O Porto de Santos é o maior e mais importante do país. Na cidade
portuária estima-se que circulem cerca de seis mil caminhões, responsáveis
por levar e descarregar dos e para os navios mercadorias fundamentais para a
economia brasileira. No entanto, esse transporte tem sido prejudicado pela
idade avançada dos veículos.
Para mudar esse cenário, o governo de São Paulo implantou o Programa
de Incentivo à Renovação da Frota de Caminhões (Renova SP). Os veículos são
financiados pela Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP) e contam
com juros zero – o subsídio é do estado.
O projeto piloto começou na cidade de Santos. “Dos seis mil caminhões
da região, quase metade ou têm mais de 30 anos ou estão bem próximos de
chegar a essa idade. O Renova SP foi muito bem recebido pelo caminhoneiro,
ele está tendo uma oportunidade única. Se antes as prestações de um veículo
novo chegavam a R$ 6 ou R$ 7 mil, hoje é possível comprar, com esse programa,
pagando R$ 3 mil por mês”, disse o vice-presidente do Sindicato dos
Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do
Ribeira (Sindicam-Santos), Clayton Domingues de Oliveira, à Agência CNT de
Notícias.
Qualidade de vida
Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP),
cerca de 30% dos 610 mil caminhões registrados junto ao órgão têm mais de 30
anos e não respeitam as regras de redução de emissões, prejudicando a
qualidade do ar, o trânsito e a vida dos profissionais do setor. O foco do
Renova SP são os caminhoneiros autônomos e pessoas jurídicas enquadradas como
microempreendedores individuais que prestam serviços no Porto de Santos,
limitando o financiamento a um caminhão por beneficiário. São financiados a
aquisição de caminhões, chassis, caminhões-tratores e cavalos mecânicos.
“Os caminhoneiros terão 96 meses para pagar e não pagarão juros. Esse
programa da Desenvolve SP é pioneiro com foco na melhoria do meio ambiente e
da qualidade de vida do motorista. Todos os caminhões novos são certificados
e os velhos serão reciclados ou destruídos pra que não voltem a poluir”,
explicou o governador Geraldo Alckmin (foto abaixo, no centro) durante a
entrega simbólica de veículos no dia 23 de março, em Santos. O prazo de
carência é de seis meses.
O programa Renova SP prevê alkmin020413.jpgque o novo caminhão
financiado seja da fase P7 do Programa de Controle de Poluição do Ar por
Veículos Automotores (Proconve). Essa fase é mais conhecida como Euro 5, e os
veículos que se encaixam nesta categoria são menos poluentes que as
anteriores. Além disso, o governo de São Paulo também estipula que o veículo
antigo seja retirado de circulação e suas peças totalmente inutilizadas e
recicladas por empresas especializadas e licenciadas pela Cetesb e
participantes do programa. Os recursos são da Linha BNDES Pró-caminhoneiro
com a equalização dos juros feita pelo governo do estado.
O interessado pode simular seu financiamento diretamente no site da
Desenvolve SP para saber exatamente quanto irá pagar em cada parcela. De
acordo com o sindicato dos autônomos, o governo deve financiar, com essas
taxas especiais, mil caminhões. “A procura está bem grande. Os caminhoneiros,
para aderir ao programa, têm que nos procurar. Já estamos com uma lista de
250 a 350 pedidos encaminhados para aprovação da linha de crédito. Até agora,
30 financiamentos já foram aprovados pelo Renova SP”, explicou o
vice-presidente do Sindicam-Santos, Clayton Domingues. Há, inclusive, uma
cartilha para tirar a dúvida dos profissionais.
Benefícios
Para o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas
de São Paulo e Região (Setcesp), Manoel Sousa Lima Jr, os benefícios com a
adoção do Renova SP são indiscutíveis. “Os caminhões velhos que circulam em
Santos causam uma série de prejuízos, quebram constantemente, interditando o
acesso aos portos, exigem maiores gastos com manutenção, isso sem falar da
poluição excessiva”, reforça.
Segundo ele, o programa para renovação de frota deve ser estendido.
“Os transportadores também precisam de mais facilidades, não vamos esperar
que os caminhões cheguem a 30 anos para renovar. Hoje temos uma idade média
de 18 anos, mas claro que queremos reduzir isso, chegar a uma média de cinco
anos. O Pro-caminhoneiro, do BNDES é um bom programa, mas há muita
burocracia, ele é muito insípido. É preciso facilitar o crédito para
incentivar o setor”, reivindica Sousa Lima.
RenovAr
Desde 2009, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) dialoga com o
governo federal para a implantação do Plano Nacional de Renovação de Frota de
Caminhões – RenovAr. O projeto considera mecanismos econômicos, financeiros e
fiscais, com ênfase num programa especial de crédito ao caminhoneiro e
retirada de circulação dos veículos velhos.
Para a CNT, a implantação do Renova SP é considerada uma grande
conquista que deve ser estendida a todo o país. O RenovAR e o programa em
vigor em Santos possuem vários pontos semelhantes e que podem se tornar
referência sobre o tema para o restante do Brasil. Investir na renovação da
frota tem como consequência direta a modernização do transporte,
impulsionando a economia nacional.
Simulador
A CNT oferece, ainda, um simulador de financiamentos. Com a
ferramenta, o usuário faz a simulação de compra de caminhões e implementos
rodoviários (novos ou usados).
O sistema é simples e fácil de usar. Ele calcula o valor da prestação
mensal do financiamento e permite que o transportador compare, ao mesmo
tempo, até quatro linhas de crédito diferentes. Ele apresenta as condições de
entrada, prazos para pagamento, taxa de juros e carência de cada programa de
financiamento, inclusive do Programa Procaminhoneiro.
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Fonte.: Agência CNT
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