Para Codesp, Cutrale contribuiu para engarrafamentos ao não participar
de sistema integrado de entregas de cargas O Conselho da Autoridade Portuária
do Porto de Santos (SP) reuniu-se ontem com o objetivo de encontrar soluções
de curto prazo para pôr fim aos engarrafamentos nas vias que dão acesso à
Baixada Santista. Mais uma vez, ontem, a fila de caminhões carregados com
grãos superou a marca de 20 quilômetros.
As autoridades avaliam que, além de as chuvas paralisarem embarque de
granéis, as atividades foram prejudicadas por problemas no sistema de
agendamento de entrega de cargas no porto. Segundo a Codesp, a Cutrale (que
opera um terminal graneleiro na margem esquerda do porto, em Guarujá) recebeu
mais caminhões do que podia comportar em seu pátio - eles estariam bloqueando
o acesso dos demais ao porto.
Ainda de acordo com a autoridade portuária, isso acontece porque a
Cutrale não faz parte do sistema integrado de agendamento de entregas do
porto, o que impede seus caminhões de estacionarem nos dois pátios reguladores
disponíveis. Segundo o diretor de portos e logística da prefeitura de
Guarujá, José Ribamar Brandão, a prefeitura já multou a Cutrale duas vezes,
num total de R$ 28 mil, devido à presença de caminhões nas ruas do município.
"Esses pátios funcionam como pulmões e cadenciam a chegada dos
caminhões aos terminais", explica Paulino Vicente, diretor de
infraestrutura da Codesp. Segundo ele, a Cutrale descumpre uma resolução de
2005, que determina a todos os operadores graneleiros que participem do sistema
integrado de recebimento. A expectativa é que a empresa se adeque nas
próximas horas.
Procurada, a Cutrale não confirmou a informação. Em nota, a empresa se
limitou a dizer que "utiliza um sistema próprio de descarregamento
agendado (...) como forma de agilizar e organizar o fluxo de entregas" e
que, por conta de uma "supersafra", "a estrutura para o
escoamento (...) tem se mostrado insuficiente, o que compromete todo o
sistema". Argumentou ainda que a ela própria "tem passado por
dificuldades para que os caminhões que transportam suco com programação
agendada cheguem ao terminal".
A partir do fim de semana, uma força tarefa com representantes da
prefeitura de Cubatão, Codesp, Polícia Rodoviária Federal e Ecovias
(concessionária responsável por administrar o sistema Anchieta-Imigrantes)
vai investigar se o problema se repete com outros terminais.
Segundo a Codesp, o porto de Santos embarcou cerca de 3 milhões de
toneladas de grãos no primeiro bimestre, um aumento de aproximadamente 700
mil toneladas em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa é
que, mantido o ritmo de embarques observado na primeira quinzena de março, o
porto encerre o primeiro trimestre com um embarque de 6,5 milhões de
toneladas de grãos - um acréscimo de 1,3 milhão de toneladas em relação ao
primeiro trimestre de 2012. Até ontem, 43 navios aguardavam sua vez para
carregar soja, farelo e milho em Santos.
|
|
Fonte.: Valor Econômico
|
Criada em 1989 a RDC dedica-se ao desenvolvimento de soluções integradas de softwares de gestão corporativa e logística para o mercado latino americano. Empresa genuinamente brasileira, a RDC busca atender às necessidades específicas de seus clientes. Como consequência conquistou a liderança nacional em soluções para o setor de armazenamento, movimentação e distribuição de veículos zero km.