A farra do transporte indiscriminado de cargas terá fortes combatentes
a partir do ano que vem. Se enquanto as rodovias estiveram sob poder do
governo federal muitas vezes se fez vista grossa para o problema, com o
repasse de cinco importantes trechos rodoviários de Minas à iniciativa
privada, as concessionárias terão em mãos um importante aliado para reduzir
custos de manutenção: os postos de pesagem veicular, ou, se preferir, as
balanças. O número de equipamentos em operação deve quase triplicar, passando
das atuais 20 para 57, no segundo semestre do ano que vem, permitindo fechar
o cerco em trechos de pouca fiscalização.
A maior parte das balanças é operada pelo Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes (Dnit). São 17 distribuídas em sete rodovias
mineiras, sendo duas móveis na BR-040. A Polícia Rodoviária Federal também
tem um aparelho móvel usado para fiscalização da delegacia de Uberlândia, no
Triângulo Mineiro. Entre 2011 e 2012, apenas o Dnit emitiu 280,4 mil
notificações em Minas, tendo resultado em 27 mil multas, o equivalente a 37
por dia.
Na BR-381, no trecho entre Belo Horizonte e São Paulo (Fernão Dias),
as balanças entraram em operação somente em janeiro do passado, depois de quase
quatro anos do repasse da rodovia para a iniciativa privada. E surtiu efeito.
As duas balanças, ambas nos limites de Minas, geraram 17.698 autuações no ano
passado, enquanto em 2011, período que a fiscalização ainda era feita somente
por policiais, foram apenas 82 punições. Para cada autuação feita pela
patrulha, são 107 geradas por cada posto de pesagem. A maior eficiência se
deve ao fato de que o caminhão é obrigado a passar pela balança em operação,
enquanto os policiais fazem autuações principalmente de veículos suspeitos.
Isso considerando que em todo o trecho uma fiscaliza em um sentido e outra no
sentido contrário.
Mas desta vez, o modelo de concessão adotado pelo governo exige a
instalação das balanças até o 12º mês de vigência do contrato. Com isso, se
respeitado o cronograma da licitação, até o segundo semestre do ano que vem
35 novos postos de pesagem devem ser instalados nas BRs 040, 116, 262, 050 e
153. A BR-116, conhecida como Rio-Bahia, terá 14 unidades, sendo seis fixas e
oito móveis, ou seja, quase cinco vezes mais. Hoje são três. No caso da
BR-040, o número será três vezes maior, passando das atuais seis para 18
(sete móveis). Na BR-262, com mais de 900 quilômetros de extensão, atualmente
somente umaopera, em Araxá, no Alto Paranaíba.
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Fonte.: Estado de Minas
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