Problemas
na sinalização e iluminação estão confundindo os motoristas que trafegam pela
marginal Tietê.
A
reportagem percorreu os 23,5 km da via e constatou dificuldades, por exemplo,
para saber qual acesso pegar ou em qual ponte entrar orientando-se somente
pelas placas instaladas.
Depois da
criação da terceira faixa, muita gente ainda se atrapalha.
"Após
a ponte das Bandeiras, no sentido da Castello Branco, se não prestar atenção,
você sobe na mureta da pista central", diz o motorista Eronildes Soares
dos Santos.
Segundo o
especialista em trânsito Luiz Célio Bottura, é preciso instalar ao menos três
placas para cada saída, sendo duas de aviso prévio e outra confirmando a conversão.
Já o
também especialista Sérgio Ejzenberg acredita que a redução da velocidade
máxima, de 90 km/h, ajudaria as pessoas a não se perderem nas pistas da
marginal.
"Tem
sinalização e acesso, mas o próprio trânsito em si nos atrapalha no
percurso", afirma a farmacêutica Luciana Aguiar, 30.
Iluminação
- Os problemas de iluminação persistem há um ano, desde a primeira vez que a
reportagem percorreu a via.
Entre as
pontes da Freguesia do Ó e das Bandeiras há um trecho sem luz de 4 km.
A
escuridão já possibilitou a assaltantes colocarem pedras para que os motoristas
parassem na marginal, facilitando os roubos. Após constatar a ação dos
bandidos, a Polícia Militar instalou bases na área em 2011.
Três
semanas atrás, o delegado Paulo Pereira de Paula foi morto a tiros na via
durante uma tentativa de assalto.
"Tenho
medo quando o trânsito está lento. Já vi um carro ser assaltado na minha
frente", conta a gerente Dulce Fonseca, 32.
Outro
lado - A CET informa que a instalação de sinalização segue cronograma e que providências
foram tomadas quanto aos pontos problemáticos apontados pela reportagem.
O
Departamento de Iluminação Pública (Ilume) afirma que faz operações para sanar
as falhas, e que elas são frutos de vandalismo.
Fonte: folha de S.Paulo