O Sistema Ponto a Ponto, programa do Governo do Estado que prevê
tarifas mais justas de pedágio por meio de cobrança por trecho percorrido,
completa um ano de operação de seu projeto-piloto na rodovia Eng. Constâncio
Cintra (SP-360) no próximo dia 9 de abril. E o resultado é animador: uma
economia média de R$ 588,60 a cada um de seus 276 usuários no período.
Ao longo dos 11 primeiros meses de operação, período com dados
fechados de fluxo, o sistema proporcionou economia de R$ 162 mil aos seus 276
usuários cadastrados. Nesta fase de testes, foram convidados a participar do
programa apenas os moradores de nove bairros de Itatiba que ficam entre a
praça de pedágio localizada no km 77,1 da rodovia e a divisa com o município
de Jundiaí.
Ao todo, no período foram registradas 119.442 passagens nos pórticos
do Ponto a Ponto, sendo 85%, ou 100.876, no sentido Itatiba, onde a tarifa
teve maior redução. Antes, os moradores dos bairros selecionados pagavam a
tarifa inteira, no valor de R$ 2,10. Com o Ponto a Ponto, a tarifa no mesmo
trecho passou a ser R$ 0,60.
Morador do condomínio Parque da Fazenda, que fica em Itatiba, mas está
localizado depois do km 77,1, onde está instalada a praça de pedágio, o
empresário Arlindo Fornas foi o usuário que mais utilizou o Ponto a Ponto
desde seu lançamento, em 9 de abril de 2012, com 1.183 passagens. O impacto
no bolso, segundo ele, foi perceptível. “Pelo número de vezes que passo ali,
com certeza notei a economia e o impacto foi grande. Minha empresa fica dois
quilômetros além da praça de pedágio, o que faz com que eu passe pelo sistema
até 10 vezes ao dia”, afirmou.
Mas não é só a economia que foi perceptível para os usuários do Ponto
a Ponto. Segundo a comerciária Fabia Paulucci, a segunda que mais utilizou o
sistema, com 1.025 passagens, a comodidade também é um ponto forte. “Eu tinha
outro sistema, que demandava pagamento de taxa de manutenção mensal. Agora,
além da economia, posso passar sem precisar parar e com o custo de R$ 1,00 por
recarga apenas”, disse.
"Os usuários estão satisfeitos com o sistema. A Artesp também
implantou o Ponto a Ponto, como projeto piloto, na Rodovia Santos Dumont e
está em fase de implantação na SP -340, que irá beneficiar os moradores de
Jaguariúna e região. A economia é o grande atrativo do sistema, que também
colabora com o meio ambiente, por evitar paradas nas praças de pedágio e
consequentemente a emissão de poluentes, além de tornar a viagem mais rápida
e segura", explicou o coordenador do projeto, Giovanni Pengue Filho.
Sobre o Ponto a Ponto. O Sistema Ponto a Ponto é um programa do
governo do Estado de São Paulo que prevê uma nova forma de cobrança de
pedágio nas rodovias paulistas, feita de forma eletrônica e com base no
trecho percorrido pelo usuário. Em 2012, ele foi instituído de forma
experimental na rodovia Eng. Constâncio Cintra (SP-360), que liga Itatiba a
Jundiaí, Santos Dumont (SP-075), que liga Campinas a Sorocaba, e Adhemar de
Barros (SP-340), de Campinas a Mogi Mirim.
A proposta do Ponto a Ponto atende a um anseio antigo dos paulistas,
que no sistema de pedagiamento convencional paga uma tarifa, muitas vezes,
correspondente a um trecho que não percorreu da rodovia, enquanto outros
usuários não pagam nada. A intenção, portanto, é identificar e reduzir as
distorções existentes em alguns pontos. Além disso, a cobrança é eletrônica,
sem a necessidade de barreiras físicas, manipulação de dinheiro e perda de
tempo.
O Ponto a Ponto prevê a instalação de pórticos em pontos
estrategicamente definidos nas rodovias. Nestes equipamentos há um leitor que
funcionará na mesma frequência que os tags instalados nos veículos. Ao passar
por um pórtico, o sistema reconhece o aparelho, faz a leitura e o valor é
automaticamente debitado dos créditos daquele usuário.
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Fonte.: O Serrano
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