O Departamento de Estradas de Rodagem está fazendo uma auditoria para
investigar se agentes de trânsito que aplicam multas já analisaram recurso
contra punições estabelecidas por eles próprios. De acordo com denúncia
mostrada pelo DFTV de um funcionário que não quis ser identificado, dos 30
profissionais que julgam os recursos 18 também aplicam multas.
O departamento confirma que agentes de trânsito fazem parte do núcleo
que analisa os recursos. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito
(Denatran), não existe nenhuma regra sobre a composição das equipes que
julgam os recursos. A definição fica a cargo de cada órgão de trânsito. No
Detran, por exemplo, o núcleo de análise de recursos é formado apenas por
servidores de carreira.
Para o especialista em trânsito Luís Moura, apesar de não ser ilegal,
a presença de agentes de trânsito no núcleo que analisa os recursos é
antiética. “Isso gera na sociedade, no meio público da comunidade, uma
insegurança em relação à isenção do órgão ou daquela junta que está julgando
algo que ele considera injusto”, diz o especialista.
De janeiro a novembro deste ano, o DER aplicou 460,2 mil multas, o que
equivale a uma arrecadação de R$ 29,4 milhões. Dos 3,7 mil recursos contra as
autuações, 854 motoristas, ou 23%, conseguiram anular as infrações.
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Fonte.: G1
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sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
DER investiga se agente que multa também julga recurso de motoristas
Viaduto altera sentido de marginais da Via Anhanguera em Ribeirão Preto
O viaduto que interliga as Avenidas Guadalajara e Henri Nestlé, em
Ribeirão Preto (SP), foi oficialmente inaugurado na manhã de segunda-feira
(10). A estimativa é que cerca de 10 mil veículos passem pelo trecho, entre
os bairros Lagoinha e Parque dos Lagos, todos os dias.
O projeto começou a ser construído em janeiro e custou R$ 23 milhões
aos cofres públicos, através do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo
de São Paulo. A estrutura tem 240 metros de comprimento e 22 metros de
largura e conta com ciclovia.
Marginais
Com a liberação do viaduto, as marginais da Rodovia Anhanguera
(SP-330) passaram a ter sentido único. No trecho Norte (Ribeirão – Uberaba),
a mão única tem início no viaduto até à Rua José Stupello.
Para o motorista acessar a Avenida Henri Nestlé, após passar sob a
rodovia é preciso acessar a Rua José Stupello, virar à direita na Rua
Guilherme Baggio e à esquerda na Rua Antônio Pereira Magaldi indo até a Rua
Leonardo Gonçalves, virando à direita.
Os motoristas que seguem com destino à Vila Abranches e que antes
utilizavam a marginal Sul (Ribeirão – São Paulo), agora devem utilizar a
Avenida Antônio Gomes da Silva Junior até a Rua Luiz Falini, virando à
direita na Rua Professor Joaquim de Faria.
Com a mudança nas marginais, as linhas de ônibus urbano Jardim Juliana
(430), Parque dos Servidores (830), Parque São Sebastião (403), Parque
Portinari (730), Lagoinha-Ipiranga (137) e Vila Abranches-Ipiranga (237)
também passarão a cumprir novos itinerários. As mudanças estão disponíveis no
site da Prefeitura de Ribeirão.
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Fonte.: G1
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Inspeção reprova 42% dos caminhões no 1° teste, diz Controlar
Dados divulgados na segunda-feira (10) pela Controlar revelam que
mais de 42% dos caminhões foram reprovados no primeiro teste da inspeção
veicular em 2012. A categoria lidera o ranking de irregularidades, seguido
por caminhões 36.213 (42,8%), Diesel Leve 54.263 (39,4%), Ônibus 17.945
(29,7%), Motocicletas 225.974 (23,9%) e Automóveis 2.342.838 - (16,9%).
Ainda conforme o balanço, de fevereiro a novembro deste ano, 2.677.186
veículos fizeram a inspeção ambiental, incluindo automóveis, caminhões,
ônibus, motocicletas e veículos leves a diesel. Desse montante, 18,4% não
foram aprovados na primeira inspeção - em média, um a cada cinco veículos é
reprovado.
Dezembro é o último mês para regularizar o veículo que ainda não fez a
inspeção ambiental veicular 2012. Em janeiro, embora ainda seja permitido
realizar a inspeção referente ao exercício de 2012, todos os veículos estarão
fora do prazo legal. A Controlar ainda afirma que 3,4% dos veículos seguem
irregulares - 401.316 corrigiram os problemas e foram aprovados.
Para os veículos com placas de finais 1 a 9 o prazo legal já terminou,
porém, a inspeção poderá ser feita sem ônus para o proprietário do veículo a
não ser os previstos em Lei (multa e bloqueio do licenciamento). Antes de
levar o carro para a inspeção é necessário pagar a tarifa no valor de R$
44,36.
Em até 72 horas após o pagamento o agendamento poderá ser realizado
pelo site da empresa.
Veículos de placas final zero têm até 31/12 para realizar a inspeção.
Aqueles que perderam o prazo já estão com o licenciamento bloqueado e
sujeitos à multa (R$ 550,00), caso sejam parados em uma fiscalização de
trânsito ou flagrados pelos radares responsáveis em multar quem desrespeita o
rodízio.
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Fonte.: G1
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ANTT estudar dar bônus a concessionárias de rodovias que reduzirem acidentes
As empresas que administrar os sete novos trechos de rodovias que
serão concedidos à iniciativa privada em 2013 poderão ter um bônus em caso de
redução do número de acidentes em suas estradas. A proposta está em análise
pelo governo, segundo a diretora da ANTT (Agência Nacional de Transporte
Terrestre), Natália Marcassa.
Ela diz que os estudos apontam que a solução pode ser adequada e
auxiliar na redução do número de mortes nas estradas, mas ainda estão sendo
estudados detalhes de melhor forma de implantar o sistema.
A regra valerá para a rodada de pedágio de rodovias marcada para junho
do próximo ano, que deverá ter sete estradas concedidas. Uma possibilidade é
aumentar o reajuste do pedágio das companhias que conseguissem reduzir o
número de acidentes.
"O diabo mora nos detalhes", disse Dino Batista, da
secretaria de fomento do Ministério dos Transportes, lembrando que ainda são
necessário mais estudos para saber como aplicar a medida.
BR-101 ES
Para a nova rodada de concessões, o governo já definiu que não vai
mais vincular os estudos do concessionário ao contrato, diz Marcassa. A
medida, segundo a diretora, é para evitar contestações judiciais como a que
está ocorrendo no mais recente leilão de rodovias --o da BR-101 no Espírito
Santo.
A Justiça deu liminar impedindo a assinatura do contrato porque avalia
pedido de uma das empresas participantes da concorrência de que os estudos do
concessionário vencedor não estão corretos.
BR-040 E 116
Outra definição é manter as exigências dos editais de duas concessões em
andamento --as das BRs 040 e 116, ambas em Minas Gerais. Segundo os
documentos, a vencedora da concorrência deve ter capital próprio suficiente
para cobrir todos os investimentos previstos nos dois primeiros anos de
contrato.
Para ela, a exigência vai elevar o nível dos concorrentes e garantir
as obras previstas nas rodovias federais dentro do prazo.
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Fonte.: Folha de S.Paulo
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quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
Governo quer implantar balanças para garantir durabilidade das novas rodovias estaduais
A execução de um amplo programa estadual de restauração e pavimentação
de rodovias, com obras já prontas e previsão de novos investimentos, levou o
governo do Estado a planejar a implantação de balanças de pesagem para
controle de cargas. A intenção, conforme anunciou em Cassilândia o governador
André Puccinelli, é garantir a durabilidade das pistas nas rodovias de
jurisdição do Estado, evitando o tráfego de veículos transportando acima do
limite de capacidade.
De acordo com André, os novos projetos que serão executados a partir
do ano que vem, com a liberação dos recursos que estão sendo captados do
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), deverão incluir
a colocação das balanças. A expectativa do governador é que os contratos
estejam assinados para início da execução do programa de obras em março.
“Normalmente, um asfalto desses resiste dez anos, mas com esse excesso
de carga, não há asfalto que dure. Tem que haver fiscalização. Nós
arrecadamos e fazemos os investimentos, e temos que ter esse cuidado, para
dar o retorno ao cidadão”, afirmou o governador.
André fez a inauguração de uma das obras executadas no plano de
desenvolvimento de rodovias do Programa MS Forte, a restauração da
pavimentação asfáltica da MS-306, trecho Cantina/Chapadão do Sul/Cassilândia.
O percurso é um exemplo do intenso movimento de veículos pesados com grandes
quantidades de cargas sendo transportadas. “É importante que tenha uma
tonelagem máxima. Estamos adotando nas nossas obras técnicas que são usadas
pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para as
rodovias poderem aguentar mais, mas mesmo assim é preciso ter a balança para
fiscalizar”, disse Puccinelli.
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Fonte.: O Correio News
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