A Transportadora Americana (TA) se antecipou à obrigatoriedade de
entrega do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), prevista
apenas para 2013, e emitiu o primeiro documento do Brasil no dia 1º de
dezembro, em parceria com a fornecedora Synchro.
O objetivo da tecnologia é substituir o atual formulário Modelo 25,
facilitando o registro em lote de documentos fiscais em trânsito e agilizando
a identificação das unidades de carga, além de demais características do
transporte, durante as vistorias nos postos fiscais.
“Hoje, há casos de caminhões que ficam parados por horas nos postos
fiscais de algumas regiões, aguardando a conferência dos documentos. Isso
pode gerar prejuízos incalculáveis para as empresas”, explica Shirley
Rosseto, gerente de TI da Transportadora Americana. Para ela, a vantagem do
MDF-e está justamente em agilizar essa conferência e, consequentemente, a
entrega da carga.
O manifesto de carga eletrônico será utilizado pelas transportadoras
sempre que existir mais de um conhecimento de transporte associado ao veículo
e, para os demais contribuintes, sempre que promoverem a saída de mercadoria
em veículo próprio, ou mediante a contratação de transportador autônomo,
desde que destinadas a mais de um contribuinte do ICMS. Nesses casos, o documento
consegue relacionar tudo o que está sendo transportado com seus respectivos
conhecimentos de transporte e notas fiscais.
“Quando a viagem é de um Remetente para um Destinatário, a quantidade
de notas fiscais é pequena, o Conhecimento de Transporte é do tipo Lotação e
não existe a necessidade da emissão do Manifesto. Ele só é utilizado por
empresas de transporte de carga fracionada, que chegam a transportar 100, 200
ou 300 CT-e? em um mesmo veículo, com Notas Fiscais de remetentes e
destinatários diferentes. É por isso que a conferência manual de tudo isso
fica praticamente inviável”, conta Shirley.
O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) foi criado para
dar continuidade ao projeto CT-e, que, por sua vez, traz informações geradas
na própria NF-e. ?”O Conhecimento de Transporte no modelo eletrônico nos
trouxe vantagens internas, dentro da operação da transportadora, como a
eliminação de papéis e uma maior agilidade nos processos de emissão. Já o
MDF-e nos dará agilidade quando a carga já estiver em transporte”, conclui
Shirley.
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Fonte.: Portal Transporta Brasil
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