (TA) se antecipou à obrigatoriedade de
entrega do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), prevista
apenas para 2013, e emitiu o primeiro documento do Brasil no dia 1º de
dezembro, em parceria com a fornecedora Synchro.
O objetivo da tecnologia é substituir o atual formulário Modelo 25,
facilitando o registro em lote de documentos fiscais em trânsito e agilizando
a identificação das unidades de carga, além de demais características do
transporte, durante as vistorias nos postos fiscais.
“Hoje, há casos de caminhões que ficam parados por horas nos postos
fiscais de algumas regiões, aguardando a conferência dos documentos. Isso
pode gerar prejuízos incalculáveis para as empresas”, explica Shirley
Rosseto, gerente de TI da Transportadora Americana. Para ela, a vantagem do
MDF-e está justamente em agilizar essa conferência e, consequentemente, a
entrega da carga.
O manifesto de carga eletrônico será utilizado pelas transportadoras
sempre que existir mais de um conhecimento de transporte associado ao veículo
e, para os demais contribuintes, sempre que promoverem a saída de mercadoria
em veículo próprio, ou mediante a contratação de transportador autônomo,
desde que destinadas a mais de um contribuinte do ICMS. Nesses casos, o documento
consegue relacionar tudo o que está sendo transportado com seus respectivos
conhecimentos de transporte e notas fiscais.
“Quando a viagem é de um Remetente para um Destinatário, a quantidade
de notas fiscais é pequena, o Conhecimento de Transporte é do tipo Lotação e
não existe a necessidade da emissão do Manifesto. Ele só é utilizado por
empresas de transporte de carga fracionada, que chegam a transportar 100, 200
ou 300 CT-e? em um mesmo veículo, com Notas Fiscais de remetentes e
destinatários diferentes. É por isso que a conferência manual de tudo isso
fica praticamente inviável”, conta Shirley.
O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) foi criado para
dar continuidade ao projeto CT-e, que, por sua vez, traz informações geradas
na própria NF-e. ?”O Conhecimento de Transporte no modelo eletrônico nos
trouxe vantagens internas, dentro da operação da transportadora, como a
eliminação de papéis e uma maior agilidade nos processos de emissão. Já o
MDF-e nos dará agilidade quando a carga já estiver em transporte”, conclui
Shirley.
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Fonte.: Portal Transporta Brasil
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Crédito para Zona Azul pode ser comprado pela web em Guarulhos
Motoristas de Guarulhos já podem contar com uma nova opção para evitar
os transtornos causados pelos talões da Zona Azul. Créditos para ativar
bilhetes virtuais podem ser comprados pela internet. O sistema virtual já
está funcionando em toda a cidade e alguns dos tradicionais parquímetros,
usados para controle do estacionamento rotativo, estão sendo desativados.
De acordo com Celso Masson, secretário-adjunto de Transporte e
Trânsito de Guarulhos, o usuário deve efetuar seu cadastro no site do
programa e fazer a sua compra pelo celular - via portal de voz ou por meio de
aplicativos.
Para quem não tem acesso à internet pelo celular, serão
disponibilizados 76 pontos de venda pela cidade. Mesmo nestes casos, o
motorista não deixará o balcão com um bilhete em papel. “Quando o motorista
cadastra a placa do seu veículo, o agente, imediatamente, tem apontado em seu
equipamento que a vaga está regular", afirma Masson. A renovação do
período de estacionamento também pode ser feita pelo celular.
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Fonte.: G1
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Governador Geraldo Alckmin dá início às obras de ampliação de rodovias Baixada Santista
O governador Geraldo Alckmin iniciou na terça-feira (4) duas
aguardadas obras na Baixada Santista. As melhorias, no entroncamento das
rodovias Anchieta, Cônego Domenico Rangoni, Imigrantes e Padre Manoel da
Nóbrega, principais rotas de acesso ao Porto de Santos e ao Polo Industrial
de Cubatão, permitirão a readequação e ampliação de capacidade de tráfego na
região, o que eliminará gargalos e diminuirá os congestionamentos no acesso
ao porto. Esses dois projetos foram incluídos no contrato da concessionária
Ecovias após negociação feita entre o Governo do Estado, por meio da Artesp,
e a empresa que administra o Sistema Anchieta - Imigrantes.
Os investimentos irão possibilitar a remodelação do trevo do km 55 da
rodovia Anchieta, com implantação de anel viário interligando as rodovias
Anchieta (SP 150), Cônego Domênico Rangoni (SP 55), Imigrantes (SP 160) e
Padre Manoel da Nóbrega (SP 55). O novo dispositivo contará com viaduto de
aproximadamente 900 metros de extensão com 4 a 5 faixas de rolamento.
A outra obra será a construção de uma terceira faixa com 16
quilômetros de extensão, sendo oito quilômetros por sentido, na rodovia
Cônego Domenico Rangoni, entre o km 262,750 e o km 269,230, na região do Polo
Industrial de Cubatão. A obra irá incluir os alargamentos das pontes sobre o
Rio Cubatão (km 269) e Rio Perequê (km 267) e do pontilhão sobre o Rio
Perequê (km 267 - Marginal Leste). Os acessos rodoviários existentes serão
reformulados conforme nova configuração da rodovia. Também serão feitas uma
ciclovia e novas travessias de pedestres.
As atividades preparatórias para a realização das obras, como
marcações topográficas, sondagens e obtenção de licenças ambientais já estão
sendo realizadas. A previsão é que as obras estejam concluídas até setembro
de 2014. Ao todo, os investimentos somam R$ 328 milhões. Deverão passar pelo
novo trevo cerca de 100 mil veículos por dia, e outros 50 mil na faixa
adicional.
A entrega das melhorias irá aliviar o tráfego de veículos e reduzir o
número de acidentes. Além disso, espera-se criar um ambiente mais favorável
para o transporte de mercadorias para o Porto de Santos e o desenvolvimento
do Polo Petroquímico de Cubatão. Cerca de 1,6 milhão de pessoas serão
beneficiadas. Com as obras, serão gerados 600 empregos diretos e outros 1,6
mil indiretos.
Negociação - A inclusão do pacote de obras no contrato da Ecovias
adotou uma nova metodologia. Pela primeira vez será usado o Fluxo de Caixa
Marginal para a inclusão de novas obras em um contrato de concessão em São
Paulo, o que reduz a Taxa Interna de Retorno (TIR) da concessionária de
20,59% para 9,1%. Neste caso, o reequilíbrio será feito com a extensão do
prazo do contrato em 18 meses e 11 dias. Pela TIR original resultaria
extensão de 59 meses.
O benefício do uso do Fluxo de Caixa Marginal é a realização de um
reequilíbrio condizente com a realidade econômica atual, sem onerar os
usuários. Os contratos da 1ª Etapa de Concessões foram assinados em meio a
uma realidade econômica de instabilidade monetária e altos índices de
inflação. Assim, a TIR desses contratos tem índices altos quando comparadas
com o mercado atual. Esse fato gera uma distorção ao fazer o equilíbrio
econômico-financeiro pela inserção de novas obras ou serviços não previstos
originalmente em edital.
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