O reajuste de 5,4% para o preço do diesel - que entrou em vigor a
partir de ontem -, deve refletir em altas de 0,53% a 1,7% no preço do frete,
segundo cálculos da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística
(NTC&Logística).
"Acreditamos que os distribuidores vão repassar para as bombas
todo aumento aplicado ao diesel, o que vai elevar o custo operacional do
caminhão", diz Neuto Gonçalves dos Reis, diretor técnico da entidade que
representa cerca de 3,3 mil empresas do setor de transporte.
"O impacto para a transportadora pode não ser tão significativo,
mas para muitas empresas pode significar sua margem de lucro", afirma
Reis. Não há prazo definido para o repasse, pois muitas transportadoras
operam com contratos que estabelecem períodos para a elevação de preços.
Já o impacto no preço da mercadoria transportada será diluído.
"Não deve ser um reajuste alto, mas pode sim gerar alguma
inflação", prevê Reis. Os cálculos da NTC levam em conta um caminhão com
capacidade de até 27 toneladas de carga. Se o percurso médio for de 50
quilômetros, o impacto no gasto com diesel será de 0,53%. Se for de 800
quilômetros, de 1,52%. Já um trajeto de 6 mil quilômetros implicará em alta
de 1,7%.
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Fonte.: O Estado de S. Paulo
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