A capacidade de escoamento de grãos do Brasil chegou muito perto do
limite e pode impor barreiras à expansão da produção, caso os investimentos
em novas rotas de saída não se tornem realidade nos próximos anos. Segundo
lideranças e empresas ligadas ao setor rural reunidos ontem em São Paulo em
evento promovido pela Agroconsult, as dificuldades para embarcar soja e milho
nos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR) já surtem efeito sobre a
comercialização da safra 2012/13.
"Até agora, a logística deficiente sempre significou um custo ao
produtor brasileiro. A partir de agora, é uma restrição real ao
crescimento", afirma André Pessôa, sócio- diretor da Agroconsult. Esse
esgotamento ocorreu em razão da colheita recorde deste ano. Segundo a
consultoria, o Brasil colherá 84,4 milhões de toneladas de soja nesta safra
2012/13, 27,1% mais que em 2011/12. Segundo Pessôa, o desempenho foi
assegurado pela recuperação da produção no Sul, região castigada pela seca no
ciclo passado. O país deverá colher, ainda, 36,7 milhões de toneladas de
milho nesta safra de verão e volume semelhante na colheita de junho.
Segundo Pessôa, a demanda internacional abre espaço para que o Brasil
eleve a produção de soja em 50% nos próximos 10 anos, o que significa um
acréscimo de cerca de 40 milhões de toneladas à produção atual. Já a produção
de milho deverá alcançar 100 milhões de toneladas, ante pouco mais de 73
milhões em 2012/13. "Já ultrapassamos 90% de utilização da nossa
capacidade e não dá mais para estressar a logística".
Segundo o consultor, a dificuldade de escoar a produção de 2012/13
pode ter efeitos negativos sobre o preço da soja brasileira na segunda metade
do ano. O risco, explica, é o Brasil exportar menos soja do que poderia no
primeiro semestre, um período de oferta escassa nos EUA (que começam a colher
sua safra apenas em agosto). "Se carregar estoques elevados para o fim
do ano, o Brasil enfrentará a concorrência da safra americana, o que dá mais
poder de barganha aos compradores".
Pessôa diz, ainda, que muitas tradings tiveram de arcar com custos de
frete muito superiores aos que previam quando fecharam a compra da atual
safra brasileira. "Para o produtor, a conta será paga no ano que vem,
quando for vender a sua safra". Segundo o consultor, as incertezas em
relação à logística podem, inclusive, reduzir a comercialização antecipada da
safra brasileira.
De acordo com Aurélio Pavinato, diretor-presidente da SLC Agrícola,
uma das maiores produtoras de soja do país, a empresa já decidiu reduzir o
ritmo de vendas nos próximos meses à espera de uma redução nos custos de
frete, que nesta temporada subiram mais de 40% em Mato Grosso. "Já
vendemos aproximadamente 62% da nossa produção, mas a tendência agora é
esperar o segundo semestre para comercializar o resto".
O executivo acredita, porém, que o Brasil deve destravar as novas
rotas de escoamento da produção nos próximos anos. "Chegamos ao limite.
A complementação da BR-163 está avançando, e a nova Lei dos Portos deve
destravar a construção de terminais privados na Região Norte", afirma. A
pavimentação da BR-163 no Pará viabiliza o escoamento da produção de Mato
Grosso pelo porto de Santarém (PA) e outros portos fluviais da Bacia
Amazônica.
Segundo Eraí Maggi Scheffer, da Sementes Bom Futuro (maior produtor de
soja do país), algumas obras pontuais e de custo relativamente baixo podem
aliviar a pressão sobre os portos de Santos e Paranaguá. Entre as obras, ele
destaca a pavimentação da BR-080 no trecho de 180 quilômetros entre Ribeirão
Cascalheira (MT) e Luís Alves (GO), por onde passa a ferrovia Norte-Sul, que
dá acesso ao Porto de Itaqui (MA).
"Perco todos os anos R$ 30 milhões por não poder utilizar esse
trecho. É uma obra que poderíamos fazer e que se pagaria em poucos meses, e
por onde poderíamos escoar 3 milhões ou 4 milhões de toneladas, mas está
parada há anos à espera das licenças ambientais". Para o produtor, a
concessão de licenças é o maior entrave aos investimentos em logística no
país. "O problema no Brasil não é, nunca foi dinheiro. É burocrático,
normativo. O governo não tem força para fazer as coisas andarem".
O megaprodutor afirmou, ainda, que as obras de pavimentação da BR-163,
que liga Mato Grosso ao Porto de Santarém, estão de fato avançadas.
"Para mim, deixou de ser um problema. A questão agora são as
dificuldades para destravar os investimentos em Santarém".
|
|
Fonte.: Valor Econômico
|
Criada em 1989 a RDC dedica-se ao desenvolvimento de soluções integradas de softwares de gestão corporativa e logística para o mercado latino americano. Empresa genuinamente brasileira, a RDC busca atender às necessidades específicas de seus clientes. Como consequência conquistou a liderança nacional em soluções para o setor de armazenamento, movimentação e distribuição de veículos zero km.
quinta-feira, 28 de março de 2013
Logística vira ameaça ao crescimento da produção
Operação Semana Santa tem início nesta quinta nas rodovias
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) dá início nesta quinta-feira, 28 de
março, a partir de 0h, à Operação Semana Santa, com prazo para terminar às
24h de domingo, 31. Durante esse período, a corporação vai fiscalizar com
mais intensidade as rodovias federais. As ações desenvolvidas pela PRF serão
focadas na prevenção e diminuição da gravidade de acidentes e no combate às
infrações de trânsito de forma geral.
A Polícia vai se atentar, especialmente, às condutas geradoras de
acidentes: como a ingestão de bebidas alcoólicas, excesso de velocidade,
ultrapassagens proibidas, falta do uso do cinto de segurança, trânsito em
acostamentos e a conduta de motociclistas.
Durante a Operação será empenhado todo o efetivo do estado, inclusive
policiais pertencentes ao Núcleo de Operações Especiais e Corpo de
Motociclistas (sendo empenhados policiais que se encontram em treinamento em
Minas Gerais, oriundos de outros estados). A PRF concentra mais efetivo em locais
e horários de maior incidência de acidentes.
Serão feitas fiscalizações pontuais com posicionamento de viaturas em
locais pré-definidos, além de fiscalizações dinâmicas, onde a guarnição em
ronda ativa observa conduta inapropriada do motorista ou condição irregular
do veículo e realiza a abordagem. Também vão ser usados bafômetros e radares
estáticos, bem como viaturas de duas e quatro rodas.
Durante Operação Semana Santa 2012, foram 370 acidentes, com 229
feridos levemente, 63 graves e 18 mortos. O maior índice de acidentes foi de
colisões traseiras.
Restrições
Haverá restrição de circulação, em rodovias federais de pista simples,
de caminhões bitrens, rodotrens, treminhões, cegonheiras e de veículos com
cargas excedentes, em alguns dias do feriado. O motorista que descumprir a
determinação será multado em R$ 85,13 (infração média), receberá quatro
pontos na CNH e terá o veículo retido.
|
|
Fonte.: Defato Online
|
quarta-feira, 27 de março de 2013
Revitalização do largo da Batata fecha trecho da Cardeal Arcoverde
Devido a obras de revitalização do largo da Batata, na zona oeste de
São Paulo, o motorista que passa pela rua Cardeal Arcoverde não pode mais
trafegar no trecho entre a rua Teodoro Sampaio e a avenida Brigadeiro Faria
Lima.
De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a mudança
passou a valer no domingo passado e será definitiva.
O motorista, segundo a CET, deve ficar atento com as direções e
orientações do trânsito na região, que desde o início das obras têm sido
modificadas com frequência.
O motorista que segue pela Cardeal com a intenção de acessar a avenida
Eusébio Matoso, por exemplo, deve acessar a rua Baltazar Carrasco, seguir
pela rua Chopin Tavares de Lima, entrar à esquerda na rua Fernão Dias,
retornando à Cardeal.
MÃO ÚNICA
Desde domingo, a CET liberou o trânsito na rua Fernão Dias. Com isso,
a prefeitura implantou sentido único na via entre a rua Tucambira e a Teodoro
Sampaio.
As ruas Tucumbira, Guaicuí, Campo Alegre e Paes Leme também tiveram
trechos alterados para mão única.
Com as mudanças na região, a SPTrans, empresa que gerencia o
transporte público na cidade de São Paulo, alterou o itinerário de sete
linhas que passam pela área.
REVITALIZAÇÃO
Passados dez anos e três mandatos de prefeito, as obras de
revitalização da região devem ser totalmente entregues neste ano. Segundo a
gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), o custo final chegará a R$ 145
milhões.
De 2009 para cá, a reforma foi paralisada pelo menos três vezes por
motivos que vão de impasses judiciais, acidente nas obras do metrô, em 2007,
e a investigação de um suposto sítio arqueológico.
O projeto foi idealizado em 2001, na gestão Marta Suplicy (PT), e as
sondagens da área começaram no ano seguinte.
|
|
Fonte.: Folha de S. Paulo
|
PRF no Piauí restringe circulação de caminhões durante Semana Santa
A partir desta quinta-feira (28), a Operação Semana Santa da Polícia
Rodoviária Federal (PRF) vai intensificar a fiscalização nas rodovias
federais que cortam o Piauí. A ação contará com um efetivo de 160 policiais e
acontece durante o período de 28 a 31 de março.
De acordo com o inspetor da PRF, Raimundo Rameiro, serão montadas
blitz e terá um maior efetivo de policias na BR 343, que apresenta a maior
circulação de veículos e na BR 316, que dá acesso aos municípios onde
acontecem as principais festas, encenações e espetáculos da Semana Santa,
como Bom Jesus, Floriano e Oeiras.
Segundo o inspetor, a operação também tem como meta cumprir com rigor
a fiscalização da Lei Seca. “Vamos trabalhar com 15 aparelhos de bafômetro ao
longo das rodovias para tirarmos de circulação o maior número possível de
motoristas que insistem em dirigir sob o efeito de bebida alcoólica”, afirmou
Rameiro.
A PRF ainda alerta aos motoristas para as ultrapassagens em locais
proibidos e desobediência a sinalização. “Na operação serão 40 viaturas
circulando para identificar este tipo de ocorrência nas rodovias. Vamos
utilizar um radar móvel que vai fiscalizar se os condutores estão cumprindo
os limites de velocidade”, explica o inspetor.
Raimundo Rameiro afirma que todas as medidas são necessárias para
diminuir os índices de acidentes nas rodovias federais. “Neste mesmo período
no ano de 2012, foram registrados 35 acidentes, onde tivemos 22 feridos e
duas vítimas fatais”, informou.
Restrição do tráfego de caminhões
A Polícia Rodoviária Federal vai restringir a circulações de caminhões
com comprimento acima de 18,6 m durante o período da operação. A medida visa
tornar mais fácil as manobras de ultrapassagens de veículos e diminuir o
fluxo nas rodovias.
Horário das restrições:
Quinta-feira (28) – das 16h às 0h Sexta-feira (29) – das 6h às 12h Domingo (31) – das 16h às 0h |
|
Fonte.: G1
|
Assinar:
Postagens (Atom)