segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Balanças vão triplicar em Minas com as concessões de rodovias


A farra do transporte indiscriminado de cargas terá fortes combatentes a partir do ano que vem. Se enquanto as rodovias estiveram sob poder do governo federal muitas vezes se fez vista grossa para o problema, com o repasse de cinco importantes trechos rodoviários de Minas à iniciativa privada, as concessionárias terão em mãos um importante aliado para reduzir custos de manutenção: os postos de pesagem veicular, ou, se preferir, as balanças. O número de equipamentos em operação deve quase triplicar, passando das atuais 20 para 57, no segundo semestre do ano que vem, permitindo fechar o cerco em trechos de pouca fiscalização.

A maior parte das balanças é operada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). São 17 distribuídas em sete rodovias mineiras, sendo duas móveis na BR-040. A Polícia Rodoviária Federal também tem um aparelho móvel usado para fiscalização da delegacia de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Entre 2011 e 2012, apenas o Dnit emitiu 280,4 mil notificações em Minas, tendo resultado em 27 mil multas, o equivalente a 37 por dia.

Na BR-381, no trecho entre Belo Horizonte e São Paulo (Fernão Dias), as balanças entraram em operação somente em janeiro do passado, depois de quase quatro anos do repasse da rodovia para a iniciativa privada. E surtiu efeito. As duas balanças, ambas nos limites de Minas, geraram 17.698 autuações no ano passado, enquanto em 2011, período que a fiscalização ainda era feita somente por policiais, foram apenas 82 punições. Para cada autuação feita pela patrulha, são 107 geradas por cada posto de pesagem. A maior eficiência se deve ao fato de que o caminhão é obrigado a passar pela balança em operação, enquanto os policiais fazem autuações principalmente de veículos suspeitos. Isso considerando que em todo o trecho uma fiscaliza em um sentido e outra no sentido contrário.

Mas desta vez, o modelo de concessão adotado pelo governo exige a instalação das balanças até o 12º mês de vigência do contrato. Com isso, se respeitado o cronograma da licitação, até o segundo semestre do ano que vem 35 novos postos de pesagem devem ser instalados nas BRs 040, 116, 262, 050 e 153. A BR-116, conhecida como Rio-Bahia, terá 14 unidades, sendo seis fixas e oito móveis, ou seja, quase cinco vezes mais. Hoje são três. No caso da BR-040, o número será três vezes maior, passando das atuais seis para 18 (sete móveis). Na BR-262, com mais de 900 quilômetros de extensão, atualmente somente umaopera, em Araxá, no Alto Paranaíba.

Fonte.: Estado de Minas