Cerca de
42 mil viagens de caminhões carregados de açúcar deixaram de ser feitas entre
Ribeirão Preto e Santos desde o início da safra deste ano, em maio, devido à
substituição do transporte rodoviário pelo ferroviário.
A
estimativa é da assessoria de imprensa da Copersucar, comercializadora de
açúcar e etanol que inaugurou em março desse ano as novas instalações do
Terminal Multimodal de Ribeirão Preto.
O
Terminal recebe o alimento de caminhões vindos de usinas da região.
A partir
dessa estrutura, o alimento feito da cana-de-açúcar segue para o Porto de
Santos por meio de composições ferroviárias.
Desde o
início da atual safra, o terminal movimentou 500 mil toneladas de açúcar,
conforme a assessoria.
Ambiente
Além da
redução de combustível, a retirada dos caminhões gerou benefícios ambientais,
como a menor emissão de gases poluentes, além de contribuir para maior
segurança e mobilidade no trânsito rodoviário e urbano.
O
terminal é parte do montante de R$ 2 bilhões que a empresa investe em projetos
de logística até 2015.
A
estrutura da companhia permitiu a intensificação do uso da ferrovia para
escoamento da produção de açúcar até o Porto de Santos, por meio da "Pêra
Ferroviária", necessária para aperfeiçoar o escoamento em larga escala de
produção, com a eliminação de manobras dos vagões para o carregamento do
produto.
Fonte.: Jornal da Cidade