A
Petrobras teve de interromper as entregas de diesel S-50 devido a uma parada da
unidade de hidrotratamento da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), região
metropolitana do Rio de Janeiro. O problema causou a redução dos estoques das
distribuidoras de combustíveis do Estado do Rio, segundo Alísio Vaz, presidente
do Sindicado Nacional das Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes
(Sindicom).
Na quinta
e na sexta-feira da semana passada (19 e 20), os estoques registravam dois dias, quando o
ideal é por volta dos cinco dias. A estatal não informou quando foi essa
interrupção, mas destacou que as entregas foram "normalizadas" desde
19 de setembro. De acordo com a Petrobras, a partir de ontem, a empresa
intensificou o ritmo de entregas "de modo a permitir alguma recomposição
de estoque" pelas distribuidoras.
"Houve
problemas na refinaria [Reduc] nas últimas semanas que levaram à redução da
oferta", disse Vaz, após apresentar palestra no 1º Encontro de Logística
de Biocombustíveis do Rio de Janeiro. "A Petrobras está se mobilizando
para superar isso, mas os estoques são baixos", disse Vaz.
A
Petrobras ressaltou que a empresa ofertou volume equivalente para retirada do
produto em outros polos de venda da região Sudeste. A ação está prevista nas
condições contratuais da estatal com as distribuidoras. Além disso, a empresa
ainda programou a chegada de um navio para reforçar os estoques na região.
"Estamos trabalhando com muita intensidade para superar isso [estoques
reduzidos], especialmente contando com essa normalização dos bombeios pela
Petrobras", afirmou o presidente do Sindicom.
Vaz
afirmou ainda que o Diesel S-50 está de 5% a 10% mais caro que o diesel comum
no país. Segundo ele, grande parte da diferença pode ser explicada pelos custos
logísticos. Além das grandes distâncias que são percorridas para o
abastecimento do diesel menos poluente, a demanda ainda é muito inferior à do
diesel comum, já que atende apenas à nova frota de caminhões, que tem motor
Euro 5.
Fonte.: Valor Econômico