A rodovia Cônego Domênico Rangoni, em Guarujá, no litoral de São
Paulo, passou a ter novas regras de tráfego desde o último domingo (24). Para
dar maior fluidez ao trânsito, é feita uma espécie de triagem antes de os
caminhoneiros chegarem à rua do Adubo e, quem chegar ao terminal para descarregar
antes do horário marcado, terá que retornar. A medida já amenizou o trânsito
que flui normalmente desde a manhã de segunda-feira (25).
Os resultados dessas novas medidas já começaram a serem vistos no
domingo. Para os caminhoneiros as mudanças só trouxeram benefícios. Com a rua
do Adubo livre, a rodovia Cônego Domênico Rangoni voltou a fluir. Desde as
primeiras horas deste domingo um bloqueio é feito duzentos metros antes dos
caminhões entrarem na rua. O acesso ao porto só é permitido para quem tem um
cartão com o nome do terminal onde vai descarregar. Com esta medida, só as
carretas que estiverem agendadas vão entrar na rua do Adubo.
Segundo o coordenador de trânsito portuário Adenilson Lima da Silva,
quem não tiver agendamento será obrigado a seguir viagem. ”O que vai resolver
são as obras da perimetral, são as outras medidas futuras que serão tomadas,
mas essa condição faz com que minimize mais a fila aqui na rodovia”, afirma
Adenilson.
Com a nova regra, os caminhoneiros são obrigados a parar em um pátio
em Cubatão. Depois do descanso eles são chamados pelo terminal e só então
recebem o cartão de acesso. As mudanças já ajudaram os carreteiros da região.
Na semana passada eles ficavam o dia inteiro para fazer duas viagens entre
Santos e Guarujá. Neste domingo, o serviço rendeu. “Agilizou e muito. Na
situação que estava não era possível”, reclama o caminhoneiro Emerson José
Pires.
Como funciona com a nova regra
A faixa da esquerda vai ser destinada aos veículos de passeio, a da
direita aos caminhões que carregam contêineres e o acostamento aos que
transportam grãos. Outra novidade será a identificação dos caminhões, logo
que deixarem os pátios reguladores todos que seguirem a um dos quatro
terminais graneleiros, na margem esquerda do porto, devem ter uma placa no
painel.
O caminhoneiro que seguir para o terminal TGG terá a cor vermelha,
amarela para o TEG/TEAG, branca para a Termag, e verde para o Cutralle. Cerca
de 200 metros antes da rua Adubo, de acordo com a sua identificação, o
caminhão será direcionado para o terminal de destino. Quem não tiver a placa,
significa que não fez o agendamento para o descarregamento e não será
liberado para seguir adiante.
Mais de dez mil panfletos com essas informações serão distribuídos aos
terminais e às transportadoras que vão alertar os caminhoneiros. A operação
tem como objetivo descongestionar a entrada e a saída de todos os terminais e
permitir que cada um receba a carga de acordo com a sua capacidade.
Fonte:G1
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