sexta-feira, 5 de abril de 2013

CET implanta operação especial na entrada da cidade


Com a meta de melhorar a fluidez do trânsito na entrada da cidade durante os horários de pico, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) implantou na quarta-feira (3) operação especial no corredor de 2,4 km de extensão, formado pelas avenidas Martins Fontes e Getúlio Vargas. Agentes estão atuando em sete cruzamentos semaforizados desde a confluência com a via Anchieta até a rua São Bento, implantando uma ‘onda verde’, para a liberar a passagem dos veículos com a maior rapidez possível.

Os problemas são provocados pelo excesso de veículos, sobretudo os caminhões provenientes da Anchieta que se dirigem aos terminais portuários utilizando o viaduto da Alemoa. A CET mantém contato permanente com a Ecovias, responsável pelo Sistema Anchieta/Imigrantes; Polícia Rodoviária, que fiscaliza o elevado da Alemoa; e a autoridade portuária (Codesp), a fim de encontrar soluções integradas para minimizar os transtornos.

A operação será mantida de segunda a sexta, das 7h30 às 9h, e das 17h30 às 19h30, no sentido São Paulo/Santos. Além do trabalho dos agentes no local, a CET também utiliza câmeras de vídeo no monitoramento do tráfego na entrada da cidade.

Fonte: Diário do Litoral

Projeto torna obrigatório lonas de proteção em caminhões


O deputado federal Marcelo Almeida (PMDB-PR) apresentou projeto de lei na Câmara dos Deputados tornando obrigatório o uso de lonas de proteção pelos veículos de transporte rodoviário de cargas. Esta já é uma prática normatizada pelo Conselho Nacional de Trânsito, mas o uso das lonas ainda não é obrigatório e muitos caminhões transitam pelas estradas brasileiras sem esse equipamento de segurança.

O projeto de Almeida acrescenta o Artigo 102-A ao Código de Trânsito Brasileiro (Lei no. 9.503/1997). 

O texto original desse artigo estabelece que “o veículo de carga deverá estar devidamente equipado quando transitar, de modo a evitar o derramamento da carga sobre a via”. Em seu parágrafo único, o artigo determina que “o Contran fixará os requisitos mínimos e a forma de proteção das cargas de que trata este artigo, de acordo com a sua natureza”. Já o Artigo 231 do CTB estabelece como infração gravíssima, passível de multa e retenção do veículo para regularização, o derramamento de carga transportada sobre a via.

Entretanto, desde a entrada em vigor do atual Código de Trânsito, o Contran expediu apenas duas resoluções específicas abordando os requisitos de segurança para transportes de toras e de madeira bruta. 

A regulamentação pertinente ao tema é anterior ao atual CTB: Resolução no. 732/1989 (que dispõe sobre o transporte de cargas de sólidos à granel nas vias abertas à circulação pública em todo o território nacional), Resolução nº 725/1988 (que fixa os requisitos de segurança para a circulação de veículos transportadores de contêineres) e a Resolução nº 699/1988 (que fixa os requisitos de segurança para circulação de veículos que transportem produtos siderúrgicos).

"Apesar dessas normas, a regulamentação sobre a proteção das cargas do transporte rodoviário precisa ser mais abrangente e preventiva, de forma a estabelecer regras detalhadas sobre o uso de lonas ou dispositivos similares, de acordo com a natureza da carga. Além disso, temos que considerar os problemas jurídicos de aplicação das resoluções anteriores à edição do novo Código, já que as penalidades nelas previstas remetem a dispositivos antigos", justifica Almeida.

Além dos riscos à segurança do trânsito, o deputado lembra que a falta de proteção adequada das cargas dos caminhões gera desperdício, especialmente no transporte de grãos, elevando o custo Brasil.

O novo projeto de lei tem sua tramitação conclusiva nas Comissões da Câmara dos Deputados. A proposta deverá ser apreciada pelas Comissões de Constituição, Justiça e de Cidadania, Viação e Transportes e Agricultura.

Fonte.: Paraná Shop


Governador inaugura duplicação da rodovia Marechal Rondon em Porto Feliz


A viagem entre Itu e Porto Feliz pela rodovia Marechal Rondon (SP-300) ficou ainda mais segura. Nesta quarta-feira, 3, o governador Geraldo Alckmin inaugurou a duplicação de 9,5 quilômetros do trecho que liga as duas cidades. Foram investidos R$ 25,2 milhões, viabilizados pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo, advindos da verba dos pedágios.

Durante a inauguração, Alckmin ressaltou a importância de uma via segura para o desenvolvimento da região. "Estamos entregando a SP-300, toda ela duplicada, dois trevos, com obras de segurança. Isso vai evitar acidentes, vai trazer mais segurança e desenvolvimento para região. Porque uma boa logística e infraestrutura atraem mais empresas", disse o governador.

Mais de 8 mil veículos passam diariamente pelo trecho duplicado, entre o km 119,2 e o km 128,7. Além da duplicação, foram implantados ainda outros dois dispositivos de retorno e de acesso a Porto Feliz, localizados no km 122,55 e no km 125,4. O pacote beneficia mais de 204 mil moradores da região.

As obras, coordenadas pela Concessionária Rodovia das Colinas, foram iniciadas em março de 2011 e geraram 116 empregos diretos e indiretos. Alckmin ainda lembrou que a região receberá uma passarela, no km 133 da SP-300, próxima ao bairro Brasil. As obras já foram autorizadas pelo governador e devem ser iniciadas em breve.

Fonte.: SP Notícias

Empresas reclamam de infraestrutura para descanso de caminhoneiros


A falta de pontos de descanso e de infraestrutura das rodovias brasileiras foi criticada nesta quarta-feira (3) por representantes de empresas de transporte de carga em audiência pública da comissão especial que revisa a lei (12.619/12), sobre a jornada de trabalho dos caminhoneiros. A lei estabeleceu descansos de 11 horas entre uma jornada e outra, além de 30 minutos para cada 4 horas ao volante. A legislação enfrenta resistência de empresas e de setores produtivos.

Na opinião do representante da Associação do Transporte Rodoviário do Brasil, Roberto Queiroga, a falta de lugares para o descanso dos motoristas em trajetos sem estrutura pode aumentar gastos com o transporte de cargas. "Não temos pontos de parada em todos os trechos rodoviários, que realmente possam atender o trabalhador no volante e são impostas condições na legislação em relação a tempo de espera, em jornada”, afirmou.

Segundo ele, há pontos específicos que, se não forem alterados, vão encarecer o frente. “Se começarem as fiscalizações e as multas enquanto as empresas estão migrando pra essa legislação, vão faltar caminhões e motoristas”, avaliou Queiroga.

No ano passado, o Conselho Nacional de Trânsito chegou a suspender a fiscalização da lei por seis meses. Mas a justiça já autorizou a aplicação de penalidades para abril, com multas de R$ 127 e perda de cinco pontos na carteira de motorista infrator.

A Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina reforçou que o principal entrave é a infraestrutura das rodovias brasileiras. O descanso dos motoristas, sem os pontos de apoio, colocaria em risco a segurança da mercadoria e do profissional. A federação sugeriu que esses pontos de parada fossem estruturados como empreendimentos comercias de grande porte.

Reclamações

O relator na comissão especial, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) considerou que as reclamações sobre as rodovias também devem pautar a análise da lei. “Temos que trazer para dentro do processo não só a discussão profissional, mas também essa a infraestrutura brasileira, a logística do transporte brasileiro”.

A comissão especial pretende apresentar dentro de um mês propostas para modificar a lei federal que regulamentou a jornada dos caminhoneiros no País. A próxima audiência pública foi convocada para a terça-feira (9).

Fonte.: Agência Câmara


quinta-feira, 4 de abril de 2013

Para melhorar acesso a Cumbica, Ayrton Senna terá pistas marginais




A rodovia Ayrton Senna terá duas vias marginais próximas ao aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

A intenção, segundo o governo do Estado, é que as obras facilitem o acesso ao aeroporto e ampliem em 40% a fluidez, a tempo da Copa de 2014. Quem fará o serviço será a Ecopistas, como contrapartida à concessão da via.

A primeira das marginais começou na terça-feira (02), no sentido São Paulo, entre os kms 24,8 (quase no acesso à avenida Jacu- Pêssego) e 19 (logo depois do acesso a Cumbica).
A conclusão das obras ocorrerá em março de 2014, ao custo de R$ 40 milhões, pagos com dinheiro do pedágio.

Trata-se de um trecho crônico em razão dos carros que saem da zona leste e de cidades como Mogi das Cruzes rumo a Guarulhos e à capital.

Dentro de um mês e meio a concessionária começará a fazer a marginal no sentido interior. A obra ficará quase no mesmo trecho da primeira marginal, mas no sentido oposto. A previsão é que os trabalhos durem cerca de um ano, até abril de 2014. O custo será de R$ 93 milhões.

Além dessas marginas, também beneficiará o acesso a Cumbica a quinta faixa da Ayrton Senna entre os kms 11 e 19,5, no sentido interior, entre o final da marginal Tietê e a entrada para o aeroporto.
A conclusão da obra, iniciada em agosto, está prevista para fevereiro, mas pode ser antecipada, segundo o governo. 

Fonte: folha de S.Paulo