O tráfego da Rodovia Régis Bittencourt foi alterado no último dia 20,
quarta-feira, e deve seguir pelos próximos 30 dias, devido às obras para a
implantação do novo trevo em Juquitiba (altura do Km 326,8). Houve um
bloqueio provisório de um retorno em nível no km 326,9, para garantia da
segurança dos usuários e dos trabalhadores.
Durante este período, os usuários que trafegarem pela pista sentido
Curitiba e precisarem voltar para a pista sentido São Paulo deverão utilizar
o retorno do km 331. Placas e faixas, assim como equipes da Autopista Régis
Bittencourt, sinalizarão a alternativa de tráfego.
Nesta etapa dos serviços, a Concessionária fará a construção de um
muro de contenção necessário para a implantação da alça de acesso da pista
sentido São Paulo, que demandará a restrição da faixa da direita no local.
Por isso, o tráfego será operado somente pela faixa da esquerda. A Autopista
disponibilizará todos os recursos para minimizar o impacto da interferência
no fluxo de veículos, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal.
Outra obra
Em 2012 foi iniciada a obra para a construção de um dispositivo em
desnível com alças e passagem inferior, que permitirá movimentos de retorno e
os acessos em ambos os sentidos da rodovia, sendo o principal acesso ao
município de Juquitiba. O trevo representa um grande benefício para a
população local, por proporcionar mais segurança tanto para o tráfego
rodoviário quanto para o urbano. O dispositivo também possui passeios para os
pedestres e acessos laterais que atendem aos moradores da localidade.
Mais outras 10 obras de implantação de trevos em desnível com alças
estão em andamento na rodovia Régis Bittencourt e proporcionarão um ganho
significativo na segurança viária em relação aos retornos em nível
existentes, além de redução do tempo de percurso entre bairros e municípios,
e a valorização das áreas lindeiras à rodovia. O município de Juquitiba conta
com mais uma obra de novo trevo no km 322. As outras obras estão nos
municípios de São Lourenço da Serra (km 300,3), Miracatu (km 340, km 369, km
388, km 404 e km 408), Juquiá (km 419,8), Jacupiranga (km 474 e km 478) e
Cajati (km 490,3).
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Fonte.: O Taboanense
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sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
Obras em Juquitiba deixa trânsito lento na Régis Bittencourt
Diesel mais barato do Brasil permanece na Dutra, em SP
O levantamento da Ticket Car sobre o preço do litro do diesel em todo
o Brasil aponta o trecho paulista da Rodovia Presidente Dutra como o local
que apresenta o diesel mais barato do País, com preço médio de R$ 2,05 por
litro. A rodovia já aparecia no levantamento como a campeã da economia desde
janeiro do ano passado.
De acordo como estudo, outros trechos rodoviários que apresentaram
diesel barato foram a BR-116 (Régis Bitencourt), no trecho que corta
Pernambuco, com média de R$ 2,09/ L e a Washington Luiz, que corta o Estado
do Rio de Janeiro, com média de R$ 2,12/ L.
Mato Grosso continua com médias de preço altas em relação ao restante
do País. Na rodovia BR-163, que corta o Estado, o preço médio por litro
registrado foi de R$ 2,43. No Mato Grosso do Sul, na BR-262, apareceu o
segundo maior preço: R$ 2,30 por litro de diesel. Confira no link abaixo a
lista com o custo do combustível nas principais rodovias.
Segundo o levantamento de janeiro referente aos limites urbanos, o
óleo diesel pode ser encontrado pelo menor preço na Paraíba, em média R$
2,15/L, seguido por Rio Grande do Norte e Paraná. (veja tabela completa no
link abaixo).
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Fonte.: Portal Transporta Brasil
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PRF lança disque-denúncia para combater roubo de cargas na BR-116
A Polícia Rodoviária Federal está lançando um disque-denúncia para
tentar combater os roubos e furtos de cargas, que ocorrem no país. Só na Região
Metropolitana de Curitiba, são registrados, em média, quatro casos por
semana.
Uma das vítimas dos ladrões lembra que o roubo da carga avaliada em R$
200 mil que ele transportada começou em um posto de combustíveis, perto de
outros colegas que também estavam parados no local, às margens da BR-116.
“Assim, não dá para parar em nenhum lugar e se tiver que viajar, não pode
parar”, afirma o motorista.
A PRF explica que nas ações, os motoristas são geralmente rendidos e
levados para locais ermos, onde a carga é levada pelos criminosos. Mas há
outras técnicas, como jogar óleo na pista, para provocar o tombamento da
carga.
Desde o início de 2013, já foram presas quatro quadrilhas suspeitas de
cometer roubos no estado, mas a polícia ainda procura por outro grupo. Pelo
telefone (41) 3676-1602, ou pelo e-mail, qualquer pessoa pode avisar os
policiais rodoviários caso encontre alguma situação suspeita na BR-116. A PRF
garante o anonimato de quem fizer denúncias.
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Fonte.: G1
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quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
Plano pretende aumentar transporte de cargas por rios em 460% até 2030
O volume de cargas transportado por rios nas seis maiores bacias
hidrográficas do país poderá subir dos atuais 82 milhões de toneladas ano
para 463 milhões até 2030, um crescimento de 460%.
Na bacia do Paraná-Tietê, que cruza São Paulo, o volume atual de cerca
de 5,7 milhões de toneladas poderia crescer quase oito vezes, passando para
50,6 milhões. Isso equivaleria a 3,3% de toda a carga a ser transportada
projetada para a região.
Esta são algumas projeções a que chegou o PNHI (Plano Nacional de
Integração Hidroviária), estudo encomendado pela Antaq (Agência Nacional de
Transporte Aquaviário) e realizado pelo Labtrans da Universidade Federal de
Santa Catarina, que foi apresentado hoje em Brasília.
Mas, para chegar a esse volume, seria necessária uma série de intervenções
do governo que elevariam de cerca de 14 mil para 23 mil a extensão das
principais hidrovias nessas bacias, além da criação de 65 terminais
logísticos para a distribuição das cargas.
Segundo o superintendente de Navegação Interior da Antaq, Adalberto
Tokarski, as obras foram relacionadas no PNHI mas não foram levantados seus
custos porque, segundo ele, esta será uma tarefa dos governos federal e
estaduais.
Tokarski afirmou que o estudo levantou todas as possibilidades de
transporte por todos os meios, inclusive rodoviário e ferroviário, em cada
região do país para chegar a um banco de dados. A partir desse banco, será
possível pesquisar os menores custos de transporte em cada ponto do país.
Segundo ele, a ideia é deixar esse banco de dados público para permitir que
empresários possam tomar decisões de onde instalar suas empresas ou terminais
de distribuição de carga.
"Esse estudo vai proporcionar que possamos comparar as rotas para
escolher as de menor custo e menor emissão", disse Tokarski.
André Ricarco Hadlich, que coordenou o estudo pelo Labtrans, afirmou
que foram realizadas pesquisas de campo para estimar a atual demanda de carga
de cada região e quanto poderia ser transportada pelos rios. Segundo ele, o
potencial de transporte hidroviário do país mostrou-se grande porque há muita
produção, principalmente mineral e de grãos, próxima aos rios que não pode
ser escoada por eles.
"Identificamos uma demanda projetada grande de transporte nessas
regiões e vamos precisar de investimentos em hidrovias", afirmou
Hadlich.
O Secretário Nacional de Política de Transportes do Ministério dos
Transportes, Marcelo Perrupato, disse no evento que esse estudo poderá dar
condições para que se crie um programa de investimentos em hidrovias nos
moldes do que o governo já apresentou para rodovias, ferrovias, portos e
aeroportos.
Segundo ele, os investimentos em hidrovias no PAC 2 foram
pequenos até agora porque não havia estudos que apontassem os reais
benefícios que as obras trariam o que, para ele, foi sanado com o PNHI.
"Nos pedimos ao governo R$ 7,2 bilhões em obras hidroviárias mas
só recebemos autorização para R$ 2,7 bilhões. Mesmo assim, não conseguimos
gastar isso", afirmou Perrupato afirmando que os projetos hidroviários
não estavam bem estudados.
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Fonte.: Folha.com
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Ponte na Avenida dos Estados, em Santo André (SP), será reconstruída
A ponte sobre o Rio Tamanduateí na Avenida dos Estados, na cidade
paulista de Santo André, terá de ser reconstruída pela Prefeitura após sobre
afundamento de pista devido às fortes chuvas da semana passada.
A Prefeitura de Santo André (SP) fará um contrato emergencial para
agilizar as obras de reconstrução da ponte sobre o Rio Tamanduateí na Avenida
dos Estados, uma das principais vias de ligação entre a Capital e o ABC.
A ponte sofreu, na semana passada, um afundamento de pista devido às fortes
chuvas que caíram sobre a Região Metropolitana de São Paulo, além do
assoreamento das margens do rio.
As obras de reconstrução do elevado devem demorar seis meses, adiantou
a Prefeitura, a um custo de R$ 5 milhões aos cofres públicos. O Departamento
de Vias Publicas concentrará todos os esforços de suas equipes para agilizar
as intervenções e trazer o mínimo de transtorno aos motoristas e pedestres
que por ali trafegam. Estudos viários e técnicos já estão sendo feitos no
sentido de desviar a rota de ônibus circulares e de trólebus para minimizar o
impacto no trânsito, principalmente em horários de pico.
ROTAS ALTERNATIVAS – O Departamento de Trânsito de Santo André orienta
aos motoristas que evitem o trajeto por aquela região. O trânsito está sendo
desviado para a rotatória do Sesi, na região do Viaduto Castelo Branco e da
Alameda Martins Fontes. Outra alternativa é pegar o Viaduto Adib Chammas a
partir da Avenida Itamaraty.
O motorista que vem de Mauá, antes de chegar à rotatória Antonio
Cardoso deve entrar à esquerda na Rua dos Alpes (alça) para acessar o Viaduto
Adib Chammas ou Pedro Dell’Antonia.
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Fonte.: Portal Transporta Brasil
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