As
principais companhias de operação de contêineres no porto de Santos começam nos
próximos dias a implementar acordos para aumentar o transporte de cargas por
via ferroviária.
Além de
tentar driblar o trânsito de caminhões no acesso aos terminais, as medidas
visam garantir maior segurança e velocidade na movimentação dos contêineres.
"Com
novos terminais e a modernização de navios e equipamentos, os contêineres vão
do mar para a terra rapidamente, mas as vias de acesso congestionaram de
vez", diz José Luis Demeterco, presidente da Brado Logística, braço da ALL
no setor.
Nos
próximos cinco anos, a Brado, que mantém parcerias com a Libra e a Santos
Brasil, investirá R$ 1 bilhão em infraestrutura e equipamentos ferroviários,
sendo cerca de 50% nas rotas que passam por Santos.
"Teremos
uma nova linha em janeiro, com a inauguração do terminal em Rondonópolis
(MT)", diz Demeterco.
Para a
Santos Brasil, a linha até Rondonópolis permitirá o transporte de mais cargas.
"Além do investimento de R$ 6 milhões neste ano, pretendemos redesenhar
nosso pátio ferroviário em 2013", diz Mauro Salgada, diretor da companhia.
A Libra,
por sua vez, começa amanhã a realizar o transporte ferroviário de contêineres
entre Santos e Campinas.
A
companhia prevê a movimentação de 24 mil contêineres até o final do ano.
Fonte: Mercado Aberto – Folha de S.Paulo