quinta-feira, 11 de abril de 2013

Nova Lions tem velocidade reduzida


A pista expressa da Avenida Lions, em São Bernardo, terá a velocidade máxima de circulação permitida reduzida para 60 km/h a partir de sábado. Atualmente, a via rebaixada tem limite de 70 km/h. A mudança acontece quase um ano após a conclusão das obras de implementação das novas faixas no Anel Viário Metropolitano.

De acordo com a Prefeitura, um dos objetivos é que a redução contribua para a queda no índice de acidentes. Foram registradas 133 ocorrências na Nova Lions em um ano - entre abril de 2012 e 2013. Nenhum registrou vítimas fatais. O número corresponde a 11 acidentes por mês. A pista rebaixada da via foi entregue no dia 19 de maio de 2012, após ter ficado em obras por 25 meses.

A alteração também visa a padronização da velocidade no viário. Tanto no trecho da Nova Lions próximo ao acesso à Rodovia Anchieta quanto na Avenida Prestes Maia, em Santo André, o limite de velocidade em 60 km/h.

Faixas com o informe sobre a mudança foram instaladas ontem na via. Não haverá alterações, entretanto, na pista local, onde a velocidade máxima permitida é de 50 km/h.

FLUXO

Com a pista, que custou aos cofres públicos R$ 39 milhões, a Nova Lions ganhou três faixas de rolamento em cada sentido.

Depois da abertura do trecho rebaixado, o fluxo na Lions teve aumento de cerca de 25%, segundo a Prefeitura, saltando de 4.000 para 5.00 veículos nos horários de pico da manhã e da tarde.

OBRA

Está prevista para começar neste ano mais uma intervenção na Avenida Lions. A Prefeitura fará adequações no acesso do corredor à Via Anchieta e modificará o viário na saída da Avenida Caminho do Mar.

Será construído outro acesso da pista Norte da rodovia - sentido Capital - para a Lions. A alça, na altura do km 16, levará à pista sentido Diadema. O trevo, atualmente, tem apenas uma saída, que desemboca na Lions sentido Santo André. A entrada para a rodovia em direção a São Paulo também sofrerá pequenas mudanças geométricas. Entre as duas alças e a saída da Caminho do Mar será construída pista marginal com rotatória.

As intervenções, orçadas em cerca de R$ 15 milhões, são parte de pacote de R$ 100 milhões assinado no ano passado com a empresa Heleno & Fonseca e que prevê a execução de outras 19 obras.

O objetivo da remodelação é organizar o fluxo na avenida, que compõe o chamado Corredor ABD.

Mudança já era prevista, diz especialista em trânsito

Para o especialista em trânsito e professor de Engenharia de Tráfego na FEI (Fundação Educacional Inaciana) Creso de Franco Peixoto, já era previsto que o limite máximo de velocidade na Avenida Lions sofreria diminuição após a obra na via, finalizada em maio. "A avenida foi projetada para ser expressa. A velocidade de 70 km/h é compatível para região que não há cruzamento com pedestres. Por outro lado, os técnicos em engenharia urbana já previam que haveria sobrecarga da Lions em alguns momentos do dia. 

Como o nível de carga aumentou, a velocidade mais baixa passou a ser coerente."

De acordo com o especialista, isso acontece porque, como houve grandes melhorias no viário, as pessoas que não passavam por ali começaram a utilizar o local, sobrecarregando o trecho. O fenômeno é chamado de demanda reprimida pelos técnicos em trânsito. "Se há mais veículos, a mudança de velocidade é maior em curtos espaços percorridos. Então, permitir limite de 70 km/h onde não é possível manter essa velocidade por longo trecho em alguns momentos do dia gera risco de acidente veicular", afirmou o professor.

Um exemplo positivo dado pelo especialista foi a redução no limite de velocidade de 110 km/h para 90 km/h nas marginais da Via Anchieta, implantada em abril de 2008. A alteração causou a diminuição de acidentes e mortes no trecho. Segundo balanço divulgado pela Ecovias e publicado pelo Diário em abril de 2009, de 1º de abril de 2008 a 31 de março de 2009 o número de vítimas fatais caiu 55,5%, enquanto o índice de acidentes registrou queda de 32,4% nos trechos que sofreram diminuição do limite de velocidade.

Fonte.: Diário do Grande ABC