Obras rodoviárias em curso e novas embarcações para
travessias litorâneas buscam aperfeiçoar a logística da região
O Governo do Estado de São
Paulo investe em obras para aprimorar os transportes e a logística na Baixada
Santista. Os projetos incluem melhorias em rodovias e também nos serviços
prestados por balsas em travessias litorâneas.
Túnel Santos-Guarujá
O túnel imerso que ligará
os município Santos e Guarujá usará tecnologia inédita no Brasil. A obra de
1.700 metros de extensão contará com três faixas de rolagem por sentido, além
de espaço exclusivo para pedestres e ciclistas. A passagem de veículos
comportará automóveis, caminhões e até uma linha de VLT (Veículo Leve sobre
Trilhos). O projeto está orçado em R$ 1,4 bilhão.
VLT (Veículo Leve sobre
Trilhos)
O VLT, cujas obras tiveram
início em maio de 2013, faz parte do SIM (Sistema Integrado Metropolitano), que
vai reestruturar o transporte público na Baixada Santista. O sistema do VLT
traz vantagens como poluição zero (atmosférica e sonora) e alta capacidade de
transporte. Vai ligar a Praia Grande a Santos, passando por São Vicente.
Anel viário
A obra interligará as
rodovias Anchieta (SP-150), Imigrantes (SP-160), Padre Manoel da Nóbrega
(SP-55) e Cônego Doménico Rangoni (SP-55), antiga Piaçaguera Guarujá. Sua
construção teve início em dezembro do ano passado. O projeto de R$ 182,9
milhões vai reduzir congestionamentos no acesso ao Porto de Santos e ao Polo
Industrial de Cubatão, além de trazer mais segurança aos motoristas.
Travessias Litorâneas
Mais de R$ 200 milhões em
recursos foram investidos nos últimos três anos. A aquisição, reforma e
modernização de embarcações aprimora os serviços prestados, reduzo tempo de
espera no embarque e oferece mais conforto e segurança aos usuários das
travessias Santos-Guarujá e Guarujá-Bertioga.
Ampliação da Rodovia dos
Imigrantes
Desde que a quinta e a sexta
faixas da rodovia foram implantadas no final de maio de 2013, o tempo de viagem
entre o litoral e a Região Metropolitana de São Paulo diminuiu em 15 minutos
nos dias de tráfego intenso. A ampliação representou um aumento da capacidade
para até mais de quatro mil veículos por hora. O investimento total para a
construção dos 13,5 km das novas faixas de rolamento foi de R$ 33,8 milhões.
Ampliação da Rodovia
Cônego Domenico Rangoni
A construção de uma
terceira faixa com 16 km de extensão terá um investimento de R$ 153 milhões. A
obra inclui ampliação de dispositivos do trecho, construção de ciclovia e novas
travessias de pedestres. O decreto para a desapropriação dos imóveis na área já
foi assinado. Serviços como limpeza e sondagens estão em andamento.
Melhorias na Rodovia
Anchieta
As obras preveem a
implantação do viaduto 31 de Março, que cruzará a Anchieta, na altura do km
59,85. Serão construídos acessos aos bairros lindeiros, vias marginais, além de
iluminação do viaduto e remanejamento de interferências. O investimento total é
de R$ R$ 43,5 milhões.
Fonte: Governo do Estado
SP