O deputado federal Marcelo Almeida (PMDB-PR) apresentou projeto de lei
na Câmara dos Deputados tornando obrigatório o uso de lonas de proteção pelos
veículos de transporte rodoviário de cargas. Esta já é uma prática
normatizada pelo Conselho Nacional de Trânsito, mas o uso das lonas ainda não
é obrigatório e muitos caminhões transitam pelas estradas brasileiras sem
esse equipamento de segurança.
O projeto de Almeida acrescenta o Artigo 102-A ao Código de Trânsito
Brasileiro (Lei no. 9.503/1997).
O texto original desse artigo estabelece que
“o veículo de carga deverá estar devidamente equipado quando transitar, de
modo a evitar o derramamento da carga sobre a via”. Em seu parágrafo único, o
artigo determina que “o Contran fixará os requisitos mínimos e a forma de
proteção das cargas de que trata este artigo, de acordo com a sua natureza”.
Já o Artigo 231 do CTB estabelece como infração gravíssima, passível de multa
e retenção do veículo para regularização, o derramamento de carga
transportada sobre a via.
Entretanto, desde a entrada em vigor do atual Código de Trânsito, o
Contran expediu apenas duas resoluções específicas abordando os requisitos de
segurança para transportes de toras e de madeira bruta.
A regulamentação
pertinente ao tema é anterior ao atual CTB: Resolução no. 732/1989 (que
dispõe sobre o transporte de cargas de sólidos à granel nas vias abertas à
circulação pública em todo o território nacional), Resolução nº 725/1988 (que
fixa os requisitos de segurança para a circulação de veículos transportadores
de contêineres) e a Resolução nº 699/1988 (que fixa os requisitos de
segurança para circulação de veículos que transportem produtos siderúrgicos).
"Apesar dessas normas, a regulamentação sobre a proteção das
cargas do transporte rodoviário precisa ser mais abrangente e preventiva, de
forma a estabelecer regras detalhadas sobre o uso de lonas ou dispositivos
similares, de acordo com a natureza da carga. Além disso, temos que
considerar os problemas jurídicos de aplicação das resoluções anteriores à
edição do novo Código, já que as penalidades nelas previstas remetem a dispositivos
antigos", justifica Almeida.
Além dos riscos à segurança do trânsito, o deputado lembra que a falta
de proteção adequada das cargas dos caminhões gera desperdício, especialmente
no transporte de grãos, elevando o custo Brasil.
O novo projeto de lei tem sua tramitação conclusiva nas Comissões da
Câmara dos Deputados. A proposta deverá ser apreciada pelas Comissões de
Constituição, Justiça e de Cidadania, Viação e Transportes e Agricultura.
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Fonte.: Paraná Shop
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