O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP) adotou uma nova ferramenta eletrônica para gerenciamento do cadastro de veículos registrados no Estado. O Certificado de Registro de Veículos (e-CRV), em uso no interior do Estado desde 2010, permitirá maior controle no acesso de despachantes aos dados de automóveis.
Daniel Annenberg, coordenador do Detran/SP, explica que todos os processos internos do Departamento estão sendo revistos, o que inclui o aperfeiçoamento e a unificação dos sistemas informatizados. “O e-CRV nos permitirá monitorar, de forma mais eficiente, as pesquisas feitas nas bases de dados dos veículos. Isso reduzirá o risco de exposição e acesso irregular dos dados dos veículos e, consequentemente, de seus proprietários”.
Com o novo sistema, que substitui a ferramenta de Gerenciamento Eletrônico de Veículos Registrados (GEVER), os despachantes não mais utilizarão empresas provedoras para consulta e envio de informações às bases de veículos do Detran.SP . Todas as transações passarão a ser realizadas diretamente com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).
Para o acesso ao cadastro dos veículos, além de continuar sendo necessário ter autorização e cadastro junto ao Detran.SP, o usuário precisará utilizar certificação digital (e-CPF). “Reduzimos o acesso às bases de dados estaduais e nacionais, disponibilizando apenas as informações indispensáveis para a atuação dos parceiros”, destaca Clovis Simabuku, diretor de Sistemas do Detran.SP.
Fonte: Portal Transporta Brasil