As empresas que administrar os sete novos trechos de rodovias que
serão concedidos à iniciativa privada em 2013 poderão ter um bônus em caso de
redução do número de acidentes em suas estradas. A proposta está em análise
pelo governo, segundo a diretora da ANTT (Agência Nacional de Transporte
Terrestre), Natália Marcassa.
Ela diz que os estudos apontam que a solução pode ser adequada e
auxiliar na redução do número de mortes nas estradas, mas ainda estão sendo
estudados detalhes de melhor forma de implantar o sistema.
A regra valerá para a rodada de pedágio de rodovias marcada para junho
do próximo ano, que deverá ter sete estradas concedidas. Uma possibilidade é
aumentar o reajuste do pedágio das companhias que conseguissem reduzir o
número de acidentes.
"O diabo mora nos detalhes", disse Dino Batista, da
secretaria de fomento do Ministério dos Transportes, lembrando que ainda são
necessário mais estudos para saber como aplicar a medida.
BR-101 ES
Para a nova rodada de concessões, o governo já definiu que não vai
mais vincular os estudos do concessionário ao contrato, diz Marcassa. A
medida, segundo a diretora, é para evitar contestações judiciais como a que
está ocorrendo no mais recente leilão de rodovias --o da BR-101 no Espírito
Santo.
A Justiça deu liminar impedindo a assinatura do contrato porque avalia
pedido de uma das empresas participantes da concorrência de que os estudos do
concessionário vencedor não estão corretos.
BR-040 E 116
Outra definição é manter as exigências dos editais de duas concessões em
andamento --as das BRs 040 e 116, ambas em Minas Gerais. Segundo os
documentos, a vencedora da concorrência deve ter capital próprio suficiente
para cobrir todos os investimentos previstos nos dois primeiros anos de
contrato.
Para ela, a exigência vai elevar o nível dos concorrentes e garantir
as obras previstas nas rodovias federais dentro do prazo.
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Fonte.: Folha de S.Paulo
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