Com a meta de melhorar a fluidez do trânsito na entrada da cidade
durante os horários de pico, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego)
implantou na quarta-feira (3) operação especial no corredor de 2,4 km de
extensão, formado pelas avenidas Martins Fontes e Getúlio Vargas. Agentes
estão atuando em sete cruzamentos semaforizados desde a confluência com a via
Anchieta até a rua São Bento, implantando uma ‘onda verde’, para a liberar a
passagem dos veículos com a maior rapidez possível.
Os problemas são provocados pelo excesso de veículos, sobretudo os
caminhões provenientes da Anchieta que se dirigem aos terminais portuários
utilizando o viaduto da Alemoa. A CET mantém contato permanente com a
Ecovias, responsável pelo Sistema Anchieta/Imigrantes; Polícia Rodoviária,
que fiscaliza o elevado da Alemoa; e a autoridade portuária (Codesp), a fim
de encontrar soluções integradas para minimizar os transtornos.
A operação será mantida de segunda a sexta, das 7h30 às 9h, e das
17h30 às 19h30, no sentido São Paulo/Santos. Além do trabalho dos agentes no
local, a CET também utiliza câmeras de vídeo no monitoramento do tráfego na
entrada da cidade.
Fonte: Diário do Litoral
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sexta-feira, 5 de abril de 2013
CET implanta operação especial na entrada da cidade
Projeto torna obrigatório lonas de proteção em caminhões
O deputado federal Marcelo Almeida (PMDB-PR) apresentou projeto de lei
na Câmara dos Deputados tornando obrigatório o uso de lonas de proteção pelos
veículos de transporte rodoviário de cargas. Esta já é uma prática
normatizada pelo Conselho Nacional de Trânsito, mas o uso das lonas ainda não
é obrigatório e muitos caminhões transitam pelas estradas brasileiras sem
esse equipamento de segurança.
O projeto de Almeida acrescenta o Artigo 102-A ao Código de Trânsito
Brasileiro (Lei no. 9.503/1997).
O texto original desse artigo estabelece que
“o veículo de carga deverá estar devidamente equipado quando transitar, de
modo a evitar o derramamento da carga sobre a via”. Em seu parágrafo único, o
artigo determina que “o Contran fixará os requisitos mínimos e a forma de
proteção das cargas de que trata este artigo, de acordo com a sua natureza”.
Já o Artigo 231 do CTB estabelece como infração gravíssima, passível de multa
e retenção do veículo para regularização, o derramamento de carga
transportada sobre a via.
Entretanto, desde a entrada em vigor do atual Código de Trânsito, o
Contran expediu apenas duas resoluções específicas abordando os requisitos de
segurança para transportes de toras e de madeira bruta.
A regulamentação
pertinente ao tema é anterior ao atual CTB: Resolução no. 732/1989 (que
dispõe sobre o transporte de cargas de sólidos à granel nas vias abertas à
circulação pública em todo o território nacional), Resolução nº 725/1988 (que
fixa os requisitos de segurança para a circulação de veículos transportadores
de contêineres) e a Resolução nº 699/1988 (que fixa os requisitos de
segurança para circulação de veículos que transportem produtos siderúrgicos).
"Apesar dessas normas, a regulamentação sobre a proteção das
cargas do transporte rodoviário precisa ser mais abrangente e preventiva, de
forma a estabelecer regras detalhadas sobre o uso de lonas ou dispositivos
similares, de acordo com a natureza da carga. Além disso, temos que
considerar os problemas jurídicos de aplicação das resoluções anteriores à
edição do novo Código, já que as penalidades nelas previstas remetem a dispositivos
antigos", justifica Almeida.
Além dos riscos à segurança do trânsito, o deputado lembra que a falta
de proteção adequada das cargas dos caminhões gera desperdício, especialmente
no transporte de grãos, elevando o custo Brasil.
O novo projeto de lei tem sua tramitação conclusiva nas Comissões da
Câmara dos Deputados. A proposta deverá ser apreciada pelas Comissões de
Constituição, Justiça e de Cidadania, Viação e Transportes e Agricultura.
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Fonte.: Paraná Shop
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Governador inaugura duplicação da rodovia Marechal Rondon em Porto Feliz
A viagem entre Itu e Porto Feliz pela rodovia Marechal Rondon (SP-300)
ficou ainda mais segura. Nesta quarta-feira, 3, o governador Geraldo Alckmin
inaugurou a duplicação de 9,5 quilômetros do trecho que liga as duas cidades.
Foram investidos R$ 25,2 milhões, viabilizados pelo Programa de Concessões
Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo, advindos da verba dos
pedágios.
Durante a inauguração, Alckmin ressaltou a importância de uma via
segura para o desenvolvimento da região. "Estamos entregando a SP-300,
toda ela duplicada, dois trevos, com obras de segurança. Isso vai evitar
acidentes, vai trazer mais segurança e desenvolvimento para região. Porque
uma boa logística e infraestrutura atraem mais empresas", disse o
governador.
Mais de 8 mil veículos passam diariamente pelo trecho duplicado, entre
o km 119,2 e o km 128,7. Além da duplicação, foram implantados ainda outros
dois dispositivos de retorno e de acesso a Porto Feliz, localizados no km
122,55 e no km 125,4. O pacote beneficia mais de 204 mil moradores da região.
As obras, coordenadas pela Concessionária Rodovia das Colinas, foram
iniciadas em março de 2011 e geraram 116 empregos diretos e indiretos.
Alckmin ainda lembrou que a região receberá uma passarela, no km 133 da
SP-300, próxima ao bairro Brasil. As obras já foram autorizadas pelo
governador e devem ser iniciadas em breve.
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Fonte.: SP Notícias
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Empresas reclamam de infraestrutura para descanso de caminhoneiros
A falta de pontos de descanso e de infraestrutura das rodovias
brasileiras foi criticada nesta quarta-feira (3) por representantes de
empresas de transporte de carga em audiência pública da comissão especial que
revisa a lei (12.619/12), sobre a jornada de trabalho dos caminhoneiros. A
lei estabeleceu descansos de 11 horas entre uma jornada e outra, além de 30
minutos para cada 4 horas ao volante. A legislação enfrenta resistência de
empresas e de setores produtivos.
Na opinião do representante da Associação do Transporte Rodoviário do
Brasil, Roberto Queiroga, a falta de lugares para o descanso dos motoristas
em trajetos sem estrutura pode aumentar gastos com o transporte de cargas.
"Não temos pontos de parada em todos os trechos rodoviários, que
realmente possam atender o trabalhador no volante e são impostas condições na
legislação em relação a tempo de espera, em jornada”, afirmou.
Segundo ele, há pontos específicos que, se não forem alterados, vão
encarecer o frente. “Se começarem as fiscalizações e as multas enquanto as
empresas estão migrando pra essa legislação, vão faltar caminhões e
motoristas”, avaliou Queiroga.
No ano passado, o Conselho Nacional de Trânsito chegou a suspender a fiscalização
da lei por seis meses. Mas a justiça já autorizou a aplicação de penalidades
para abril, com multas de R$ 127 e perda de cinco pontos na carteira de
motorista infrator.
A Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa
Catarina reforçou que o principal entrave é a infraestrutura das rodovias
brasileiras. O descanso dos motoristas, sem os pontos de apoio, colocaria em
risco a segurança da mercadoria e do profissional. A federação sugeriu que
esses pontos de parada fossem estruturados como empreendimentos comercias de
grande porte.
Reclamações
O relator na comissão especial, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC)
considerou que as reclamações sobre as rodovias também devem pautar a análise
da lei. “Temos que trazer para dentro do processo não só a discussão
profissional, mas também essa a infraestrutura brasileira, a logística do
transporte brasileiro”.
A comissão especial pretende apresentar dentro de um mês propostas
para modificar a lei federal que regulamentou a jornada dos caminhoneiros no
País. A próxima audiência pública foi convocada para a terça-feira (9).
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Fonte.: Agência Câmara
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quinta-feira, 4 de abril de 2013
Para melhorar acesso a Cumbica, Ayrton Senna terá pistas marginais
A rodovia Ayrton Senna terá duas vias marginais próximas ao aeroporto
internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.
A intenção, segundo o governo do Estado, é que as obras facilitem o
acesso ao aeroporto e ampliem em 40% a fluidez, a tempo da Copa de 2014. Quem
fará o serviço será a Ecopistas, como contrapartida à concessão da via.
A primeira das marginais começou na terça-feira (02), no sentido São
Paulo, entre os kms 24,8 (quase no acesso à avenida Jacu- Pêssego) e 19 (logo
depois do acesso a Cumbica).
A conclusão das obras ocorrerá em março de 2014, ao custo de R$ 40
milhões, pagos com dinheiro do pedágio.
Trata-se de um trecho crônico em razão dos carros que saem da zona
leste e de cidades como Mogi das Cruzes rumo a Guarulhos e à capital.
Dentro de um mês e meio a concessionária começará a fazer a marginal
no sentido interior. A obra ficará quase no mesmo trecho da primeira
marginal, mas no sentido oposto. A previsão é que os trabalhos durem cerca de
um ano, até abril de 2014. O custo será de R$ 93 milhões.
Além dessas marginas, também beneficiará o acesso a Cumbica a quinta
faixa da Ayrton Senna entre os kms 11 e 19,5, no sentido interior, entre o
final da marginal Tietê e a entrada para o aeroporto.
A conclusão da obra, iniciada em agosto, está prevista para fevereiro,
mas pode ser antecipada, segundo o governo.
Fonte: folha de S.Paulo
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