quinta-feira, 28 de março de 2013

Logística vira ameaça ao crescimento da produção


A capacidade de escoamento de grãos do Brasil chegou muito perto do limite e pode impor barreiras à expansão da produção, caso os investimentos em novas rotas de saída não se tornem realidade nos próximos anos. Segundo lideranças e empresas ligadas ao setor rural reunidos ontem em São Paulo em evento promovido pela Agroconsult, as dificuldades para embarcar soja e milho nos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR) já surtem efeito sobre a comercialização da safra 2012/13.

"Até agora, a logística deficiente sempre significou um custo ao produtor brasileiro. A partir de agora, é uma restrição real ao crescimento", afirma André Pessôa, sócio- diretor da Agroconsult. Esse esgotamento ocorreu em razão da colheita recorde deste ano. Segundo a consultoria, o Brasil colherá 84,4 milhões de toneladas de soja nesta safra 2012/13, 27,1% mais que em 2011/12. Segundo Pessôa, o desempenho foi assegurado pela recuperação da produção no Sul, região castigada pela seca no ciclo passado. O país deverá colher, ainda, 36,7 milhões de toneladas de milho nesta safra de verão e volume semelhante na colheita de junho.

Segundo Pessôa, a demanda internacional abre espaço para que o Brasil eleve a produção de soja em 50% nos próximos 10 anos, o que significa um acréscimo de cerca de 40 milhões de toneladas à produção atual. Já a produção de milho deverá alcançar 100 milhões de toneladas, ante pouco mais de 73 milhões em 2012/13. "Já ultrapassamos 90% de utilização da nossa capacidade e não dá mais para estressar a logística".

Segundo o consultor, a dificuldade de escoar a produção de 2012/13 pode ter efeitos negativos sobre o preço da soja brasileira na segunda metade do ano. O risco, explica, é o Brasil exportar menos soja do que poderia no primeiro semestre, um período de oferta escassa nos EUA (que começam a colher sua safra apenas em agosto). "Se carregar estoques elevados para o fim do ano, o Brasil enfrentará a concorrência da safra americana, o que dá mais poder de barganha aos compradores".

Pessôa diz, ainda, que muitas tradings tiveram de arcar com custos de frete muito superiores aos que previam quando fecharam a compra da atual safra brasileira. "Para o produtor, a conta será paga no ano que vem, quando for vender a sua safra". Segundo o consultor, as incertezas em relação à logística podem, inclusive, reduzir a comercialização antecipada da safra brasileira.

De acordo com Aurélio Pavinato, diretor-presidente da SLC Agrícola, uma das maiores produtoras de soja do país, a empresa já decidiu reduzir o ritmo de vendas nos próximos meses à espera de uma redução nos custos de frete, que nesta temporada subiram mais de 40% em Mato Grosso. "Já vendemos aproximadamente 62% da nossa produção, mas a tendência agora é esperar o segundo semestre para comercializar o resto".

O executivo acredita, porém, que o Brasil deve destravar as novas rotas de escoamento da produção nos próximos anos. "Chegamos ao limite. A complementação da BR-163 está avançando, e a nova Lei dos Portos deve destravar a construção de terminais privados na Região Norte", afirma. A pavimentação da BR-163 no Pará viabiliza o escoamento da produção de Mato Grosso pelo porto de Santarém (PA) e outros portos fluviais da Bacia Amazônica.

Segundo Eraí Maggi Scheffer, da Sementes Bom Futuro (maior produtor de soja do país), algumas obras pontuais e de custo relativamente baixo podem aliviar a pressão sobre os portos de Santos e Paranaguá. Entre as obras, ele destaca a pavimentação da BR-080 no trecho de 180 quilômetros entre Ribeirão Cascalheira (MT) e Luís Alves (GO), por onde passa a ferrovia Norte-Sul, que dá acesso ao Porto de Itaqui (MA).

"Perco todos os anos R$ 30 milhões por não poder utilizar esse trecho. É uma obra que poderíamos fazer e que se pagaria em poucos meses, e por onde poderíamos escoar 3 milhões ou 4 milhões de toneladas, mas está parada há anos à espera das licenças ambientais". Para o produtor, a concessão de licenças é o maior entrave aos investimentos em logística no país. "O problema no Brasil não é, nunca foi dinheiro. É burocrático, normativo. O governo não tem força para fazer as coisas andarem".

O megaprodutor afirmou, ainda, que as obras de pavimentação da BR-163, que liga Mato Grosso ao Porto de Santarém, estão de fato avançadas. "Para mim, deixou de ser um problema. A questão agora são as dificuldades para destravar os investimentos em Santarém".

Fonte.: Valor Econômico


Operação Semana Santa tem início nesta quinta nas rodovias


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) dá início nesta quinta-feira, 28 de março, a partir de 0h, à Operação Semana Santa, com prazo para terminar às 24h de domingo, 31. Durante esse período, a corporação vai fiscalizar com mais intensidade as rodovias federais. As ações desenvolvidas pela PRF serão focadas na prevenção e diminuição da gravidade de acidentes e no combate às infrações de trânsito de forma geral.

A Polícia vai se atentar, especialmente, às condutas geradoras de acidentes: como a ingestão de bebidas alcoólicas, excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas, falta do uso do cinto de segurança, trânsito em acostamentos e a conduta de motociclistas.

Durante a Operação será empenhado todo o efetivo do estado, inclusive policiais pertencentes ao Núcleo de Operações Especiais e Corpo de Motociclistas (sendo empenhados policiais que se encontram em treinamento em Minas Gerais, oriundos de outros estados). A PRF concentra mais efetivo em locais e horários de maior incidência de acidentes.

Serão feitas fiscalizações pontuais com posicionamento de viaturas em locais pré-definidos, além de fiscalizações dinâmicas, onde a guarnição em ronda ativa observa conduta inapropriada do motorista ou condição irregular do veículo e realiza a abordagem. Também vão ser usados bafômetros e radares estáticos, bem como viaturas de duas e quatro rodas.

Durante Operação Semana Santa 2012, foram 370 acidentes, com 229 feridos levemente, 63 graves e 18 mortos. O maior índice de acidentes foi de colisões traseiras.

Restrições

Haverá restrição de circulação, em rodovias federais de pista simples, de caminhões bitrens, rodotrens, treminhões, cegonheiras e de veículos com cargas excedentes, em alguns dias do feriado. O motorista que descumprir a determinação será multado em R$ 85,13 (infração média), receberá quatro pontos na CNH e terá o veículo retido.

Fonte.: Defato Online


quarta-feira, 27 de março de 2013

Revitalização do largo da Batata fecha trecho da Cardeal Arcoverde


Devido a obras de revitalização do largo da Batata, na zona oeste de São Paulo, o motorista que passa pela rua Cardeal Arcoverde não pode mais trafegar no trecho entre a rua Teodoro Sampaio e a avenida Brigadeiro Faria Lima.

De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a mudança passou a valer no domingo passado e será definitiva.

O motorista, segundo a CET, deve ficar atento com as direções e orientações do trânsito na região, que desde o início das obras têm sido modificadas com frequência.

O motorista que segue pela Cardeal com a intenção de acessar a avenida Eusébio Matoso, por exemplo, deve acessar a rua Baltazar Carrasco, seguir pela rua Chopin Tavares de Lima, entrar à esquerda na rua Fernão Dias, retornando à Cardeal.

MÃO ÚNICA

Desde domingo, a CET liberou o trânsito na rua Fernão Dias. Com isso, a prefeitura implantou sentido único na via entre a rua Tucambira e a Teodoro Sampaio.

As ruas Tucumbira, Guaicuí, Campo Alegre e Paes Leme também tiveram trechos alterados para mão única.

Com as mudanças na região, a SPTrans, empresa que gerencia o transporte público na cidade de São Paulo, alterou o itinerário de sete linhas que passam pela área.

REVITALIZAÇÃO

Passados dez anos e três mandatos de prefeito, as obras de revitalização da região devem ser totalmente entregues neste ano. Segundo a gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), o custo final chegará a R$ 145 milhões.

De 2009 para cá, a reforma foi paralisada pelo menos três vezes por motivos que vão de impasses judiciais, acidente nas obras do metrô, em 2007, e a investigação de um suposto sítio arqueológico.

O projeto foi idealizado em 2001, na gestão Marta Suplicy (PT), e as sondagens da área começaram no ano seguinte.

Fonte.: Folha de S. Paulo


PRF no Piauí restringe circulação de caminhões durante Semana Santa


A partir desta quinta-feira (28), a Operação Semana Santa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai intensificar a fiscalização nas rodovias federais que cortam o Piauí. A ação contará com um efetivo de 160 policiais e acontece durante o período de 28 a 31 de março.

De acordo com o inspetor da PRF, Raimundo Rameiro, serão montadas blitz e terá um maior efetivo de policias na BR 343, que apresenta a maior circulação de veículos e na BR 316, que dá acesso aos municípios onde acontecem as principais festas, encenações e espetáculos da Semana Santa, como Bom Jesus, Floriano e Oeiras.

Segundo o inspetor, a operação também tem como meta cumprir com rigor a fiscalização da Lei Seca. “Vamos trabalhar com 15 aparelhos de bafômetro ao longo das rodovias para tirarmos de circulação o maior número possível de motoristas que insistem em dirigir sob o efeito de bebida alcoólica”, afirmou Rameiro.

A PRF ainda alerta aos motoristas para as ultrapassagens em locais proibidos e desobediência a sinalização. “Na operação serão 40 viaturas circulando para identificar este tipo de ocorrência nas rodovias. Vamos utilizar um radar móvel que vai fiscalizar se os condutores estão cumprindo os limites de velocidade”, explica o inspetor.

Raimundo Rameiro afirma que todas as medidas são necessárias para diminuir os índices de acidentes nas rodovias federais. “Neste mesmo período no ano de 2012, foram registrados 35 acidentes, onde tivemos 22 feridos e duas vítimas fatais”, informou.

Restrição do tráfego de caminhões

A Polícia Rodoviária Federal vai restringir a circulações de caminhões com comprimento acima de 18,6 m durante o período da operação. A medida visa tornar mais fácil as manobras de ultrapassagens de veículos e diminuir o fluxo nas rodovias.

Horário das restrições:
Quinta-feira (28) – das 16h às 0h
Sexta-feira (29) – das 6h às 12h
Domingo (31) – das 16h às 0h

Fonte.: G1