A liberação de 6 km de ferrovias duplicadas entre Perequê e Cubatão,
na Baixada Santista, será capaz de retirar 540 carretas por dia da margem
direita do Porto de Santos até junho. O trecho entrou em operação dia 8 de
abril e, por enquanto, elevou de sete para oito trens — com 80 vagões cada —
rumo aos terminais. A expectativa é que nas próximas, o número suba para nove
e, em junho, dez trens - acréscimo de 19,2 mil toneladas movimentadas pelos
trilhos.
Segundo o secretário executivo do Ministério dos Transportes, Miguel
Masella, a liberação do trecho estava prevista para junho, mas foi antecipada
para amenizar os problemas verificados na chegada ao Porto de Santos. Com a
safra recorde de milho e soja e, agora, o início do escoamento do açúcar, a
situação tende a piorar - como se verificou na quarta-feira no
congestionamento na rodovia Anchieta, que dá ao porto.
Para o início da operação dos 6 km de ferrovia, as concessionárias MRS
e ALL tiveram de assinar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com a ANTT
(Agência Nacional de Transportes Terrestres).
Hoje o trecho, duplicado pela
ALL em parceria com a Rumo Logística, está dentro da faixa de domínio da MRS.
É ela quem determina os padrões de operação e controles operacionais de
tráfego.
O secretário dos Transportes reconhece que para ter mais ganhos toda a
linha férrea até o bairro do Valongo, em Santos, precisa ser duplicada. Por
meio de nota, a ALL afirmou que esse trecho está em fase de implementação do
sistema de sinalização eletrônica e precisa de autorização da MRS para
começar a operar.
Quando a obra estiver concluída, a capacidade poderá saltar para até
20 trens por dia, diz Masella. Isso significaria mais que duplicar a
capacidade movimentada hoje nesse trecho — ou 2.300 caminhões a menos nas
estradas. A medida seria bem-vinda uma vez que a participação do transporte
sobre trilhos recuou de 2011 para 2012, de 21% para 20%, em Santos.
Em paralelo à liberação do trecho entre Perequê e Cubatão, o
Ministério dos Transportes espera que outras medidas com implementação rápida
sejam definidas na próxima semana. Masella diz que, na segunda-feira, 22, o
ministério, a Secretaria Especial de Portos, a Polícia Rodoviária e a Codesp
(Companhia Docas do Estado de São Paulo) se reúnem para traçar algumas ações
de melhorias na operação em Santos.
Uma delas será criar um sistema que organize a fila de trens e
caminhões na margem direita, em Santos, para evitar congestionamentos - a
exemplo dos ocorridos na margem esquerda, no Guarujá.
— O caminhão não pode parar em cima da linha férrea e trancar a
passagem do trem. Só na margem direita há 20 cruzamentos em nível, passíveis
de tal situação.
Outra medida que será discutida será o aumento da capacidade de
descarga dos terminais de grãos.
Alguns equipamentos estão obsoletos e
precisam ser modernizados para dar mais agilidade à descarga dos produtos.
Nesse caso, porém, a solução depende da Medida Provisória 595 (dos portos).
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Fonte.: Agência Estado
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