Mesmo sem
ter definição sobre a inspeção veicular obrigatória na região, em média 80% da
frota a diesel de São Bernardo que passou por fiscalização do Projeto Orientar
está com os níveis de emissão de poluentes dentro dos limites permitidos. De
março de 2010 a dezembro de 2011, foram fiscalizados 7.430 veículos, entre
municipais e particulares. Os dados são da Secretaria de Gestão Ambiental do
município.
De acordo
com números do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), cerca de 26 mil
veículos a diesel estão licenciados na cidade.
De março
a dezembro de 2010, foram feitas 2.300 fiscalizações, entre frota particular de
empresas, particular pertencente a moradores, prestadora de serviço público e
cativa (público). O índice de aprovação sem reavaliação foi de 81,1%, contra
18,9% reprovados. Dos 1.918 veículos que passaram por reavaliação, 83% foram
aprovados.
Já em
2011, a frota monitorada foi de 5.130 e incluiu, além dos veículos avaliados no
ano anterior, ônibus de turismo e fretamento, urbanos intermunicipais e
municipais, transporte de veículos, escolar, fretamento da EMTU (Empresa
Metropolitana de Transportes Urbanos) e ainda particulares fiscalizados em vias
públicas.
Desta vez, 78,7% foram aprovados sem reavaliação e 80,1% após outra
vistoria.
As
análises são realizadas por meio dos opacímetros, que fazem a medição do
material particulado (fumaça preta) emitido pelo escapamento. Esse material
contribui para a formação de chuva ácida e inversão térmica, além de prejudicar
pessoas com doenças cardiovasculares e respiratórias.
Conforme
a secretária adjunta, Patrícia Lorenz Vicente, o projeto tem caráter educativo,
não punitivo. "Não há multa para os reprovados, apenas orientação. No
entanto, percebemos que muitos dos que têm problemas fazem manutenção e
retornam para ser monitorados."
O
motorista de van escolar Cristiano Mendes, 33 anos, passou pelo monitoramento
no ano passado e foi reprovado. "Troquei o óleo e os filtros e fiz a
limpeza do escapamento. Neste ano fui aprovado. É importante para a segurança
das crianças e também para diminuir a poluição."
Veículos
com a manutenção em dia quebram menos e ainda ajudam a diminuir os
congestionamentos. "Nossa meta é expandir enquanto não sai a decisão sobre
a inspeção obrigatória, que provavelmente deve ficar a cargo da Cetesb
(Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) na região", explica Patrícia.
Fonte: Diário do Grande ABC