O Banco
Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) prevê investimentos de R$ 116
bilhões em logística de 2012 a 2015, dos quais um terço será financiado pelo
banco. Roberto Zurli, diretor da área de infraestrutura, insumos básicos e
estruturação de projetos do BNDES, disse que o valor será puxado pelos pacotes
de concessões do governo.
Segundo
Bernardo Figueiredo, presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), a
expectativa é de que os pacotes de concessões de portos e aeroportos sejam
anunciados pelo governo juntos, no início de outubro. Figueiredo confirmou que
o modelo aplicado nos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília não vai se
repetir. A nova modelagem não está definida.
Figueiredo
rebateu as críticas de que as primeiras concessões de aeroportos tenham sido
elaboradas de forma equivocada e disse que o processo "foi muito
disputado" e "entraram empresas que se qualificaram, dentro do que
foi exigido". No entanto, ele afirmou que os agentes envolvidos, agora,
concordam que o processo precisa ser mais exigente.
"Para
os próximos leilões, estamos avaliando fazer uma qualificação mais exigente, de
forma que a gente traga realmente quem tem a melhor tecnologia para operação de
aeroporto", disse Figueiredo ontem, após apresentar palestra no Fórum
Nacional, organizado pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae), no BNDES.
Apesar disso, Figueiredo frisou que a EPL é contra um eventual processo de
pré-qualificação para a participação de empresas nos leilões. "Quando faz
a pré-qualificação antes, todo mundo sabe quem vai entrar. Então você corre o
risco de haver um conluio entre os participantes para formar um preço
artificial", afirmou.
O pacote
de concessões vai ser amplo. "O programa que será anunciado é um programa
que abrange todo o sistema aeroportuário nacional", disse Figueiredo. O
modelo de concessões será mais dirigido aos grandes aeroportos. "Temos
dúvidas sobre se os pequenos são viáveis ou não."
O diretor
do BNDES Roberto Zurli destacou que os pacotes de logística já estão gerando
forte interesse da iniciativa privada. "Temos observado um crescimento
bastante significativo de financiamentos para a infraestrutura", disse.
Segundo Zurli, os desembolsos do banco para infraestrutura, devem crescer quase
25% este ano, para R$ 23,4 bilhões. Em 2011, o banco desembolsou R$ 19 bilhões
para a área.
Zurli
destacou que os desembolsos do BNDES, apenas em transportes, devem crescer 40%
no período, passando de 4,7 bilhões, em 2011, para 23,4 bilhões, em 2012. Já o
segmento de ferrovias deve ter alta de 60% dos desembolsos, no mesmo período,
atingindo um total de R$ 2,2 bilhões neste ano.
O
secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, afirmou que os investimentos em
concessões na área de logística "não têm praticamente risco". Segundo
ele, a expectativa do governo é que esses investimentos sejam vistos como uma
alternativa para os aportes em títulos do tesouro, que estão menos atrativos
agora, com a redução da taxa básica de juros (Selic).
Fonte.: Valor Econômico