A abertura dos envelopes
da licitação para a contratação das empresas interessadas na execução das obras
de duplicação da SP-333, no trecho que liga Marília e Julio Mesquita (km
295,485 ao km 335) foi realizada no dia 27
de agosto. Os nomes das empresas classificadas na licitação devem ser
publicados no Diário Oficial do Estado em uma semana. O início das obras está
previsto para novembro e a conclusão, em janeiro de 2015.
“O processo deverá durar
ainda alguns meses. Isto porque após a publicação será realizada a análise da
documentação, aberto o prazo para recursos e só então ocorre a homologação da
empresa vencedora”, informa a assessoria de imprensa do DER (Departamento de
Estradas e Rodagem).
O pacote de obras também
inclui o recapeamento de 11 quilômetros da SP-333, entre os municípios de
Guaimbê e Júlio Mesquita, além da regularização de pista da SP-294, no trecho
urbano de Marília, conhecido como rodovia do Contorno.
O certame que deveria ter
sido realizado em 11 de junho foi suspenso porque uma das empresas interessadas
em participar pediu impugnação do edital. A solicitação foi acatada pelo TCE-SP
(Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) que analisou o edital e autorizou
continuidade no processo.
O investimento será de R$
85 milhões. Além da duplicação e recapeamento da SP-333 também serão realizados
serviços para implantação de terceiras faixas, acostamentos, barreiras rígidas,
melhorias de seis passagens superiores, uma nova ponte sobre o rio Tibiriçá,
seis passagens superiores, três rotatórias, quatro viadutos e uma alça de
acesso no km 333,8.
Na rodovia do Contorno
cerca de 6 quilômetros de pista serão recuperados. Obras também preveem melhorias
de duas passagens superiores, três passagens inferiores e duas passarelas,
todas já existentes. Também serão reformados os trevos de entroncamento com
BR-153 de acesso às vias municipais avenida da Saudade e rua Hygino Muzzy
Filho.
As melhorias na rodovia do
Contorno, que corta Marília, são necessárias, pois o local apresenta situação
precária do asfalto, com buracos, ondulações e falta de sinalização. Já na
SP-333, entroncamento com a BR-153, entre os trechos do posto Gigantão e a
cidade de Júlio Mesquita, a duplicação atende reivindicações de motoristas e
comerciantes do local, que relatam falta de segurança. O número de mortes na
rodovia SP-333 aumentou nos últimos anos, em 2010, dos 40 fatais, 16 foram
nesta estrada. Já em 2011, dos 37 totais, 12 foram na SP-333 e no ano passado,
das 53 mortes por acidentes de trânsitos, 20 foram no local.
Fonte.: Diário de Marília