segunda-feira, 8 de abril de 2013

São Paulo inicia programa de renovação de frota de caminhões


O Porto de Santos é o maior e mais importante do país. Na cidade portuária estima-se que circulem cerca de seis mil caminhões, responsáveis por levar e descarregar dos e para os navios mercadorias fundamentais para a economia brasileira. No entanto, esse transporte tem sido prejudicado pela idade avançada dos veículos.

Para mudar esse cenário, o governo de São Paulo implantou o Programa de Incentivo à Renovação da Frota de Caminhões (Renova SP). Os veículos são financiados pela Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP) e contam com juros zero – o subsídio é do estado.

O projeto piloto começou na cidade de Santos. “Dos seis mil caminhões da região, quase metade ou têm mais de 30 anos ou estão bem próximos de chegar a essa idade. O Renova SP foi muito bem recebido pelo caminhoneiro, ele está tendo uma oportunidade única. Se antes as prestações de um veículo novo chegavam a R$ 6 ou R$ 7 mil, hoje é possível comprar, com esse programa, pagando R$ 3 mil por mês”, disse o vice-presidente do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sindicam-Santos), Clayton Domingues de Oliveira, à Agência CNT de Notícias.

Qualidade de vida

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), cerca de 30% dos 610 mil caminhões registrados junto ao órgão têm mais de 30 anos e não respeitam as regras de redução de emissões, prejudicando a qualidade do ar, o trânsito e a vida dos profissionais do setor. O foco do Renova SP são os caminhoneiros autônomos e pessoas jurídicas enquadradas como microempreendedores individuais que prestam serviços no Porto de Santos, limitando o financiamento a um caminhão por beneficiário. São financiados a aquisição de caminhões, chassis, caminhões-tratores e cavalos mecânicos.

“Os caminhoneiros terão 96 meses para pagar e não pagarão juros. Esse programa da Desenvolve SP é pioneiro com foco na melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida do motorista. Todos os caminhões novos são certificados e os velhos serão reciclados ou destruídos pra que não voltem a poluir”, explicou o governador Geraldo Alckmin (foto abaixo, no centro) durante a entrega simbólica de veículos no dia 23 de março, em Santos. O prazo de carência é de seis meses.

O programa Renova SP prevê alkmin020413.jpgque o novo caminhão financiado seja da fase P7 do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). Essa fase é mais conhecida como Euro 5, e os veículos que se encaixam nesta categoria são menos poluentes que as anteriores. Além disso, o governo de São Paulo também estipula que o veículo antigo seja retirado de circulação e suas peças totalmente inutilizadas e recicladas por empresas especializadas e licenciadas pela Cetesb e participantes do programa. Os recursos são da Linha BNDES Pró-caminhoneiro com a equalização dos juros feita pelo governo do estado.

O interessado pode simular seu financiamento diretamente no site da Desenvolve SP para saber exatamente quanto irá pagar em cada parcela. De acordo com o sindicato dos autônomos, o governo deve financiar, com essas taxas especiais, mil caminhões. “A procura está bem grande. Os caminhoneiros, para aderir ao programa, têm que nos procurar. Já estamos com uma lista de 250 a 350 pedidos encaminhados para aprovação da linha de crédito. Até agora, 30 financiamentos já foram aprovados pelo Renova SP”, explicou o vice-presidente do Sindicam-Santos, Clayton Domingues. Há, inclusive, uma cartilha para tirar a dúvida dos profissionais.

Benefícios

Para o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de São Paulo e Região (Setcesp), Manoel Sousa Lima Jr, os benefícios com a adoção do Renova SP são indiscutíveis. “Os caminhões velhos que circulam em Santos causam uma série de prejuízos, quebram constantemente, interditando o acesso aos portos, exigem maiores gastos com manutenção, isso sem falar da poluição excessiva”, reforça.

Segundo ele, o programa para renovação de frota deve ser estendido. “Os transportadores também precisam de mais facilidades, não vamos esperar que os caminhões cheguem a 30 anos para renovar. Hoje temos uma idade média de 18 anos, mas claro que queremos reduzir isso, chegar a uma média de cinco anos. O Pro-caminhoneiro, do BNDES é um bom programa, mas há muita burocracia, ele é muito insípido. É preciso facilitar o crédito para incentivar o setor”, reivindica Sousa Lima.

RenovAr

Desde 2009, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) dialoga com o governo federal para a implantação do Plano Nacional de Renovação de Frota de Caminhões – RenovAr. O projeto considera mecanismos econômicos, financeiros e fiscais, com ênfase num programa especial de crédito ao caminhoneiro e retirada de circulação dos veículos velhos.

Para a CNT, a implantação do Renova SP é considerada uma grande conquista que deve ser estendida a todo o país. O RenovAR e o programa em vigor em Santos possuem vários pontos semelhantes e que podem se tornar referência sobre o tema para o restante do Brasil. Investir na renovação da frota tem como consequência direta a modernização do transporte, impulsionando a economia nacional.

Simulador

A CNT oferece, ainda, um simulador de financiamentos. Com a ferramenta, o usuário faz a simulação de compra de caminhões e implementos rodoviários (novos ou usados).
O sistema é simples e fácil de usar. Ele calcula o valor da prestação mensal do financiamento e permite que o transportador compare, ao mesmo tempo, até quatro linhas de crédito diferentes. Ele apresenta as condições de entrada, prazos para pagamento, taxa de juros e carência de cada programa de financiamento, inclusive do Programa Procaminhoneiro.

Fonte.: Agência CNT