segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Porto de Santos precisa de obras para melhorar acesso, diz especialista


O Porto de Santos, no litoral de São Paulo, é considerado o maior complexo do tipo da América Latina e participa com pouco mais de um quarto dos resultados da balança comercial brasileira. Entretanto, na opinião de especialista ouvidos pelo G1, o local sofre com problemas de acessibilidade e carece de melhorias na administração.

Para Wladimir Xavier, professor universitário do curso de logística, gestão portuária e comércio exterior, o Porto de Santos está vivendo um gargalo logístico há muito tempo e o importante seria investir em acessibilidade.

“A única saída [do porto] é a rodovia Anchieta. O problema é que ela vive congestionada. A coisa mais importante para Santos, além da melhoria no calado, é uma melhoria, de forma urgente, na entrada e saída do Porto de Santos, que hoje ficam congestionadas”, disse.

Xavier acredita que também há outras melhorias que precisam ser feitas no porto, principalmente na questão de administração e gestão. Para ele, é preciso mais abertura por parte do poder público para maior participação privada. Desta forma, ele acredita que o Porto de Santos ficaria ainda mais atrativo para as grandes empresas do setor. “O cenário hoje afugenta o investidor. As tarifas do porto são regulamentadas pelo poder público. Tem que ter uma iniciativa mais aberta, fazer negociações com a iniciativa privado”.

Ele também acredita que seria necessário um pouco mais de autonomia por parte da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) para as obras. “Alargamento de ruas e criação de viadutos, principalmente. A avenida perimetral foi um avanço, mas uma iniciativa que demorou muito”, disse.

Porto de Santos

Hoje o Porto de Santos conta com quase 14 km de extensão de cais operacionais, nas duas margens do estuário, contando com os novos terminais previstos para começar a operar no ano que vem. Ao todo, cerca de 4,6 mil navios atracaram no porto de Santos no mês de outubro.

No mesmo período, o Porto de Santos aumentou a participação na balança comercial, ficando mais uma vez na liderança do ranking dos portos nacionais. Em 2011, o cais santista era responsável por 24,6% da balança comercial brasileira. Esse número subiu para 26,1% em outubro passado, o que corresponde a US$ 101,2 bilhões das trocas comerciais brasileiras.

Aproximadamente 40 mil pessoas trabalham direta ou indiretamente para o Porto de Santos. Esse número inclui tanto os trabalhadores avulsos, os ligados ao Orgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) e que não são contratados por um determinado terminal, os portuários que tem carteira assinada por alguma empresa do setor ou até mesmo quem realiza o transporte de cargas, como os caminhoneiros.

No Porto de Santos há cerca de 40 terminais que possuem a capacidade de movimentar cerca de 130 milhões de toneladas por ano. Esse número deve aumentar devido aos investimentos realizados nos últimos anos, como por exemplo, a dragagem do canal de navegação. Também está sendo feita a retirada dos destroços do navio Ais Giorgis, que naufragou na década de 1970 e a remoção das pedras de Itapema e Teffé, que prejudicavam a entrada de grandes navios no Porto de Santos.

Após esses procedimentos, que já estão sendo concluídos, a profundidade do Porto de Santos passará de 12, 13 e 14 metros de profundidade, em alguns trechos, para 15 metros em toda a extensão. Antes o Porto tinha 150 metros de largura e, agora, passará a ter 220 metros, podendo receber embarcações bem maiores e com maior capacidade de transportar mercadorias.

De acordo com a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), entre os anos de 1990 e 2000 houve um aumento de 100% na movimentação de cargas no período e esse número não tem parado de crescer.

Em agosto deste ano, o Porto de Santos movimentou 10.547.861 toneladas de mercadorias, o recorde histórico de movimentação em um único mês. O açúcar e o milho são os produtos mais exportados. Já na importação, lideram o ranking o adubo, o carvão e o enxofre. Previsões otimistas da Codesp calculam que, em 2024, o Porto de Santos irá movimentar cerca de 230 milhões de toneladas.

Fonte.: G1