As
locomotivas mais potentes do mundo começam a chegar em agosto para operar no
trecho da serra do Mar, em Santos (SP).
Hoje,
pela área se transporta principalmente minério. Apenas 60 mil contêineres por
ano descem de trem até Santos porque as locomotivas antigas, da década de 1970,
estão perdendo a força.
A ideia,
com as novas locomotivas, é ir aumentando a quantidade de contêineres
transportados por trem, tirando caminhões das estradas.
Segundo a
MRS Logística, somente com a operação das locomotivas e uma obra de 12 km de
novas linhas que será concluída até o fim do ano, será possível retirar 2.000
caminhões por dia das vias.
Colocados
em fila, eles ocupariam 30 km, emitindo CO2 equivalente ao de 35 mil carros de
passeio.
O
presidente da MRS, Eduardo Parente, afirma que o gargalo para chegar a Santos
começa na via Dutra. "Hoje o transporte por trem demora e, por isso, os
caminhões são escolhidos."
As sete
locomotivas, compradas por cerca de R$ 130 milhões, carregam, quando usadas em
dupla, peso equivalente a 140 elefantes adultos. A força de cada uma equivale à
de 84 carros populares.
Mas, para
carregar cerca de 1,5 milhão de contêineres, como previsto, três novos trechos
de ferrovias precisam ser concluídos até 2014.
É quando
a CPTM passará a usar quase toda a capacidade dos trilhos na região central de
São Paulo para transportar passageiros.
Fonte: Folha Online